TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigos sobre drywall

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  1.546 Visualizações

Página 1 de 5

ARTHUR RAMOS TORTURELLI                                                                   04/11/2016

MATRÍCULA: 20112100283

DISCIPLINA: MONOGRAFIA I

Artigo  1 -  

O artigo escolhido tem como título, “Viabilidade do Gesso Acartonado na Construção Civil” e foi publicado em Outubro de 2014 diante do 8º encontro de Tecnologia da UNIUNE e faz menção aos autores Ana Flávia Lima Machado, Bruno Fernandes Finholdt, Luana da Silva Sousa, Matheus Rezende Freitas, Vélcio Carlos Duque Junior. Seu objetivo foi analisar a partir dos dados experimentais e fundamentação teórica as vantagens e desvantagens do uso de alvenarias de vedação em gesso acartonado quando comparada a alvenaria convencional em blocos cerâmicos.  O trabalho foi desenvolvido por meio de levantamentos na Literatura acadêmica entre os anos de 2000 e 2013, onde através da revista TÉCHNE foi comparado dois edifícios um de alvenaria comum e o outro de drywall. Desta forma, foi concluído que o uso de gesso acartonado no lugar de alvenaria comum trouxe grandes benefícios, sendo esses a praticidade da instalação, fácil montagem e rapidez que foi indicado para construções de interiores de casas populares feitas em grandes escalas ou em apartamentos populares, que já que o ponto principal é a redução de custos.

Referência Bibliográfica:

http://www.uniube.br/eventos/entec/2014/arquivos/resumos/resumoo7.pdf

Data de Acesso: 02/11/2016

Artigo 2-

O referente artigo tem como título “ Apresentando o Drywall em paredes, forros e revestimentos” e foi publicado no ano de 2014, através do ANAIS do 12º encontro científico cultural interinstitucional e faz menção à Eliane Brito da Costa, Taynara Albuquerque da Silva e Fabiele Bombonato. Sua proposta foi apresentar as características em métodos de construção para parede, forros e revestimentos feitos pelo sistema de Drywall. O artigo relata as mudanças na construção civil e a necessidade de uma nova modernização no sistema construtivo. Desta forma, a pesquisa realizada demonstrou a grande capacidade do gesso acartonado, revelando o seu potencial de qualidade para a área da construção, pois mostrou a sua viabilidade, custos e benefícios em diferentes métodos de utilização dentro de uma obra. No entanto, o artigo reforçou a capacidade ambiental do Drywall, pois este material é totalmente reciclável, desde as placas até o processo de montagem. Essas são as vantagens que fazem com que o sistema de gesso acartonado cresça demasiadamente nas nossas construções.

Referência Bibliográfica:

http://www.fag.edu.br/upload/ecci/anais/55953b6667236.pdf 

Data de Acesso: 02/11/2016

Artigo 3 –

O Artigo pesquisado tem como título “Uso de Gesso Acartonado em Vedações Internas” e foi publicado em Maio de 2015 através do Caderno de Graduação – Ciências Exatas e tecnológicas e faz menção aos autores Amanda Tenório da Costa e Felipe Bomfim Cavalcanti do Nascimento. Seu objetivo foi discutir as vantagens e desvantagens da utilização do gesso acartonado na Construção Civil, principalmente no Brasil, além dos seus processos de fabricação, execução e montagem. A pesquisa contou com o processo de fabricação das placas de gesso acartonado, relatando as suas mudanças ao longo dos tempos e a sua forma de execução e montagem dentro de uma construção civil. Os autores reforçaram as vantagens do uso do Drywall (construção a seco) junto a uma comparação a alvenaria em blocos cerâmicos, destacando o ganho de área de alguns centímetros de espaço útil da edificação, a massa do gesso utilizado para fazer as placas é menor do que o peso do bloco em alvenaria, o que faz com que haja uma diminuição de carga nas fundações e a facilidade da montagem e instalação elétrica e hidráulica. Desta forma, foi notado que com a vinda de três grandes fabricas para o Brasil, a oferta se tornou grande e o país começou a adotar o novo sistema de construção (drywall), porém ainda há limitações para que o sistema seja implementado de forma absoluta, devido a cultura que o Brasil utiliza em usar alvenarias em blocos cerâmicos nas obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com