TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Metodologia_da_pesquisa_científica

Por:   •  15/9/2015  •  Dissertação  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Em minha opinião a universidade deve estimular a criticidade dos alunos, fazendo com que os mesmos auto confrontem seus pontos de vistas em relação a sociedade como um todo e seus dogmas, fazendo com que a transmissão de conhecimento ocorra levando em consideração não somente experiências acadêmicas, mas também as experiências práticas e de vida dos docentes de forma a não ocorrer a mera replicação dos tópicos abordados em sala de aula.

Sendo assim, em minha forma de ver, a universidade tem por função / objetivo fazer com que os discentes recriem seu nexo com o todo, criando seres que busquem inovar / intervir em seu bairro, sua cidade, em seu país e até mesmo no mundo como um todo, deixando dessa forma de se situar com uma ilha, se colocando como parte de um todo.

A universidade deve educar a criticidade, que é a capacidade de confrontar o contexto, a sociedade com seus critérios pessoais. A simples transmissão de conhecimentos de uma forma dogmática, o tecnicismo, é uma forma de impedir os questionamentos e favorecer a mera replicação. Educando seres humanos para serem críticos, se faz uma intervenção significativa na sociedade, pois a criticidade incentiva a confrontar-se com o contexto, considerando o seu próprio eu sem ser individualista. Desta forma, a universidade recria seu nexo com o todo, criando interventores da sociedade, deixando, então, de ser uma ilha.

Concordo com a colega Yasmin, uma vez que nos tempos modernos é imprescindível se ter um conhecimento generalista no intuito de nos possibilitar discernir e opinar sobre assuntos diversos nos situando melhor na sociedade. Contudo, penso também que nos tempos atuais até mesmo com os adventos da internet e da globalização como um todo, temos muitas pessoas que conseguem entender sobre diferentes tipos de assuntos e tópicos dos mais variados, todavia, temos cada vez menos especialistas, afirmação essa que é sustentada não só em minhas palavras, mas também se reflete no mercado de trabalho.

Para fundamentar minha opinião utilizo a área de engenharia como referência (minha área de atuação), ao qual se formam dezenas de milhares de engenheiros todos os anos (aprox.. 40 mil), no entanto, o Brasil tem déficit de 150 mil engenheiros por ano, conforme recentemente li na revista valor econômico.

Ratificando, por mais que seja importante ter uma visão generalista das áreas de conhecimento, precisamos ser mais focados e objetivos no que nos propomos estudar, fazer e desenvolver, pois, caso contrário caímos na máxima: “QUEM SABE UM POUCO DE TUDO, SABE MUITO DE NADA”.

Para desenvolver o conhecimento científico, é necessário aprofundar-se e manter foco em determinados assuntos, seja da sua área ou não. Quando temos conhecimento em diversos assuntos diferentes, conseguimos falar sobre tudo. É necessário ser curioso, buscar novos assuntos, buscar novos conhecimentos, novos horizontes, pois quando pesquisamos conhecer algo diferente, aumenta cada vez mais o nosso nível de sabedoria e conhecimento científico. Sempre busquei coisas novas, me aprofundar em assuntos diferentes bem antes de entrar na faculdade. Quando pesquisamos, nossa mente se abre para novos assuntos e no futuro isso traz ótimos resultados em todas as áreas da nossa vida, principalmente na área profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com