TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura De Computadores

Artigos Científicos: Arquitetura De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Comparativo dos Tipos de Processadores

Comparamos três dos principais processadores da marca Intel®, o Processador Intel® CoreTM i7-950 com 8M de memória Cache L3, velocidade de clock de 3,06 GHz, velocidade QPI do barramento frontal de 4.8 GT/s Intel® QPI, soquete FCLGA 1366 pinos e tecnologia 45nm com instruções de 64 bits, permitindo a execução de multitarefas com velocidade de 25% superior em relação aos processadores de sua geração anterior. Marcado por ser um processador da “primeira geração” de processadores multi-core da linha i7, possui 4 núcleos de processamento físicos e 4 threads simulados com a tecnologia Hyper-Threading, possui seu próprio controlador de memória, capaz de aceitar apenas memórias DDR3 de até 1.6V, sendo capaz de acessar os três módulos de memória de uma só vez com a arquitetura triple chanel. Como esse processador não possui um controlador PCI Express 2.0 integrado, ele utiliza um barramento chamado de QuickPath Interface QPI, responsável pela comunicação entre o processador e o chipset ponta norte. É capaz de utilizar o Modo Turbo (TURBO BOOST), que permite o processador aumentar o clock dos seus núcleos. Com novos conjuntos de instruções SSE4.2 que trazem 47 novas instruções para o processador e melhorias nas instruções SSE desalinhadas, aprimoramento na microarquitetura sendo capaz de suportar a fusão de instruções no modo 64 bits, controle de energia e o aumento no desempenho da tecnologia de virtualização.

O Processador Intel® CoreTM 2 DUO E7500 com 3M de memória cache L2 compartilhada, com velocidade de clock de 2,93 GHz, velocidade FSB do barramento frontal de 1066 MHz, soquete LGA 775 pinos e tecnologia de 45nm com instruções de 64 bits, processador da família Core 2 com arquitetura Core Intel® capaz de trabalhar com multitarefas tranquilhamente, possui 2 núcleos físicos com 1 thread para cada núcleo, seu acesso a memória é feita por um Hub Controlador de Memoria ou MCH do chipset, sendo assim quem especifica qual tipo de memória a ser usada é a placa mãe e não o processador. Com tecnologia de 64 bits própria da Intel, este processador possui o recurso EM64T (ExtendedMemory 64 Technology), que permite o uso de sistemas operacionais de 64 bits rodem programas de 32 bits e 16bits sem a necessidade de serem recompilados para a plataforma 64 bits, possuem também instruções SSE3 e SSE 4.1, este processador não possui tecnologia de virtualização e nem o Modo Turbo contidos em alguns modelos de processadores da mesma família Core 2 .

O Processador Pentium 4 HT Technology com 1M de memória cache L2, com velocidade de clock de 3.80 GHz, velocidade FSB do barramento frontal 800 MHz, soquete LGA 775 pinos e tecnologia de 90nm com instruções de 32 bits, processador da primeira família Pentium 4 HT com tecnologia Hyper-Threading, possui um núcleo físico com uma thread, o acesso a memória é feita por um HUB MCH do chipset que limita qual memória deverá ser usada. Possui uma arquitetura híbrida CISC/RISC aceitando instruções x86, já que todos os programas são escritos sob este tipo de instrução, o Pentium 4 é capaz de utilizar a tecnologia Modo Turbo (TURBO BOOST), onde o processador pode aumentar o clock do seu núcleo dependendo da instrução executada.

Observamos que existe sim uma evolução entre os modelos e gerações de processadores, o Intel®

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com