TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura De Computadores

Exames: Arquitetura De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 9

1. ARQUITETURA DE COMPUTADORES

A evolução da informática foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com características as mais diversas, traduzidas pelos diferentes parâmetros, cada vez mais conhecidos da maioria de usuários de computador: a CPU adotada, a capacidade de memória, a capacidade do disco rígido, a existência de memória cache e outros menos conhecidos. A definição destes parâmetros e a forma como os diversos componentes de um computador são organizados, define aquilo que é conhecido por arquitetura de computador e vai determinar aspectos relacionados à qualidade, ao desempenho e à aplicação para a qual o computador vai ser orientado.

Existem vários modos de uso do termo, que podem ser usados referindo-se a:

• O desenho da arquitetura da CPU do computador, o seu conjunto de instruções, "addressing modes" e técnicas, tais como paralelismo SIMD e MIMD.

• Arquiteturas de hardware mais generalizadas, tais como computação em cluster e arquiteturas NUMA (acesso não-uniforme à memória).

• A utilização menos formal do termo refere-se a uma descrição dos requisitos (especialmente requisitos de velocidades e interligação) ou implementação do design para as várias partes de um computador, tais como memória, placa-mãe, periféricos eletrônicos ou, mais frequentemente, CPU.

A arquitetura é frequentemente definida como o conjunto de atributos da máquina que um programador deve compreender para que consiga programar o computador específico com sucesso, ou seja, para que consiga compreender o que o programa irá fazer aquando da sua execução. Por exemplo, parte da arquitetura são as instruções e o raio de operadores manipulados por elas. De uma maneira semelhante, a frequência em que o sistema opera não é incluída na arquitetura. Esta definição revela as duas principais considerações dos arquitetos de computadores: (1)desenhar hardware que se comporta como o programador

2. PRIMEIROS COMPUTADORES PESSOAIS:

Até o final dos anos 70 reinavam os mainframes, computadores enormes, que ficavam trancados em salas refrigeradas e eram operados por poucos. Apenas bancos e grandes empresas podiam investir milhões de dólares, para tornar mais eficienteprocessos internos e fluxo de informações.

Em 1975, surge Altair 8.800, um computador pessoal baseado na CPU INTEL 8.080. Eram vendidos em kit para montar .

Entre seus usuários estavam o jovem programador Paul Allen e o calouro de HavardBill Gates, que junto desenvolveram a linguagem Basic para o Altair.

Nos anos seguintes, surgiram outros computadores como o CP 300 e CP 500, Comondore 64 e Atari 400. Em 1976, surge o Apple I, criação de dois jovens, Steve Jobs e Steve Wozniak , que vendeu 200 primeiros computadores por US$ 500 cada.

Alguns meses depois, já em 1977, foi criado o Apple II. Já vinha montado com teclado integrado e capaz de gerar gráficos coloridos. A venda chegou a US$ 2,500,000 no primeiro ano de comercialização.

Com sucesso da Apple II, vieram a Visicalc (a 1ª planilha eletrônica inventada) processadores de texto e programas de bancos de dados). Com isso já substituíam o fluxo de caixa feito com cadernos e calculadores.

Em 1980, a IBM lança o IBM PC que tinha preço alto mais mesmo assim vendeu 5 vezes mais do que o esperado. Em 1984 surge Macintosh, i 1º computador com interface gráfica, usando ícones, janelas e mouse .

2.1 Portáteis Disponíveis no Mercado

Laptop(no Brasil, também è chamado de Note book) é um computador portátil. Faz praticamente tudo que o computador normal faz. Mais leves e menores, podem ser usados em qualquer lugar. Geralmente contem tela de LCD(cristal líquido), teclado, mouse (geralmente um touchpad, área onde se desliza o dedo), unidade de disco rígido, portas para conectividade via rede/local ou fax/modem, gravadores de CD/DVD.Os mais modernos, possui entrada USB.

Netbook: è um termo usado para descrever uma classe de computadores portáteis tipo subnotebook com característica típicas, com peso reduzido, dimensão pequena e baixo custo. São utilizados, geralmente em serviços baseados na Internet, tais como navegação na Web e e-mails.

O netbook foi criado pela Psion em 1999 e reentroduzido pela Intel em 2008.

Vantagens: baixo custo, bateria de longa duração, ultraportatel, conectada com a Internet, pequeno e leve.

Desvantagens: processador lento, pouca memória RAM, HD menor e não possui drive de CD ou DVD.

3.0 ULTRABOOK

Os ultrabooks pegam a portabilidade de um netbook, e misturam-na com as capacidades de um notebook de tamanho completo para permitir que os usuários móveis sejam mais produtivos em trânsito. Os 7 motivos pelos quais os ultrabooks estão revolucionando a computação móvel está relacionado a seguir:

1 - Mais fino e leve

Os ultrabooks são – pela sua própria natureza – mais finos e leves do que outros laptops de poder comparável. A Intel definiu as especificações dos ultrabooks com espessura máxima de 2cm e peso de até 1,4kg. Mesmo nos limites das especificações aceitáveis, os ultrabooks possuem metade da espessura e peso de um notebook padrão.

2 - Duração

Outro aspecto das especificações dos ultrabooks da Intel exige que eles tenha duração de bateria de pelo menos cinco horas – preferivelmente oito ou mais. Quando o assunto é trabalhar com o computador em trânsito, a duração da bateria é provavelmente um dos maiores problemas para muitos laptops. Um ultrabook que consegue funcionar por oito horas significa que você pode passar por um dia inteiro de trabalho com uma única carga, sem precisar carregar o adaptador de energia ou uma bateria extra no caminho.

Por mais eficientes no uso de energia que os ultrabooks atuais sejam, quando os processadores Intel Ivy Bridge chegarem ao mercado até o final do ano, as coisas ficarão ainda melhores. Os chips Ivy Bridge são de uma voltagem menor, e rodam de forma mais eficiente, o que permite que os ultrabooks estendam sua duração de bateria para muito além de oito horas.

3 - Conversível em tablet/laptop

Existem vantagens em possuir um sistema operacional padrão de desktop, e o poder completo de um laptop, mas os tablets também possuem muitos benefícios. Você poderia carregar um tablet junto com um ultrabooks, mas os fabricantes também estão apresentando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com