TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Sobre Analisadores e sua Confiabilidade

Por:   •  14/4/2023  •  Artigo  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

ANALISADORES

RESENHA DESCRITIVA: ANALISADORES EM LINHA E COMO AUMENTAR SUA CONFIABILIDADE E DISPONIBILIDADE

Salvador, Março de 2023

RESUMO

        Na presente resenha descritiva, realizaremos um resumo conciso do artigo “ANALISADORES EM LINHA: COMO AUMENTAR SUA CONFIABILIDADE E DISPONIBILIDADE” abordando os principais tópicos a respeito de um analisador, desde de sua obtenção até aspectos de manutenção e operação. O artigo, apesar de relativamente curto, apresenta conceitos essenciais para a compreensão do tema e análises críticas dos profissionais, que foram percebidos através da experiência  com milhares de analisadores.

Alunos:                            

Cayllon Pereira Serra Cerqueira, Emanuel de Brito Barbosa, Evely Paranhos Souza, Matheus Jesus dos Santos e Rosana de Sousa Carvalho

           

Orientador:

Prof. Ildefonso Martins Dos Santos

 

         Palavras-chave: Analisador, sistema de condicionamento, manutenção, otimização

Área do conhecimento: Automação Industrial, Instrumentação Analítica, Analisadores

SUMÁRIO

RESUMO

SUMÁRIO

RESENHA DESCRITIVA

REFERÊNCIAS


RESENHA DESCRITIVA

Denominamos analisador industrial o equipamento o qual possui partes mecânicas e eletrônicas e que é feito para detectar variáveis não fundamentais ou analíticas, ou seja, aquelas que não sejam pressão, vazão, nível e temperatura. Acompanhado desse, temos o sistema de amostragem que consiste na captação, transporte e condicionamento de amostras - preparação da amostra para o analisador. A unificação desses dois é chamado de sistema de análise. Os analisadores são usados cada vez mais, pois ofertam controle e otimização do processo, monitoramento ambiental (exigência do governo) e controle da qualidade final do produto, tornando-se, assim, indispensáveis. Contudo, vários problemas são observados em sua utilização, desde a falta de capacitação e estratégias de manutenção até especificação incorreta e erros no sistema de amostragem.

Perante os analisadores como centro da avaliação, o artigo apresenta tópicos fundamentais de execução para assegurar maiores chances de sucesso do sistema de análise em uma indústria. Iniciando pelo projeto industrial adequado de seleção e implementação de analisadores em linha, além de correspondente sistema de amostragem. Durante essa etapa, o projetista deve levar em consideração fatores como a natureza dos fluidos e materiais que serão analisados, as condições de processo, o ambiente em que o analisador será instalado, a disponibilidade de energia e recursos, e acesso para manutenção e reparo, bem como a capacidade de monitorar e diagnosticar remotamente os problemas de desempenho. Contemplando a adequação de todas essas variáveis, o projeto colabora para maior precisão, disponibilidade e confiabilidade no equipamento em questão. Evitando, dessa forma, problemas comuns como dúvidas operacionais.

A especificação dos analisadores definem o futuro de um sistema de análise, pois dependendo da aplicação dos analisadores definimos qual o melhor sistema para cada processo, para fazer uma escolha efetiva é necessário estudar qual é a sua problemática, definir o que se quer na medição e qual tipo de analisador será utilizado. Para isso, muitas vezes é recomendado uma equipe específica dedicada à analítica. Essa equipe não é formada por técnicos em instrumentação convencionais, pois esses não possuem habilidades suficientes para tal tipo de tarefa. E sim, formada por técnicos com perfis adequados com bons conhecimentos de física, química, eletrônica, mecânica e informática, além do específico de analítica, claro. Caso for identificado um sistema problemático deve-se contactar um fornecedor especializado que elaborará um novo projeto com base das informações e experiências da equipe de manutenção.

Escolher um bom fornecedor para o produto configura-se de extrema importância para o bom andamento do sistema, visto que, se o suporte oferecido não for bom o equipamento terá pouca durabilidade. Ainda que a equipe de manutenção seja bastante qualificada, há  situações como a falta ou problema em uma peça, que exigem um nível de conhecimento que não a compete, o que levará ao contato com o fornecedor para a obtenção de informações e orientações ou que a manutenção seja feita pelo suporte do produto. Assim, quando existe um problema, para que haja um mais rápido recolocamento do sistema em ordem e evite que o sistema fique fora de operação, é necessário um bom suporte do fabricante, considerando que muitas vezes as peças são importadas, e, por isso, há uma maior dificuldade no acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com