TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação de Rochas sedimentares na engenharia

Por:   •  4/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

4 APLICAÇÕES DE ROCHAS SEDIMENTARES NA ENGENHARIA CIVIL

Segundo Kamphorst, Ana Paula et. al (2016) as rochas são de grande importância econômica e social por serem utilizadas como matérias-primas pelo homem há vários milênios. As rochas sedimentares, mais especificamente, são amplamente exploradas pela construção civil, a partir disso temos como exemplo as pirâmides do Egito, as quais são construídas basicamente utilizando as pedras calcárias, tipo de rocha sedimentar bastante utilizada até os dias atuais. Kamphorst, Ana Paula et. al (2016) também alerta sobre os problemas ambientais que podem ocorrer pela extração desenfreada dessas rochas, como a insurgência de processos erosivos na região de retirada e a poluição sonora, afetando fauna e flora.

4.1 EDIFICAÇÕES

As rochas sedimentares, quando pouco cimentados ou trabalhados por agentes geológicos, podem dar origem a depósitos de areias e pedregulhos, ou de lamitos (como a argila), com vasta utilização na construção civil. As areias, cascalhos e pedregulhos são bastante utilizados no cimento e concreto, e os lamitos na fabricação de tijolos e cerâmicas. Já a gipsita, conhecida como gesso, é bastante usada nas construções civis por ser leve e barata, sendo utilizada em forros e divisórias, tendo características de isolante acústico, é também utilizada na fabricação do cimento Portland, assim como o Cal que é a combinação de calcário e argila. Já as rochas sedimentares bem cimentadas podem se constituir em bom material para blocos de fundação e de alvenaria, calçadas, meios fios, etc. (MANTELLI, 2009)

4.2 ATERROS

Os solos originados de rochas sedimentares, especialmente as argilo-arenosas, podem ser utilizados com certa tranquilidade em aterros, já que combinando o atrito das areias com a coesão das argilas dão como produto final, um material com boa resistência e de relativamente fácil trabalhabilidade. Porém quando o solo é predominantemente arenoso, acaba por se tornar mais vulnerável à erosão pelas águas pluviais e ventos se tornando menos recomendado para aterros.

4.3 TALUDES

Para a construção de taludes faz-se necessário uma atenção diferenciada com a direção do plano de estratificação, uma vez que ela irá influenciar diretamente a estabilidade do talude. (MANTELLI, 2009)

4.4 TÚNEIS

Em relação aos túneis, na maioria dos casos, o traçado, tamanho e forma da seção do túnel são estabelecidos anteriormente ao reconhecimento geológico, escolha esta governada primeiramente pelos interesses de tráfego e transporte. Porém o encontro de algumas condições geológicas particularmente ruins, durante o reconhecimento prévio, pode dar lugar a um novo traçado do túnel, uma vez que pode afetar negativamente a construção e segurança do túnel. (MARANGON, 2006)

Para a construção de túneis, a direção do plano de estratificação também é bastante importante, uma vez que é fundamental para o comportamento do maciço na frente de escavação. A partir do plano de estratificação também será definido os tipos de tratamentos e escoramentos, assim como a viabilidade da obra.

4.5 BARRAGENS

Barragens são estruturas construídas em vales e destinadas a fechá-los transversalmente, proporcionando assim um represamento de água. A escolha do local para implantação de uma barragem é feita segundo um planejamento geral em que interferem as condições geológicas e geotécnica da região e ainda fatores hidráulicos, hidrelétricos e político-econômicos. (MARANGON, 2006)

Barragens sofrem diversos tipos de forças atuantes sobre ela, uma dessas forças é o empuxo, que provoca o deslizamento já que a água do próprio reservatório formado pela barragem aplica uma força horizontal na mesma. Para conter essa força que provoca o deslizamento temos o atrito entre a base da barragem e a rocha de fundação, em que ela está apoiada. Para aumentar esse atrito faz-se necessário levar em conta a estratificação do solo, e o tipo de rocha em que estará apoiada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com