TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Patologias e Vícios Construtivos

Por:   •  25/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6

UNOPAR

[pic 1]

Diego Roberto Weber

Campos Novos - SC

2021

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        3

2.        JUSTIFICATIVA        5

3.        OBJETIVOS        6

3.1        GERAL        6

3.2        ESPECÍFICOS        6

4.        REFERENCIAIS TEÓRICOS        7

5.        METODOLOGIA DA PESQUISA        9

6.        CRONOGRAMA        10

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


  1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

A temática da presente proposta de pesquisa, trata de patologias e vícios construtivos. O termo "patologia" vem da palavra derivada da língua grega e pode ser traduzido como o estudo (logos) de doenças (pathos). As chamadas patologias da construção civil: são problemas que surgem na estrutura dos edifícios. Uma verdadeira dor de cabeça, tanto para quem trabalha no segmento quanto para os clientes. Assim como no campo da medicina, as patologias da construção civil, também chamadas de patologias construtivas, apresentam sintomas específicos. Características que, quando identificadas em um estágio inicial, podem ser evitadas antes que se tornem muito sérias. (FERREIRA et al, 2021)

Patologias são defeitos que ocorrem em edifícios e os tornam inadequados e / ou inadequados para seu uso. A inspeção, manutenção e salvamento de edifícios são essenciais para o bom funcionamento e aumento da vida útil dos edifícios. Defeitos construtivos e patologias ocorrem em edifícios de diferentes origens. Eles podem se manifestar imediatamente ou levar anos para se manifestar, nesses casos são conhecidos como vícios ocultos ou redutores. (ROSSATO et al, 2020)

Em alguns casos, as patologias podem ser identificadas imediatamente. Como exemplos práticos desses eventos podemos citar: manchas e bolhas nas pinturas; vidro rachado; fissuras em alvenaria; alvenaria com umidade; destacamento de cerâmicas de fachadas; infiltrações; vedação deficiente; louças ou ladrilhos rachados; quadros danificados; cobertura inadequada; hardware e bloqueios especificados incorretamente; caldeiras, aquecedores e outros aparelhos defeituosos, etc. (VITÓRIO, 2003)

Quando uma construção é executada corretamente usando as especificações e padrões inerentes ao processo, espera-se que não haja problemas derivados de erros de execução. No entanto, na prática, todos os trabalhos, mesmo os mais simples e menores, têm erros comuns. (ROSSATO et al, 2020)

O trabalho é algo muito complexo com muitos eventos independentes, e muitas vezes os colaboradores responsáveis pela sua execução não possuem os conhecimentos técnicos necessários para a realização do processo e não são monitorados e fiscalizados adequada e periodicamente por um profissional competente; Isso cria opções de execução inadequadas que se tornarão uma fonte de problemas e despesas no futuro. (FERREIRA et al, 2021)


  1. JUSTIFICATIVA

A realização deste estudo é de grande relevância porque o engenheiro civil deve ser um profissional capaz não só de saber realizar a obra nas suas diferentes fases, mas também de ter a sensibilidade de perceber no tempo, quando uma determinada tarefa não o está corrida. faço. de forma atempada, de acordo com o disposto na regulamentação, evitando assim a ocorrência de erros construtivos nas edificações. Consequentemente, este trabalho é importante para a vida profissional do engenheiro, pois permite uma compreensão mais aprofundada do assunto que deve ser transmitido aos seus colaboradores (proprietário, gestores) para que a construção seja realizada no respeito. Padrões.


  1. OBJETIVOS

  1. GERAL
  • Analisar a conjuntura econômica na atualidade pandêmica.
  1. ESPECÍFICOS
  • Analisar o contexto da conjuntura econômica;
  • Comparar as mudanças econômicas dadas pela pandemia de COVID-19.
  • Analisar a conjuntura real do cenário Brasileiro em 2021.

  1. REFERENCIAIS TEÓRICOS

Os edifícios sofrem degradação estrutural natural e uma diminuição considerável do desempenho ao longo do tempo, a intensidade desta degradação pode variar em função da durabilidade dos materiais utilizados, das condições de exposição e do desempenho de manutenção periódica. A presença de anomalias construtivas pode exigir recursos significativos para a sua adaptação, e os prejuízos causados por estes extrapolam os danos materiais, principalmente devido ao desgaste que os compradores, usuários e construtores podem causar. (VITÓRIO, 2003)

Na construção civil, a manutenção predial começou a ganhar importância no final da década de 1950 e se intensificou ao longo dos anos. No Brasil, o maior desenvolvimento ocorreu a partir da NBR 5.674 (ABNT, 2012) Manutenção Predial - Procedimento. A manutenção deve ser uma etapa a ser realizada após a inauguração e durante a utilização da obra e a não entrega dos elementos essenciais à sua realização impede ou dificulta o funcionamento, comprometendo assim a vida útil do edifício. (ROSSATO et al, 2020)

O homem sempre precisou de um abrigo ou algum tipo de estrutura para se estabelecer. Essas estruturas são geralmente orientadas para os mais diversos tipos de atividades e funções que o ser humano deve realizar. Um edifício é uma construção destinada a acolher as referidas atividades e cada uma se caracteriza pelo seu destino, que pode ser residencial, cultural, de serviços, industrial, entre outros. (FERREIRA et al, 2021)

O conceito de construção dita que estas se caracterizem por casas, prédios, apartamentos, armazéns, viadutos, igrejas, pavilhões esportivos, fortalezas, aeroportos, torres de comando, fogos de artifício. Sinalização, postos de gasolina, hidrelétricas, usinas nucleares, indústrias, água estações de tratamento, etc. Enfim, é a forma genérica de designar qualquer instalação que, como finalidade final, sirva de refúgio para cumprir as mais variadas funções do homem. O processo de construção de um edifício é o seguinte: ideia inicial, planejamento prévio, projeto, fabricação de materiais para uso no local de trabalho, execução de componentes de construção e uso. Durante esses processos, podem ocorrer falhas ou descuidos dos mais diversos tipos, que acabam gerando vícios e problemas construtivos das etapas citadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com