TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo - Gestão de Estoque

Por:   •  25/10/2018  •  Artigo  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

Autor:

Contexto para discussão com questão norteadora:

Joaquim é um exímio funcionário que atua na área de logística desde 1999. Começou  a fazer um curso de graduação no período da noite e não está conseguindo obter êxito, uma vez que ele frequentemente precisa  se deslocar para resolver problemas de fiscalização, tombamento de caminhões e roubos de veículos. O celular é corporativo e frequentemente recebe mensagens via Sms ou Whats App. Na semana passada, Joaquim procurou o auxiliar de recursos humanos para solicitar a cópia do trabalho de trabalho e compreender a jornada de trabalho que não acabava apenas nas 8 horas trabalhadas, e gostaria de ser remunerado pelas horas de sobreaviso. Joaquim ainda se queixou da empresa e a diferença de remuneração referente aos seus outros colegas, tendo como exemplo o assessor de comunicação que trabalhava apenas 5 horas/ dia e ganhava o dobro do salário dele.

O auxiliar percebeu a irritação de Joaquim e pediu que aguardasse o Analista de RH chegar para explicar de forma minuciosa.

Os trabalhadores da área de produção levam mais de 8 horas em pé e transportam peso de um a área para outra, sem equipamento de  segurança, sem cobertura no teto, expondo ao sol. Muitos trabalhadores se queixam de dores na coluna lombar, dores de cabeça e fadiga.

Analise e justifique comprovando a inconformidade e construa soluções para este embate.

Indicação de leitura:

Tema: Sobreaviso e Prontidão.

http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/busca?q=HORAS+DE+SOBREAVISO+E+PRONTID%C3%83O 

Escalas e Sobreaviso

https://www.transportabrasil.com.br/2013/01/empresas-poderao-estabelecer-escalas-de-empregados-em-sobreaviso/

Expectativas de resposta:

O  artigo 58 da CLT estabelece que a jornada legal de trabalho é de 8 horas por dia, considerando-se que, durante a semana, o empregado deve cumprir um total de 44 horas. Ocorre também que as convenções coletivas ou acordos coletivos de trabalho podem dispor sobre a jornada de trabalho de forma diversa ao estabelecido na norma.

Algumas jornadas de trabalho consideradas especiais pela legislação trabalhista, as quais têm hora de trabalho reduzida, o jornalista tem 5 horas de atividades diárias O valor de remuneração depende da faixa salarial de cada categoria, política salarial e constantes pesquisas de mercado.

A hora de sobreaviso está prevista na norma trabalhista, no artigo 244, parágrafo 2.o, e é dedicada ao trabalho dos ferroviários. § 2.o Considera-se de "sobreaviso" o empregado efetivo, que permanecer em sua própria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço. Cada escala de "sobreaviso" será, no máximo, de 24 horas. As horas de "sobreaviso", para todos os efeitos, serão contadas à razão de 1/3 do salário normal.

Vale destacar que há discussão a respeito da matéria – a Lei n.o 5.811/72, no artigo 5.o, estabelece o regime de sobreaviso para o empregado com responsabilidade de supervisão das operações de exploração, perfuração, produção e refino de petróleo, bem como de industrialização do xisto, da indústria petroquímica e do transporte de petróleo e seus derivados por meio de dutos; ou engajado em trabalhos de geologia de

poço ou em trabalhos de apoio operacional às atividades de exploração, perfuração, produção e transferência de petróleo do mar e de áreas terrestres distantes ou de difícil acesso. Diante disso, a norma tem sido interpretada de forma análoga, sendo estendida a outras categorias de profissionais.

Neste caso não se aplica a ele. Atualmente os contratos contemporâneos estão clareando o uso do celular e ferramentas das redes sociais para o trabalho laboral. O trabalhador extrapola a carga horária trabalhada, podendo ser atenuada com pagamento de horas extras.

Critérios de correção:

[pic 2]

[Unidades 3 e 4]

Trabalho da Disciplina

APRESENTAR O TÍTULO DO TRABALHO DE ACORDO COM O PRODUTO FINAL

Apresentação:

(Texto de apresentação do Trabalho da disciplina contemplando a importância do desenvolvimento da atividade para a formação profissional do estudante, a partir do objetivo geral da disciplina).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (58.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com