TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências do Ambiente

Por:   •  5/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

INSTITUTO POLITÉCNICO – IPUC MG

Curso de Graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação

Joel Gonçalves de Oliveira        

Ciências do Ambiente

Relatorio de Sustentabilidade

Gestão ambiental e redução de impactos

(Resumo)

Belo Horizonte

2019

Gestão ambiental e redução de impactos   

 
 

    A preservação e a redução de impactos fazem parte das estratégias de sustentabilidade da grande montadora global Nissan, que por sua vez está atenta a mudanças climáticas, consumo de energia, emissão de gases, recursos naturais, utilização de recursos minerais, entre outros.   

A Nissan faz um estudo constante dos efeitos diretos e indiretos de suas atividades no meio ambiente.  E tem como filosofia a simbiose de pessoas, veículos e natureza, e como política corporativa eco-inovação que visa o desenvolvimento de uma sociedade de mobilidade sustentável e para este fim trabalha com novas tecnologias.  

Uma de suas unidades fica em Resende (RJ) que é a mais moderna e almeja ser uma das mais sustentáveis de todo o mundo , em volta da fábrica se mantém um cinturão verde de 12 hectares  contribuindo para a preservação da biodiversidade , além de ajudar no equilíbrio e na absorção de gases que são emitidos na atmosfera pela fábrica . Por essa iniciativa a Nissan está incluída pela   ONG internacional carbon desclosure Project (CDP) no grupo de 5% das corporações que participam do programa de aliança climática. Todos os funcionários passam pelo processo de integração que possui o módulo de meio ambiente, e além disso trabalha a conscientização ambiental por redes de comunicação. O foco de curto médio prazo é a redução de resíduos nas diferentes etapas de produção. Dentro da empresa acontece uma coleta seletiva que visa maximizar a chance de reciclagem do lixo.   

Outra grande questão para sustentabilidade está ligada ao consumo de energia e gás, para reduzir o consumo de água existem algumas iniciativas como a implementação de um sistema de recirculação de água na área de teste da qualidade de veículos em dezembro de 2015. A Nissan conseguiu em 2015/2016 melhorar o desempenho no consumo de água por veículo.  

Em relação ao consumo de energia foi iniciado a troca de lâmpada fluorescentes para lâmpadas de LED que são mais econômicas, duram mais, a energia fornecida para a planta da empresa em Resende (RJ) é de hidroelétricas, ou seja, de uma fonte renovável.    

a redução do consumo de água e energia já é uma meta, o que é bom, pois mantem o foco da empresa. Outra inovação que ajuda o meio ambiente é o uso de matérias menos agressivo, por exemplo no setor de pintura se utiliza tintas a base de água, isso reduz o uso de solventes.  

alguns equipamentos com empilhadeiras e rebocadores são 80% elétricos, diminuindo o consumo de combustível, e para transferência predial é usado uma empilhadeira com sistema de GLP que reduz o índice de emissões de gases da fábrica, pois a queima desse gás, não produz gases tóxicos e nem poluentes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (145.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com