TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação Inicial Porto

Por:   •  8/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A engenharia civil costeira e portuária no Brasil vem alcançando grandes avanços ao longo das ultimas décadas, visto que o desenvolvimento na tecnologia e a formação de novos profissionais nesta área estão crescendo consideravelmente. Tendo em vista que o Brasil tem 7491 km que costa, o que o torna o 16° maior litoral nacional do mundo, com aproximadamente 175 instalações portuárias, internas e externas a costa. Toda essa área de costa e portos já existentes apresentam potenciais locais de novas obras ou ampliação das já existentes.

As obras portuárias estão entre as construções de maior dimensão na área Engenharia Civil. Como em todas obras de grande porte, suas fundações são de imprescindível importância, sendo muitas destas obras contidas por cortinas de estacas prancha e apoiadas com grande numero de estacas profundas, tanto verticais como algumas inclinadas, essas estruturas servirão de suporte para toda a estrutura de acostagem e transito que vem acima. Para isso, o engenheiro civil costeiro e portuário deverá combinar seus conhecimentos oriundos de topografia, hidráulica marinha ou fluvial, geotecnia e estruturas, juntamente com o levantamento do maior número de dados e detalhes possíveis.

O caís propriamente dito é a referência numa obra de portuária, e muitas vezes relacionamos este tipo de obra apenas a portos com finalidades de comércio, com a importação e exportação de produtos, quando na verdade o caís pode ter diversas finalidades além dessa, como para atracação de barcos de turismo em costas das cidades, em marinas privadas e em estações navais da marinha brasileira, a qual este projeto será direcionado.

Objetivo do projeto

Esta dissertação apresenta como principal objetivo o dimensionamento de um cais portuário de aproximadamente 80 metros de comprimento, com robustez e calado para suportar navios de guerra, sendo ele situado na estação Naval de Rio Grande, Parte do comando do 5° Distrito Naval da marinha do Brasil. É necessária a realização de inspeção do local conjunta a levantamento de pontos críticos de forma a projetar a estrutura acostável com todo suporte necessário para atender as embarcações, desde o calado, estudo de hidráulica marítima e fluvial do local quanto a estrutura de atracação que irá receber os esforços estáticos e dinâmicos dos equipamentos e cargas, forças de impacto e amarração dos navios. Com os dados fornecidos no exame prévio como sondagens e cartas náuticas, prospecta-se o desenvolvimento da obra a partir do uso de cortina estacas-prancha para constituição da fundação, envolvendo a área geotécnica, e do uso de estruturas em concreto armado para as demais partes da estrutura. Todo processo baseia-se na utilização das normas como a NBR – 9782 e NBR – 6118, que orientam e sustentam a realização do projeto com segurança

Síntese dos métodos:

Resultados esperados:

Esperamos projetar com excelência um caís que atenda a todas as necessidades previamente indicadas, buscando uma solução que harmonize o custo com as solicitações da obra.

Cronograma exequível:

Disciplinas: Geotecnia, Estruturas em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com