TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Gestão de Estoque

Por:   •  16/11/2015  •  Resenha  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  1.842 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA SOBRE O ARTIGO GESTÃO DE ESTOQUE

OLIVEIRA, Marcela Maria Eloy Paixão; SILVA, Rafaella Machado Rosa da. Gestão de Estoque. 2012. Disponível em: <http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2013/12/13/outros/895c3ab2654ab5a9c11b63e22780aaf3.pdf> Acesso em: 21 out. 2014.

O artigo aborda a importância da questão de estoque no processo de planejamentos das empresas, e como instrumento para obter vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes, assim como, uma oportunidade de atender seus clientes prontamente e na qualidade exigida. O estudo consiste em analisar as funções, verificar métodos de controle de estoque, bem como, fundamentar e apontar a importância dos mesmos.

Atualmente, o tema gestão de estoque, vem sendo alvo de diversas pesquisas e estudos acadêmicos. As autoras Oliveira e Silva, abordaram de maneira sistemática e abrangente o tema em questão. O trabalho pesquisado foi narrado em terceira pessoa, portanto, assume um caráter mais objetivo. O artigo foi dividido em tópicos, visando sua melhor compreensão, e no decorrer de suas dez páginas, foram feitas algumas fundamentações teóricas, de maneira clara e objetiva, utilizando como referência autores consagrados para tratar do tema.

O artigo começa apresentando definições sobre o termo estoque, o qual as autoras abordam a princípio sob a óptica mais tradicional, sendo tudo aquilo que a empresa possui “guardado” para suprir suas necessidades, e posteriormente, que pode adquirir outros significados, como o de reserva para ser utilizada em tempo oportuno. Apresentam ainda, suas principais funções que são: garantir o abastecimento de materiais à empresa e proporcionar economias de escala.

Vale salientar o destaque feito na obra a respeito do controle de estoque, pois este é um procedimento que exerce grande influência na rentabilidade da empresa, portanto este desempenha um papel importante, que possibilita a administração saber quando e o quê deve ser comprado, a fim de evitar desperdícios financeiros. Ainda foi mostrado, que para as empresas, as razões da existência de estoque são: a necessidades de continuidade operacional, a incerteza de demanda futura ou sua variação ao longo do período de planejamento, e a disponibilidade imediata de material nos fornecedores e cumprimento dos prazos de entrega.

A necessidade de estoque acarreta uma série de custos à empresa. E estes custos podem ser divididos em três categoriais: o custo direto, que são aqueles que crescem com o aumento da quantidade média estocada; o custo inverso, que são os custos ou fatores de custos que diminuem com o aumento do estoque médio; e os custos independentes, que são os que independem do estoque médio mantido pela empresa.

A questão de consumo e demanda foram brevemente explanadas no artigo, contudo, mostra que os dois andam juntos, pois depende da quantidade do consumo para poder analisar a demanda. Os motivadores desta gestão são: o número crescente de SKU (Stock Keeping Unit); os elevados custos de oportunidade do capital, e os estímulos da produção acima da demanda. Entre algumas razões para manter o estoque, pode-se destacar o melhoramento do nível de serviço, o incentivo a economia na produção, ter o que oferecer em situação de emergências, entre outros. Os estoques podem ser classificados em básico, de segurança, e trânsito.

A gestão de estoque busca garantir a máxima disponibilidade de produto com o menor de estoque possível,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com