TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aqquecedor solar de baixo custo

Por:   •  7/5/2016  •  Artigo  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 13

Construção de um aquecedor solar de baixo custo

NOME RA SALA

TURMA CURSO

Nilton Antônio Cezar C110400 G

16 ECT17 Engenharia civil.

civil

Jorge Adalberto da silva C122EF0 G

16 ECT17 Engenharia.

Civil.

Leonardo de Freitas Siqueira C0144B6 G

16 ECT17 Engenharia

Civil.

Jackson Rafael Teixeira C000515 G

16 ECT17 Engenharia

civil

Pablo Henrique dos Santos Simões de oliveira C27DJC-3 G

16 ECT17 Engenharia

Civil

Alex Gomes Cardoso C063IJ-5 G

16 ECT17 Engenharia

Civil

Gabriel Riello Pinto C1033E-6 G

16 ECT17 Engenharia civil

Ana Carolina de Souza T56302-0 G

16 ECT17 Engenharia

Civil.

Igor Henrique Zambotto silva C14015-5 G

16 ECT17 Engenharia civil

Guilherme de Assis Almeida C201BJ-8 G

16 ECT17 Engenharia

civil

CÉZAR, N. A.¹ ; PROF;IRVAL.²

¹ Aluno líder do grupo do curso de Engenharia civil da UNIP Sorocaba

² Professor orientador do curso de Engenharia civil da UNIP Sorocaba

INTRODUÇÃO

Com aumento da crise de energia no país, o aquecimento global e a preocupação mundial em reduzir as emissões de CO2, existem estudos para o desenvolvimento de tecnologias limpas e de baixo custo, associada à idéia de redução de resíduos com a reutilização e reciclagens de embalagens, entre outros materiais.

Da constante preocupação também com o meio ambiente surge à idéia da construção de meios para obtenção de energia limpa e renovável. O aproveitamento de energia solar é uma das formas mais simples e abundantes de obtenção de energia limpa.

A energia solar em aquecedores, já vem sendo usada no Brasil desde a década de 60, época em que surgiram as primeiras pesquisas na área de tecnologias solares (ANEEL, 2006). Atualmente existem cerca de 600 mil coletor solares instalados no Brasil para aquecer a água do banho. Num país que ainda sofre ameaça de “apagão”, 7% de toda energia produzida tem como destino o chuveiro elétrico.

Isso equivale ao consumo de energia do estado do Rio Grande do Sul. Nas comunidades de baixa renda, o uso regular do chuveiro elétrico corresponde a 30% do total do custo com energia elétrica.

Com custo inicial alto, a instalação de aquecedores de agua solar passa a ser inviável a população de baixa renda, com esse pensamento houve a ideia de desenvolver um aquecedor de baixo custo visando reduzir custos reutilizando materiais recicláveis, como PVC alveolar canos de PVC e reservatório de PVC.

Devido o grande descarte destes materiais na natureza e por suas propriedade intrínsecas ser excelentes para a construção do aquecedor o PVC foi selecionado entre outros materiais ,fatores como menor custo ,ótimas propriedades a intempéries como exposição a raios ultravioleta, bom isolante térmico e elétrico, e atóxico o que possibilita sua utilização para condutores de agua potável.

Neste trabalho, é feito um estudo do comportamento deste coletor solar de baixo custo feito a partir de PVC, entre outros materiais reutilizáveis, objetivando a identificação de suas características técnicas. Isto se dá através da medição da eficiência térmica do coletor, evidenciando assim a sua credibilidade e possibilidade de instalação em residências.

Objetivos

1.1.1Objetivo Geral

O intuito do projeto é mostrar a economia de energia elétrica e o quanto o meio ambiente será beneficiado. E despertar nas pessoas a consciência de que os materiais recicláveis podem ser reutilizados após seu consumo e transforma-los em algo útil de maneira que um material que poderia ser descartado na natureza ou que novamente fosse transformado em novos produtos através da utilização de energia podem gerar vias de energia renovável como a energia solar.

1.1.2Objetivo Específico

A substituição da energia elétrica pela energia solar para a geração de água quente será um dos pontos importantes do projeto, pois um dos vilões de maior gasto de energia em residências é o chuveiro elétrico. Sendo um projeto acessível, seria interessante a fabricação em uma grande escala, beneficiando as pessoas de baixa renda e conscientizando que a energia solar (energia natural) pode nos beneficiar muito, e que podemos aos poucos ir descartando meios de energia poluente para a natureza.

1.2JUSTIFICATIVA

A pesquisa surgiu da necessidade de progredir uma tecnologia simples e barata em uma estrutura que capta raios solares e converte o calor em água aquecida. Levando-se em consideração a importância de não agredir o meio ambiente através da reciclagem de matérias que são depositados na natureza.

Ou destinados a ser novamente submetidos a transformação necessitando de maior consumo de energia para ser novamente transformados em novos produtos.

A escolha por esse assunto surgiu do fato do aquecedor solar ser de baixo custo, fácil acesso, por ser sustentável, econômico e viável a curto e em longo prazo. Além do intuito de procurar conscientizar e divulgar quantas vantagens terá a favor do meio ambiente e como poderemos utilizar a energia solar a nosso favor.

Com o desenvolvimento desse projeto a população poderá ser beneficiada com a redução de custos econômicos na conta de energia, visto que o aquecedor solar e voltado para o aquecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com