TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Correntes Parasitas Para Ensaio

Por:   •  30/8/2020  •  Ensaio  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

FATEC OSASCO – PREFEITO HIRANT SANAZAR

Diego de Souza Santos Gabriel Rodrigues Camaforte Matheus Moreira Lopes Rafael Afonseca Mederios Vinicius Tanan Gregório

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Correntes Parasitas

Osasco 2018

Diego de Souza Santos - 2160691713020 Gabriel Rodrigues Camaforte - 2160691713027 Matheus Moreira Lopes - 2160691713006 Rafael Afonesa Medeiros – 2160691713007 Vinicius Tanan Gregório - 2160691713001

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Correntes Parasitas

Trabalho monográfico com objetivo de apresentar o que é o ensaio por Correntes Parasitas – FATEC Prefeito Hirant Sanazar.

Orientador: Professor Shun Yoshida

Osasco 2018

Resumo

Este documento tem como objetivo apresentar o que é o ensaio por Correntes Parasitas, bem como onde pode-se aplicar este ensaio. O ensaio por Correntes Parasitas é um ensaio que se utiliza de um equipamento capaz de gerar um campo eletromagnético, este campo quando em contato com o corpo a ser ensaiado gera um fluxo de correntes parasitas. O equipamento apresenta os resultados de forma gráfica, e imediata ao ensaio. Este ensaio apresenta vantagens satisfatórias, bem como desvantagens que limitam sua aplicação.

Índice

  1. Introdução        5
  2. Ensaio por Correntes Parasitas        6
  1. Como Funciona o Ensaio por Correntes Parasitas        6
  2. Equipamento para Ensaio por Correntes Parasitas        8
  3. Aplicações do Ensaio por Correntes Parasitas        9
  4. Vantagens do Ensaio por Correntes Parasitas        9
  5. Limitações do Ensaio por Correntes Parasitas        10
  1. Conclusão        11

  1. Introdução

Este documento tem como objetivo apresentar o que é o ensaio por Correntes Parasitas, bem como onde pode-se aplicar este ensaio.

  1. Ensaio por Correntes Parasitas

O ensaio por Correntes Parasitas é um método de Ensaio Não Destrutivo que se utiliza da indução eletromagnética.

Este ensaio é conhecido também por Corretes de Eddy ou Correntes de Feucalt.

O Ensaio por Correntes Parasitas, diferente de outros ensaios que são capazes de detectar apenas descontinuidades, é capaz de detectar diversos outros itens em um material, como por exemplo: espessura, condutividade elétrica, permeabilidade magnética, bem como a diferenciação de metais quanto a composição química, dureza, microestrutura, tratamento térmico, etc.

Comercialmente este  ensaio  foi  aplicado  a  partir  de  1940,  onde  o  Friedrich Foerster desenvolveu os primeiros aparelhos e sistemas para aplicação desta técnica.

  1. Como Funciona o Ensaio por Correntes Parasitas

O ensaio por Correntes Parasitas depende do princípio de indução eletromagnética para induzir correntes parasitas em um determinado corpo, o qual se deseja ensaiar.

Neste ensaio, o corpo a ser ensaiado é disposto dentro de uma bobina ou em contato com uma sonda. Posterior a isto, esta bobina ou sonda é alimentada com uma corrente alternada, chamada de corrente de excitação. Em consequência desta ação, nas proximidades da bobina, é gerado um campo eletromagnético, chamado de campo primário, que induzirá um fluxo de correntes parasitas no corpo a ser ensaiado.

Estas correntes parasitas, por sua vez, geram um segundo campo eletromagnético, chamado de secundário. Este campo eletromagnético possui sentido oposto ao primário, gerando assim uma resultante entre os campos eletromagnéticos primário e secundário.

Esta resultante apresentará a variação do campo secundário, captada pelo equipamento utilizado para realizar o ensaio. Esta variação no campo secundário é a consequência das alterações geradas no fluxo de correntes parasitas, que podem  ser ocasionados pela composição química do corpo, dureza, espessura de camadas endurecidas, condição do tratamento térmico, descontinuidades, geometria, dimensões, entre outras características.

O equipamento registra as medições e apresenta as alterações no fluxo de correntes parasitas, e consequentemente no campo eletromagnético secundário, e os apresenta em forma de gráfico, em uma tela do próprio equipamento.

[pic 1]

Figura 01 – Ilustração da Sonda utilizada no Ensaio por Correntes Parasitas

Abaixo é apresentada uma segunda ilustração, esta por sua vez exemplificando a distorção do fluxo de correntes parasitas num corpo de superfície plana e em um corpo com perfil de barra. Em ambos os casos, a distorção é causada pela presença de descontinuidades nos corpos.

[pic 2]

Figura 02 – Ilustração de distorção em fluxo de correntes parasitas em dois corpos

  1. Equipamento para Ensaio por Correntes Parasitas

Os equipamentos para ensaio por correntes parasitas não possuem um nome específico, podendo ser chamados de “Sonda para ensaios por correntes parasitas” ou simplesmente de “Equipamento para ensaio por correntes parasitas”.

Abaixo são apresentadas algumas imagens exemplificando estes equipamentos:

[pic 3]

Figura 03 – Equipamentos para Ensaios por Correntes Parasitas

[pic 4]

Figura 04 – Sodas para Ensaios por Correntes Parasitas em Tubos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (77.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com