TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Biodiesel

Por:   •  5/11/2019  •  Artigo  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

ACTA IGUAZU

Produção de Biodiesel de óleo cru refinado e óleo de fritura de soja

Anderson Rosa¹, Amauri Ghellere Garcia Miranda 1, Reginaldo Ferreira Santos¹

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Energia na Agricultura – Nível Mestrado e Doutorado, Cascavel-PR.

andersonrosacb@hotmail.com, reginaldo.santos@unioeste.br,

Resumo: 

A busca pela redução na pegada ambiental que deixamos em nosso planeta depende fortemente da descabonificação dos processos de geração de energia. Este artigo teve como objetivo avaliar o óleo de soja cru e residual, do processo de fritura de alimentos, como matéria prima para geração de biodiesel. Para tal, foram produzidos biodiesel e, consequentemente, glicerina pelo processo de transesterificação, utilizando metanol e hidróxido de potássio (KOH). A produção e análises foram realizadas no Núcleo de Inovações Tecnológicas – NIT Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Comparando o rendimento volumétrico na produção de biodiesel de ambas as matérias-primas utilizadas, a produção derivada do óleo de soja bruto foi 5,7% maior que a do óleo de fritura, 82,80% e 77,10%, respectivamente. Análises realizadas com os produtos resultantes, biodiesel e glicerina, indicaram que ambos os produtos se enquadraram a normas regulamentadoras apresentadas pela ANP. Portanto, a utilização de óleo de soja residual do processo de fritura de alimentos é uma alternativa tecnicamente adequada para produção de biodiesel.

Palavras-chave: descarbonificação; fontes energéticas, transesterificação.

Biodiesel production of refined crude and frying soybean oil

Abstract: 

The search for the reduction in the environmental footprint we leaves on our planet depends heavily on the decarbonification on our power generation processes. This article aimed to evaluate refined crude oil and oil used in the process of frying food as raw material to produce biodiesel. For such, were produced biodiesel and, consequently, glycerin by the process of transesterification, using methanol and potassium hydroxide (KOH). The production and analyses were carried out at the Núcleo de Inovações e Tecnológicas – NIT, State University of Western Paraná – UNIOESTE. Comparing the volumetric yield in the biodiesel production of both raw materials used, the production from crude soybean oil was 5.7% higher than the frying oil, 82.80% and 77.10% respectively. Analyses carried out with the resulting products, biodiesel and glycerin, indicated that both products fit the regulatory norms presented by ANP. Therefore, the use of residual soybean oil from the food frying process is a technically a suitable alternative for biodiesel production.

Key words: descarbonification, energy sources, transesterification.

Introdução

A sustentabilidade dos métodos de geração de energia vem sendo amplamente debatidos mundialmente (JOSÉ SOLLA; FRANCISCO NÍLSON MOREIRA COSTA E; SILVA (ORGS.), 2012). Trazendo à tona questões referente a importância do desenvolvimento sustentável. O conceito conhecido como Triple Botton Line vem ganhando cenário, onde defende os três pontos chaves para o desenvolvimento sustentável, sendo: aspecto social, ambiental e econômico (OLIVEIRA et al., 2012)

Segundo relatório anual da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o biodiesel é uma fonte energética renovável proveniente do processo de transesterificação de óleos orgânicos. Desde 2008 tem sua presença obrigatória no diesel comercializado em nosso país. Onde, atualmente o teor de biodiesel no diesel é de 10%. No ano de 2018 foram comercializado 5.391 bilhões de litros de biodiesel, volume 25,3% acima ao ano anterior (ANP, 2016, 2019).

O Brasil possui uma quantidade expressiva de espécies de plantas cultivadas que podem servir como matéria prima para produção de biodiesel. Os combustíveis fósseis são potenciais poluidores ambientais, pois; durante a sua combustão ocorre à liberação de gases de efeito estufa e, na ocasião do derramamento acidental destes combustíveis, ocasiona contaminação da água, do solo e provoca morte de animais (SILVA e FREITAS, 2008).

O uso do biodiesel reduz a emissão de poluentes para a atmosfera, assim como a transformação de óleo residual de frituras em combustível, e minimiza o efeito deste sobre o solo e cursos d’água (LOPES et al., 2008). O biodiesel resulta na redução significativa da emissão de gases do efeito estufa quando se compara a queima deste combustível com o diesel convencional com uma redução de 36,25% da opacidade da fumaça (LIMA et al., 2012).

O biodiesel é visto como possível solução para as incertezas e dúvidas do futuro energético, principalmente dos países em desenvolvimento como o Brasil. Devido à grande semelhança com o diesel, em termos de estrutura química e conteúdo de energia, o biodiesel é compatível com os motores diesel, uma vez que não necessita de modificações para o seu uso como combustível (LAM et al., 2009).

Nos processos industriais se destacam a transesterificação de óleo vegetal e a esterificação de um ácido graxo com um álcool de baixo peso molecular, como etanol ou metanol, através de uma reação com a presença ou ausência de um catalisador homogêneo ou heterogêneo. Porém, na ausência dos catalisadores essas reações necessitam de um elevado tempo e altas temperaturas, ocasionando um alto custo energético, inviabilizando assim a finalização destas reações sem catalisadores. (MARULANDA-BUITRAGO e MARULANDA-CARDONA, 2015).

Devido aos incentivos nacionais para produção do biodiesel e também uma das formas de reaproveitar o óleo residual que fica nas casas da população, o objetivo é avaliar o processo de transesterificação de óleo de soja para a produção de biodiesel e comparar o biodiesel de óleo cru refinado e óleo de fritura de soja, comparando com as normas padrão recomendada para biodiesel.

Material e Métodos

        O experimento foi conduzido no mês de abril de 2019 no Núcleo de inovações tecnológicas – NIT do programa de pós-graduação em Engenharia de energia na agricultura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, localizado em Cascavel-PR, foi utilizado óleo de soja cru refinado e óleo de soja de fritura para fabricação do biodiesel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (236.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com