TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo - SIMULADOR ENERGETICO

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

ENGENHARIA ELÉTRICA

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS – SIMULADOR DE CONSUMO ENERGÉTICO

JOÃO BERÓNI GIRÃO DE MENEZES MAGALHÃES – 1620886

FORTALEZA-CE

2017

JOÃO BERÓNI GIRÃO DE MENEZES MAGALHÃES

SIMULADOR DE CONSUMO ENERGÉTICO – DOCUMENTO DO CÓDIGO

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Fortaleza como pré-requisito para a obtenção de nota bimestral.

Docente: Herleson Pontes

FORTALEZA-CE

2017

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................4

2. DESCRIÇÃO DO CÓDIGO..............................................................................5

2.1 CLASSE MENU.............................................................................................6

2.1.1 METODO CADASTRAR.............................................................................7

2.1.2 METODO REMOVER.................................................................................8

2.1.3 METODO MOSTRAR DADOS CADASTRAIS...........................................9

2.1.4 METODO SIMULAR.................................................................................10

2.2 CLASSE ELETRODOMESTICO..................................................................11

3.CONCLUSÃO.................................................................................................13

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................14

1.INTRODUÇÃO

Em semestres anteriores fomos apresentados ao conceito de algoritmo estruturado onde aprendemos a resolver problemas de forma sequencial onde cada tarefa é executada após a outra e percebemos que apesar da facilidade de compreender o código, temos grandes desvantagens como a difícil manutenção à medida que o tamanho do sistema pedido aumenta, já nesse início de semestre aprendemos a utilizar outro paradigma para desenvolvermos códigos que consiste em trocas de mensagens entre os objetos para realizar um objetivo comum, falamos da Programação Orientada a Objetos, que tem como vantagens a manutenção do código, a aproximação pro mundo real e o maior reaproveitamento do código.

Com tudo aprendido até o momento nesse semestre já pude desenvolver um sistema de cadastro de eletrodomésticos para fazer uma simulação do consumo energético de uma residência ou uma empresa.

2.DESCRIÇÃO DO CÓDIGO

O código escrito tem como objetivo de fazer uma simulação de consumo energético de qualquer lugar, o sistema desenvolvido pode ser dividido em três partes: A main.cpp, que tem apenas como objetivo chamar o método menu; A Menu.h e Menu.cpp, que temos todas as tomadas de decisão que o usuário vai fazer e todos os métodos de simulação do programa; O Eletro.h e Eletro.cpp, que vai ficar armazenado os atributos de cada eletrodoméstico que você introduzir na simulação.

Na main.cpp incluímos a biblioteca padrão da linguagem C++ a  para podermos utilizar os comandos básicos da linguagem como o cout e a inclusão do “Menu.h” para poder haver a troca de informação, também a instanciação do objeto menu da classe Menu e a declaração de uma variável de controle para que o menu que será chamado no método continue rodando até que o usuário decida parar o programa.

Figura 1 - Main.cpp

[pic 1]

Fonte: MAGALHÃES, J. B. G. M. (2017)

2.1 CLASSE MENU

Antes de criarmos uma classe precisamos fazer como inclusões inicias como #ifndef e #define logo no início e ao acabarmos o código escrevermos #endif, nas inclusões desse cabeçalho temos outra classe “Eletro.h” e a inclusão principal que vai dar a possibilidade de fazer uma simulação de quantos objetos eu quero a

Ao criarmos a classe precisamos escrever class Nome, sempre respeitando as boas práticas de programação ao colocarmos o nome de classes com letra maiúscula e abrir suas chaves {}; diferente de outras funções nunca podemos esquecer o ponto e vírgula no final da chave de uma classe.

Como privado, temos um atributo que é um Vector de Objetos da classe Eletro, podemos pensar que um vector é um vetor com posições dinâmicas e é nele que vai ficar armazenado todos os eletrodomésticos cadastrados pelo usuário.

Como público, temos todos os métodos da nossa classe, dois deles são de caráter inteiro e são eles que chamam as partes do menu do programa, e os outros quatro métodos são de caráter vazio (não retornam nada) e eles tem como ação as quatro funções principais do simulador.

Figura 2 – Menu.h

[pic 2]

Fonte: MAGALHÃES, J. B. G. M. (2017)

2.1.1 METODO CADASTRAR

Ao escolher no menu a opção de cadastrar aparelhos temos diversas perguntas ao usuário para a facilitar o cadastro de aparelhos no programa, com as condições que eu coloquei o usuário nunca poderá dar valores negativos para as repostas nem colocar dias maiores que 24 horas.

No método temos a declaração das variáveis do cadastro que são string (vetor de caracteres) nomeaparelho, valores flutuantes temos as variáveis tempodeuso e potenciaaparelho e para inteiros temos quantidade.

Ao fazer o cadastro do aparelho, logo no final do método temos o construtor sobrecarregado Eletro para colocar todas as informações que escrevemos no objeto (aparelhoaux) auxiliar que estamos utilizando e jogamos esse objeto através do newaparelho.push.back(aparelhoaux); sempre para a primeira casa não ocupada no vector, se não tem nada ocupando, então, temos que esse objeto auxiliar vai ocupar a casa 0.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (633.3 Kb)   docx (169.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com