TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências do Ambiente

Por:   •  19/11/2018  •  Abstract  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo dirigido 1

1 – A sucessão ecológica secundária é aquela em que organismos não muito exigentes colonizam uma área, a qual já foi um ecossistema anteriormente, porém, foi destruído por fatores externos, como o desmatamento.

2 –

a) Este caramujo é uma espécie exótica no Brasil, ou seja, é provável que não haja outra espécie consumidora do mesmo, além dos seres humanos. Assim sendo, como os brasileiros rejeitaram os moluscos na alimentação, os mesmos reproduziram rapidamente e disseminaram pelo país.

b) Uma alternativa para se tentar eliminar e/ou ainda erradicar essa espécie seria a catação, ou seja, a coleta dos mesmos manualmente, seguido de incineração, já que, mundialmente este método tem se mostrado o mais eficiente. Outra alternativa, seria a inserção de outra espécie exótica cc que fosse capaz de se alimentar desses caracóis, porém, é necessário uma certa cautela, já que isso também pode gerar outro desequilíbrio ecológico se não for realizado de maneira correta.

3 – No quesito morbidade, a água quando não está devidamente potabilizada, com bactérias, coliformes fecais e detritos e é consumida pode gerar vários tipos de doenças e infecções, sendo que apenas o contato com esta poderia causar dano à saúde humana. Como a distribuição da água pelo mundo é desigual, muitos países sofrem com este problema, atingindo milhares de pessoas, já que o acesso a esse recurso se torna extremamente caro.

Já no quesito mortalidade, como essas infecções e doenças podem se desenvolver para um estado mais crítico, levando muitas pessoas a morte. Além disso, a água é o elemento essencial para a vida, pois, é imprescindível para a vida de todos os seres do planeta.

4 – A dessalinidade não é uma solução viável visto o grande custo envolvido nesse processo, o que tornaria a água cara e inacessível para a maioria da população.

5 – O crescimento desordenado das cidades faz aumentar consideravelmente a demanda por diversos recursos naturais (principalmente a água e o petróleo), comprometendo a reserva dos mesmos. Logo, se a demanda aumenta, o consumo também aumenta, gerando uma maior quantidade de poluição, como: lançamento de resíduos em rios e lagos, aumento da produção de lixo, crescimento da poluição do ar gerada pelo surgimento de novas indústrias, dentre outros. Além disso, a poluição e o consumo excessivo pode comprometer significativamente a reserva de recursos naturais, comprometendo o futuro do planeta.

6 –

• Abundância

Total - referente ao número de indivíduos dentro de um ecossistema

• Riqueza: referente ao número de espécies em um ecossistema (ambiente).

• Diversidade: relativa a abundância ou riqueza de um ambiente, sendo que o ambiente mais diverso será aquele com maior riqueza, depois o com maior abundância.

• Espécie: conjunto de indivíduos com características fenotípicas ou genotípicas semelhantes capazes de se intercruzarem gerando descendentes férteis.

• Nicho ecológico: função que o organismo desempenha dentro de um ecossistema.

• Habitat: local que determinada espécie é encontrada.

• População: conjunto de indivíduos da mesma espécie.

• Conjunto de indivíduos de espécies diferentes (conjunto de populações).

• Ecossistema: conjunto de comunidades e a interação delas com o meio, sendo formado por fatores bióticos e abióticos.

7 –

Existem três tipos de pirâmides:

1. Números: Mostra o número de indivíduos de cada tipo de consumidor ou dos produtores, em ordem.

2. Biomassa: Mostra em ordem os produtores, consumidores primários e secundários, a biomassa de cada grupo.

3. Energia: Mostra em ordem de produtores e consumidores, ressaltando a fonte de energia para os produtores e a saída de energia no topo na forma de calor (demonstrando transformação de energia).

8 - O processo de auto fixação é o aumento da matéria orgânica em ambientes aquáticos. As causas desse processo geralmente são o lançamento de esgotos, resíduos industriais e fertilizantes agrícolas nesses ambientes. Por isso, a quantidade de minerais excessiva faz aumentar as algas da superfície, o que reduz a luz no interior desses ambientes diminuindo o processo de fotossíntese e quantidade de oxigênio, levando os organismos à morte, o que aumenta mais ainda a concentração de matéria orgânica. O ambiente assim, torna-se inabitável e impróprio para o consumo. Esse processo pode ser evitado com o tratamento de efluentes antes de serem lançados em rios e lagos.

9 – A qualidade da água disponível é afetada principalmente pelo decante de resíduos industriais, de esgoto e agrícola, sem tratamentos adequado, em rios, lagos e outros mananciais. Tal fato, além do impacto direto, goza também um indireto, já que contribui com o processo de eutrofização. Outro aspecto contribuinte é a disposição inadequada de lixo em lixões ou em aterros não controlados, onde o chorume gerado pela decomposição pode atingir os lençóis freáticos, os quais são os principais mantenedores de rios, principalmente em época de seca.

10 –

a) O nitrogênio de maneira exagerada nos fertilizantes agrícolas não são absorvidos pelas plantas (cerca de 60%), ficando assim livre para contaminar rios, lagos e outros mananciais, o que aumenta o processo de eutrofização. Este, como explicado anteriormente, pode gerar a destruição de um ecossistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com