TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARTIGO CRITERIO DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE

Por:   •  29/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

Um dos itens mais importantes dentro de uma empresa é ter um bom gerenciamento de estoque. As formas de poder planejar seus estoques positivamente são através dos critérios de avaliação conhecidos como PEPS, UEPS E CMP. O planejamento de estocagem é fundamental para não ocorrer a falta de produtos ou até mesmo a perca dos mesmos. Através dele poder-se-á fazer uma empresa ter melhor aplicabilidade do seu dinheiro.

Palavras chave: Método, estoque e planejamento de estocagem.

1. Introdução

Nos dias atuais existe uma grande competição entre empresas e industrias. Para que uma se destaque não precisa necessariamente de uma grande revolução, basta que tenha uma boa organização para atender melhor os clientes com agilidade e eficácia.

Com isso as grandes empresas adotam o método de avaliação de estoque, onde esta prática auxilia a controlar o fluxo de materiais dentro da empresa e aponta informações importantes sobre vendas. Estas práticas se fazem necessárias para que a empresa possa ter o controle com a quantidade certa de mercadorias, para que esteja disponível para atender às demandas dos clientes.

Desta forma, para que o empresário possa seguir este método ele precisa manter o controle de alguns detalhes, sendo eles as compras, o recebimento, a prevenção de perdas de produtos, os novos pedidos e fedbeek dos clientes. Estes detalhes citados demandam de certo tempo e de atenção, por conta destes fatores é primordial a contratação de sistemas de alta qualidade e que possuem um bom suporte, para que corroborem para o melhor funcionamento da empresa.

2. Método

O método utilizado para esse trabalho foi o de referencias bibliográfica. Através de pesquisas em artigos eletrônicos, monografias e livros.

3. Critérios na avaliação de estoque

O critério de avaliação de estoque é muito discutido entre empreendedores, os pros e os contras desse controle é significativo. Esta avaliação poderá ser feita de diversas maneiras. Na maioria das empresas é feito mensalmente, já em outras este controle é feito semanal, quinzenal, semestral, anual, entre outros.

Entretanto, a maneira mais utilizada e considerada a ideal seria o controle mensal, pois sendo que possíveis correções de planejamento e controle podem ser efetuadas em espaço de tempo menor, são feitos perpetuamente pela a empresa, com isso ela tem informações corretas do seu armazenamento, bem como o custo da mercadoria que está sendo vendida, o total das compras, o total das vendas e etc.

O objetivo do critério de avaliação é auxiliar na contagem de estocagem, muitas vezes deixado de lado na empresa, porque demanda de certo tempo. O critério de avaliação possui origem na antiguidade, foi evoluindo com o tempo, e hoje oferece novas possibilidades com o uso da tecnologia melhorando muito com o tempo e as chances de prejuízo e desperdício de produtos se tornaram muito baixas.

O controle de estoque sofreu uma mudança muito positiva em 1960, quando comerciantes do varejo criaram os códigos de barras modernos para identificar produtos.

Podemos observar que o tema abordado é bem amplo, tendo em si vários exemplos de contabilização de estocagem. Cabe a cada empresa determinar o melhor método que se enquadra em sua necessidade.

sendo elas as PEPS, UEPS e CMP.

3.1 Métodos de contabilização de estoques

3.1.1 PEPS

Significa o Primeiro que Entra, Primeiro que sai. Este método tem como objetivo olhar os produtos que entraram primeiro no estoque e fazer ser os primeiros a saírem da empresa. Nesse critério, a empresa dá saída nos estoques dos produtos mais antigos, ou seja, adquiridos primeiro, permanecendo estocados os produtos de aquisição mais recente.

3.1.2 UEPS

Este método tem como base utilizar o Último que Entra, Primeiro que Sai UEPS Adotando esse critério, a empresa dará baixa em primeiro lugar nos estoques mais recentes ficando estocado sempre os produtos mais antigos.

3.1.3 CMP

Este método é apresentado através do Custo Médio, onde os produtos serão avaliados pela média dos custos de aquisição, sendo estes atualizados a cada compra efetuada.

4. Estoque de produtos

Isto vai depender de qual o tipo de ramo de trabalho que a empresa está voltada. Por exemplo, se for uma empresa alimentícia, teríamos que ter um olhar maior com questões de saúde da sua clientela, como produtos frescos e que tenha a sua validade fugaz, como frutas e verduras. Neste caso não teria como fazer um estoque muito grande de alimentos perecíveis, pois estes estragam muito facilmente e desta maneira poderiam causar intoxicação nos clientes. Logo, adquirindo um estoque maior do que o ideal, o desperdício seria enorme, pois produtos vencidos deverão ser descartados. O método ideal deste tipo de empresa seria a reposição diária dos produtos.

Já nas empresas onde o estoque não possui prazo de validade, deve-se existir um planejamento deste estoque, observando os meses anteriores e olhando a quantidade de produtos vendidos. Desta maneira pode-se fazer uma previsão de vendas e a partir disto efetuar a compra do estoque. Haja vista que, se comprado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com