TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo SCE

Por:   •  3/12/2015  •  Artigo  •  4.176 Palavras (17 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 17

UM BREVE LEVANTAMENTO SOBRE OS SIS EMPRESARIAIS, SUA APLICAÇÃO NO MUNDO ORGANIZACIONAL E O USO DO SCE NAS EMPRESAS BRASILEIRAS.

Ariele Rebeca Martins Ribeiro (CPD: 39402)1

Josinaldo Pinheiro Barbosa Junior (CPD: 39387)²

Michael Douglas Chaves Neres (CPD: 39418)³

Tecnóloga em Processamento de Dados. Ivone Ascar Sauáia Guimarães *

RESUMO

Este estudo se propõe a verificar o impacto provocado pelo processo de aplicação sobre os sistemas de controle empresarial nas empresas brasileiras. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória através do método de estudo de caso, sendo que a principal coleta de dados teve como base uma análise em profundidade, a empresa Abespetro. Deste modo, o estudo explora a relação entre os sistemas de controle empresarial da empresa com o plano de referência extraído da revisão da literatura, buscando evidenciar suas possíveis modificações em função do processo de aplicação. Os resultados obtidos na análise do caso são coincidentes em alguns aspectos da literatura, em especial o emprego de mecanismos formais de controle financeiro, e distante em outros aspectos, tendo em vista que as decisões se encontram centralizadas na direção geral da empresa e os centros de responsabilidades não possuem autonomia. Além disso, ficou constatado que o processo da relação com o uso de SCE ainda não afetou totalmente as configurações das empresas.

Palavras-chave: Sistema de Controle Empresarial (SCE). Controle Organizacional Sistemas de Informação. 

_________________________

¹ Ariele Rebeca Martins Ribeiro, acadêmica de Engenharia de Petróleo - arielyrebecca@gmail.com

² Josinaldo Pinheiro Barbosa Junior, acadêmico de Engenharia de Petróleo -josi_junior_10@hotmail.com ³Michael Douglas Chaves Neres, acadêmico de Engenharia de Petróleo - michaelneres00@hotmail.com 

* Ivone Ascar Sauáia Guimarães, Tecnóloga em Processamento de Dados – iasg@uol.com.br

           Abstract

This study aims to verify the impact caused by the application process on the enterprise control systems in Brazilian companies. To this end, an exploratory research through the case study method was carried out, and the main data collection was based on in-depth analysis, the Abespetro company. Thus, the study explores the relationship between corporate control systems of the company with the extracted reference plane of the literature review, to disclosing its possible modifications depending on the application process. The results obtained in this analysis are the same in some aspects of literature, especially the use of formal mechanisms of financial control, and far in other respects, given that the decisions are centralized in the general direction of the company and the centers responsibilities have no autonomy. Furthermore, it was found that the process interface using SCE has not fully affected the settings of companies.

Keywords: Enterprise Control System (SCE). Organizational Control. Information Systems.

  1. INTRODUÇÃO.

Os SCE (sistema de controle empresarial) servem para detectar falhas ou erros dentro de uma empresa, - seja no planejamento ou na execução - para apontar as medidas corretivas para saná-las. As práticas de controle empresarial nas organizações empresariais podem possuir similaridades nos níveis operacional (que envolve cada tarefa ou atividade de forma isolada) e estratégico (afeta a organização como um todo, definindo sua visão futura e seus principais objetivos). Embora essas práticas sejam similares, é comum nesses casos que diferenças de cunho, principalmente, cultural interfiram no sistema de controle gerencial, além de ter grande influência sobre a maneira como ele é utilizado nos diferentes países (Anthony e Govindarajan, 2002).

No entanto, o controle empresarial de empresas do setor de serviços petrolíferos possui desafios singulares, diferentes em muitos aspectos daqueles encontrados na área de manufatura.

Diante dos pontos observados, percebe-se que um sistema de controle empresarial estará sujeito a adaptações ou modificações quando uma organização de empresa resolve internacionalizar suas atividades, especialmente, quando se trata de empresa do setor de serviços, uma vez que neste caso a produção é de bens com características tangíveis que não requerem a presença do cliente no processo.

Dentro deste contexto, o presente estudo se propõe a verificar o impacto provocado pelo processo de aplicação sobre os sistemas de controle empresarial de uma empresa brasileira atuante na área de petróleo, a Abespetro.

De modo mais específico, pretende-se atingir os seguintes objetivos:

        Analisar as possíveis aplicações nos sistemas de controle empresarial em decorrência do processo de organização da empresa pesquisada; e

        Explorar a relação existente, em termos de proximidade ou afastamento, entre os sistemas de controle empresarial da empresa pesquisada e a literatura sobre seus níveis;

Cabe salientar que o estudo poderia ser feito com base em diversas abordagens sobre controle empresarial. No entanto, para os fins desta pesquisa, serão priorizadas aquelas que enfatizam a importância do uso de SCE motivacionais e comportamentais dentro da empresa.

  1. REVISÃO DA LITERATURA.
  1. PRINCIPAIS ABORDAGENS SOBRE CONTROLE GERENCIAL.

É difícil encontrar-se na literatura sobre sistema empresarial, definições exatas referentes ao termo controle, em face das diferentes interpretações que diversos estudiosos apresentam acerca do assunto. O que se pretende neste momento é realizar uma revisão das principais abordagens sobre sce (sistemas de controle empresarial), com o intuito de propiciar uma fundamentação adequada ao estudo proposto.

Primeiramente, será utilizada a tese do autor deming (william edwards deming- 1990) que trabalhou com ferramentas estatísticas para examinar quando uma ação corretiva deveria ser aplicada a um processo. Deming é considerado o “pai da qualidade” e sua abordagem são voltados ao uso de informações estatísticas e métodos administrativos para melhorar a qualidade. Deming focaliza a qualidade como atendimento ás necessidades atuais e futuras dos clientes.

Quanto aos fatores humanos, o autor prioriza aos fatos que inibem o trabalhador de orgulhar-se de seu trabalho e afirma que a maioria dos problemas de uma empresa são causados pelo sistema e não pelos operadores. A base do trabalho de Deming é o controle de processos através do uso de ferramentas e técnicas estatísticas. além do enfoque no controle de processo, Deming apresenta um programa composto de 14 pontos voltados para a melhoria do gerenciamento da qualidade. Os 14 pontos, que resumem sua filosofia de administração são: 1- criar constância de propósito de melhorar produtos e serviços; 2- adotar a nova filosofia de não aceitar mais os níveis de erros, defeitos, materiais inadequados e mão de obra de baixo nível; 3- deixar de contar com a inspeção em massa, buscar melhoramento do processo; 4- acabar de contratar compras baseado somente no preço; 5- melhorar constantemente o sistema de produção e serviço; 6- implantar métodos modernos de treinamento no trabalho; 7- implantar métodos modernos de supervisão. o chefe deve assumir a função de treinamento e apoio aos funcionários, preparando-os para a delegação; 8- expulsar o medo dos empregados expressar problemas como: material inadequado, equipamento estragado, erros etc; 9- romper as barreiras entre as áreas de staff formando equipes multidisciplinares; 10- eliminar slogans, exortações e metas para a mão de obra. segundo Deming, metas e slogans poderem produzir efeito positivo se forem elaboradas em conjunto com os operários e estiverem acompanhadas de um roteiro que indique o caminho; 1- eliminar os padrões de trabalho e cotas numéricas. Pessoas preocupadas em cumprir cotas deixam de lado a qualidade; 12- eliminar barreiras que privam o funcionário de orgulhar-se de seu trabalho, como falta de definição das variáveis operacionais, matéria prima de má qualidade, falta de comunicação com os superiores etc; 13- retreinamento contínuo; 14- criar uma estrutura na alta administração que tenha como função implantar os 13 pontos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com