TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências Sociais

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO.

CAMPUS CUIABÁ - OCTAYDE JORGE DA SILVA

Prof. Sandro Aparecido Lima dos Santos - Ciências Sociais – Engenharia de Controle de Automação

Alunos (nome por extenso):

Nome: ____________________________________________________

Nome: ____________________________________________________

________________________________________________________________

Instruções:

1) o trabalho deve ser feito sozinho e deve estar impresso ou manuscrito por dupla, com todas as respostas das questões escolhidas.

2) Para este trabalho o aluno deve recorrer as anotações de sala de aula (cadernos e slides) e os textos disponibilizados aos alunos. Em caso de transcrições fazer a citação de modo adequado.

3) Valor: de 0,0 até 4,00 pontos        . Cada questão correta vale 0,5 ponto.

4) Alertas: evite cópias de trabalhos de colegas, não copie simplesmente as ideias do texto, discuta com o colega e tente confeccionar uma definição para os temas propostos. O trabalho deve ser entendido como um exercício preparatório para a prova bimestral.

6) O trabalho consiste em interpretar os textos e, a partir dessa leitura e das explicações realizadas em sala, desenvolver todas as questões propostas. Respostas que se limitem a cópias de trechos dos textos enviados e dos slides apresentados serão desconsideradas.

7) O trabalho deve ser entregue na data da prova bimestral que ocorrerá em 26 de julho de 2016.

8) É obrigação do grupo ter consigo uma cópia do trabalho já respondido como garantia em caso de extravio. 

9) Identifique corretamente o número das questões escolhidas.

10) Respostas iguais em trabalhos diferentes poderão ter seu valor reduzido.

QUESTÕES

Grupo de questões referentes a

Unidade 1 – O contexto histórico de surgimento da Sociologia.

Responda a questão obrigatória (número 4) e escolha mais uma dentre as três questões optativas propostas abaixo:

Questões optativas

  1. Na Unidade 1 estudamos brevemente a transição da sociedade feudal para a sociedade capitalista. Sendo assim, faça uma síntese e compare as principais diferenças entre estes dois tipos de sociedade no que tange aos aspectos produtivos, sociais e ideológicos (produção das ideias), explicando estas diferenças.

  1.  Como a desigualdade social era explicada antes da Sociologia? Qual a relação do surgimento desta ciência com as mudanças intelectuais que caracterizaram o mundo moderno?

  1. Podemos afirmar que a Sociologia é uma ciência dotada de um único paradigma? Desenvolva sua resposta relacionando as desigualdades entre as classes que existiam no contexto em que a esta disciplina surgiu?

Questão obrigatória

  1. Como se pode definir a Revolução Industrial? Esta mudança produtiva se limitou a avanços econômicos e progresso técnico? Qual a contradição inerente ao desenvolvimento industrial e como isto se relacionou com o nascimento da Sociologia? 

Grupo de questões referentes a

Unidade 2 – Os paradigmas sociológicos clássicos

Responda as 2 questões obrigatórias (número 15 e 16) e escolha mais quatro dentre as 10 questões optativas propostas abaixo:

Questões optativas

  1. Segundo Durkheim, por que a simples vivência em sociedade não garante ao indivíduo condições para uma explicação sociológica? Cabe ao sociólogo emitir opiniões sobre a vida social a partir de seus julgamentos morais?

  1. Conforme a abordagem funcionalista de Émile Durkheim, podemos afirmar que a sociedade é um amontoado de indivíduos? Responda considerando como este autor conceitua sociedade e a noção de função social.

  1. Explique qual é o objeto de estudo da Sociologia. Ele é uma coisa com existência material? Em seguida cite e explique as três características desse objeto da Sociologia.
  1. Cite, explique e diferencie o tipo de solidariedade predominante nas sociedades simples de acordo com a teoria durkheimeana.
  1.  Como Weber diferencia as Ciências Naturais das Ciências Humanas? Weber concorda com a ideia de que a Sociologia deve explicar os fenômenos sociais em função de necessidades coletivas?
  1.  Cite e explique o que é o tipo-ideal enquanto um recurso de pesquisa na abordagem compreensiva.
  1.  Segundo Max Weber, o que são as ações sociais? Qual a relação deste conceito (de ação social) com o conceito de sociedade deste autor?
  1. Segundo Weber, explique o fenômeno da dominação legítima. Na sequência elabore um quadro ou texto comparando os três tipos puros de dominação legítima. Enriqueça sua resposta com exemplos argumentados.

Questões obrigatórias

  1. Cite, explique e diferencie o tipo de solidariedade predominante nas sociedades complexas de acordo com a teoria durkheimeana. Seguindo este raciocínio, como você explica o surgimento da graduação que você está cursando.

  1.  Weber concorda com a existência de uma única forma de estratificação social limitada a hierarquia de privilégios econômicos? Explique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com