TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura De Computador

Artigo: Arquitetura De Computador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO - UEMANET

CURSO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA

TURMA: A POLO: PEDREIRAS

AUTOR: CLEVISON HENRIQUE DA COSTA FERREIRA

E-MAIL: clevisonh@hotmail.com

DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ATIVIDADE 1

1) Baseado na arquitetura básica de um sistema computacional, (hard) comente sobre os principais fatores que influenciam na velocidade de geração das saídas de tais sistemas.

O sistema operacional ou simplesmente SO dá vida ao hardware, mais para que essa comunicação tenha uma boa velocidade no processamento desses dados alguns fatores são essenciais no sistema computacional, tais como: Processador (interpreta e executa as instruções contidas no software). Memória RAM (apoia o funcionamento do processador), outro ponto importante é um HD espaçoso e rápido, pois é importante na hora de carregar o sistema operacional, aplicativos e copiar arquivos como também mandar mensagens ao hardware para executar funções desejadas pelo usuário.

2) Não é segredo que o seu computador atual é fruto de uma evolução que levou décadas para chegar onde está, e ainda está muito longe de chegar ao seu final. Dessa forma, explique em quais aspectos os sistemas computadorizados evoluíram ao longo do tempo e exemplifique duas consequências para a área de atuação profissional de seu curso.

O ENIAC serviu de inspiração para muitos outros computadores que se seguiram, como o EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer); o ORDVAC (Ordnance Variable Automatic Computer); SEAC (Standards Automatic Computer) e o UNIVAC, este último também construído por Eckert e Mauchly para o processamento dos dados dos censos da população americana.

Em 1955, um computador pesava 3 toneladas e consumia 50kW de potência, tendo um custo de U$200.000. Uma máquina destas podia realizar 50 multiplicações por segundo. Assim, os primeiros computadores eram também eles máquinas que só estavam ao alcance de grandes empresas ou instituições que tinham necessidades de cálculo muito exigentes e que possuíam as condições económicas para tão grande investimento.

Com o rápido desenvolvimento dos transístores entre 1952 e 1960, os tubos de vácuo tornaram-se obsoletos e foi este avanço tecnológico que permitiu a criação de máquinas muito mais rápidas, menores e mais baratas.

Com o tempo, os transístores passaram a ser a base da electrónica, seguindo-se a VLSI (Very Large Scale Integration), ou seja, a construção de circuitos cada vez menores por forma a que pudessem ser mais leves e despender menos energia, por terem menos superfície para a dissipação de energia por calor. Esta miniaturização permitiu que se tivesse a mesma capacidade de cálculo de um ENIAC na palma de uma mão. A diminuição do tamanho fez também diminuir a quantidade de energia necessária e o custo caiu com a produção em série dos novos processadores.

Portanto, percebemos que a evolução do sistema computacional no decorrer dos anos tem grande consequência na atuação profissional de técnico em informática. A primeira consequência encontra-se na acessibilidade que nós temos hoje. Um computador tem de vários preços de acordo com a configuração que o usuário quiser, permitindo que milhões de pessoas tenham acesso a essa tecnologia. Possibilitando a atuação na área de informática de muitos profissionais que se dedicam a conhecer os segredos do sistema compuitacional. Outra consequência também está no tamanho e peso, os primeiros computadores chegaram a ocupar várias salas e a pesar mais de 3 toneladas, enquanto que em nossos dias existem notebooks, Netbooks e ultrabooks. Um exemplo está no Ultrabook Samsung 530U3C-AD2 com Intel Core i3 2GB 500GB + 24GB SSD LED 13,3" Windows 8 que pesa em torno de 1,4 kg.

3) Conceitue software e classifique-o segundo critérios técnicos.

É a parte lógica do computador, ou seja, aquele conjunto de sequências de instruções “alteráveis” - isto porque os programadores podem facilmente mudá-las – e que permitem ao hardware funcionar para utilização dos usuários. Toda interação com os usuários é realizada através de software que permite transformar o computador em algo útil para o ser humano.

A classificação de software dá-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com