TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ciências do Meio Ambiente

Por:   •  7/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 01: Escreva sobre a história do Protocolo de Montreal e em seguida, responda: o Protocolo foi bem ou mal sucedido?

Com a descoberta cientifica da destruição da camada de ozônio e seus efeitos sobre a saúde humana, flora e fauna fez com que desencadeasse uma consciência global para enfrentar esse problema. Tal consciência originou-se com a Convenção de Viena para a proteção da camada de ozônio.

Através das discussões que aconteceram em Viena, veio o aperfeiçoamento no Protocolo de Montreal, que discutiu sobre as substancias que degradam a camada de ozônio. Tais substancias que são destrutivas deveriam ser reduzidas em todo o planeta.

O protocolo de Montreal é considerado um dos mais bem sucedidos documentos, sendo adotado por 197 países. Desde que foi aceito por esses países, visam reduzir a emissão de CFCs, como intuito de não degradar ainda mais e eliminar a produção de gases prejudiciais para a camada de ozônio até 2065; Acabar com a fabricação e o uso dos hidrofluorocarbonetos, hidroclorofluocarbonetos, hidrobromoflurocarbonetos.

A sigla CFC refere-se a clorofluorcarboneto, sua composição baseia-se em carbono que contém cloro e flúor, que são danosos a camada de ozônio. A partir de Montreal em 1987 foi banido seu uso em vários países que assinaram o protocolo, esse gás foi substituído pelos Hidroclorofluorcarbonos (HCFC).

Os HCFCs são semelhantes aos CFCs e foram desenvolvidos como substitutos, são menos destruidores de ozônio do que os CFCs porque o seu átomo de hidrogênio extra, torna mais provável a sua degradação nos níveis inferiores da atmosfera, impedindo que muito do seu cloro atinja a estratosfera.

Portanto, o protocolo Montreal permitiu que houvesse uma maior proteção da camada de ozônio, afirmando eu devemos substituir substâncias prejudiciais a camada de ozônio. No cenário atual, onde a economia é a principal motivadora do mundo, um protocolo assinado por vários países garante sempre a busca por novas substâncias alternativas, para que seja possível preservar essa barreira natural que protege a nossa vida.

Sem esse acordo, nossa vida seria bem diferente do que podemos imaginar na terra e com grandes buracos na camada de ozônio nossa história poderia mudar muito mais rápido do que acreditamos. Por isso, devemos cuidar do nosso meio ambiente e tentar reduzir o que estiver ao nosso alcance pra não prejudicar o empobrecimento da camada de ozônio.

REFERENCIAS

SARRO, Vanessa Martins. Os Mecanismos da Governança Global para Proteção da Camada de Ozônio. Dissertação apresentada para obtenção do Título de Mestre em Direito pela Universidade Católica de Santos. Santos: Universidade Católica de Santos, 2016.

Preâmbulo e artigo 5º., inciso I, do Protocolo de Montreal. Disponível em https:// http://www.mma.gov.br/port/conama/reuniao/dir1082/ProtocoloMontrealOzonio.pdf. Acesso 04 de novembro de 2021.

REI, F.C.F., CARVALHO, S.M. 25 anos do protocolo de Montreal sobre substâncias que destroem a camada de Ozônio: a experiência do Brasil. Revista Juris da Faculdade de Direito. São Paulo: FAAP, ano IV, volume 8, 2012.

Questão 02: Explique a diferença entre ODP e GWP e suas relações com os fluidos refrigerantes sintéticos e naturais trazidos na trilha de vídeos fornecida. Pesquise e utilize referências que corroborem com as informações mostradas nos vídeos em relação a este tópico.

GWP significa ‘Global Warming Potential’, potencial de aquecimento global. É a medida que mostra quanto uma determinada massa de um gás de efeito de estufa é capaz de reter calor na atmosfera, em comparação a mesma massa de gás equivalente de CO2 . O valor do GWP é sempre calculado para um determinado período de tempo (como 20, 50 ou 100 anos) e considerando a capacidade de absorção de raios infravermelho. Como referência para o cálculo é utilizado o CO2, sendo que o seu GWP foi estabelecido como padrão e é 1. Quanto mais alto o valor do GWP, maior o impacto sobre o aquecimento global. O GWP de outros gases é calculado com base no CO2

ODP significa ‘Ozone Depletion Potential’, potencial de destruição da camada de ozônio. Esse índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de zero, menor o impacto na camada de ozônio. Para o cálculo do ODP o gás usado como base é CFC-11 também conhecido como R-11 e, apesar de não ser o gás mais danoso, seu índice é 1, o mais alto na escala.

REFERENCIAS

Disponível em: https://blog.recigases.com/blog/o-que-significa-gwp-e-odp. Acesso 01 de novembro de 2021.

Disponível em: https://blogdofrio.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-fluidos-refrigerantes-sinteticos-e-naturais. Acesso 01 de novembro de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com