TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações de Transmissões Mecânicas por Engrenagens

Por:   •  13/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 3

Aplicações de Transmissões Mecânicas por Engrenagens

Resumo – Neste trabalho, apresentaremos aplicações de transmissões mecânicas por engrenagens, tanto como conceitos, exemplos, etc. O trabalho procura mostrar um pouco da área de elementos máquinas.

Palavras-chave: transmissões, exemplos.

1.  Introdução

Muitas máquinas, para transmitir força e trabalho, são usadas transmissões por engrenagens, vendo qual é a mais recomendada para seu projeto. Hoje, há muitas aplicações para transmissões por engrenagens, desde pontes rolantes à grandes caminhões que carregam muito peso. Mostraremos um pouco sobre mundo das transmissões por engrenagens.

2. O que é uma transmissão por engrenagens?

Quando falamos de um par de engrenagens trabalhando, já podemos chamar de transmissão. Há diversos tipos de engrenagens, engrenagem cilíndrica de dentes retos, engrenagens helicoidais etc. A transmissão de potência ou torque ocorre por meio de outra engrenagem, ou se já, uma realiza trabalho na outra e assim

adiante.

[pic 1]

Figura 1. Transmissão por engrenagens de um automóvel.

Como podemos ver na imagem acima, a engrenagem principal, ou roda principal, faz mover uma sequência de engrenagens, chamando este sistema de transmissão por engrenagens redutores. Nos redutores, pode ter tipos diferentes, como redutores para um alto torque e baixa velocidade, ou que nem nos carros, redutores que aumentam a velocidade. Conforme muda o tipo de engrenagens atuantes, faz com que a relação de transmissão diminua ou aumente, fazendo assim a velocidade mudar. Mas este foi só um exemplo para se aplicar as transmissões.

2.1 Funcionamento

Como citei acima, mudando o tipo de engrenagem atuante, faz mudar na relação, e com isso altera velocidade, rotação, força, etc. Mas para essa força/potência chegar nas engrenagens e transmitir ela, em alguns sistemas de transmissão que trabalha com motores à combustão, se utiliza a embreagem. Ela permite que a mudança se realize, sem que haja algum dano no motor e na transmissão e reduz ruídos e filtra vibrações geradas pelo motor. Ela não permite que o motor “morra”, pela falta de movimento. Sua funcionalidade é desacoplar o volante do motor com a transmissão, como se soltasse do motor em funcionamento, assim permitindo a troca de marcha, ou com o atrito entre ela e o volante, faz uma pressão e assim junta motor e transmissão, fazendo um trabalho conjunto. Mas no geral, funciona também com motores elétricos, forças naturais, etc.

3. Tipos de Transmissão por engrenagens


4. Aplicações de Transmissões

As aplicações das transmissões de engrenagens são bastante vastas, estendendo-se a diversas áreas como: a agrícola, a industrial, a de construção, a de mineração e também a automotiva. Em seguida serão apresentas algumas de suas aplicações em alguns equipamentos.

Elevadores:

[pic 2]

Figura 2. Elevadores que utilizam engrenagens.

Elevadores são equipamentos comumente utilizados para diversos tipos de fins, dentre eles existem os fins industriais, como transportes de componentes ou pessoas a diferentes níveis de altura, possibilitando o acesso a áreas mais inacessíveis. Sua aplicação também se extende a áreas mais especificas como a mineração, fazendo transportes, em suma ele possui diversas atuações nas mais variadas situações, no entanto sua função é quase sempre a mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (287.5 Kb)   docx (205.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com