TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais fontes de energia não renováveis

Por:   •  18/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

LINCOLN LOPES MOREIRA MACHADO

PAINEL EÓLICO CONSTRUÍDO COM LED’S

SÃO PAULO

2017

Sumário

1. OBJETIVO 1

2 TIPOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA E VIABILIDADDE NO BRASIL 2

2.1 Principais fontes de energia não renováveis: 2

2.1.1 Gás natural 2

2.1.2 Petróleo 2

2.1.3 Carvão 2

2.1.4 Energia Nuclear 2

2.2 Principais fontes de energia renováveis 3

2.2.1 Energia hidráulica 3

2.2.2 Energia eólica 3

2.2.3 Energia solar 4

3 TIPOS E PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE LED’S 6

3.1 LED difusos comuns 6

3.2 Fitas de LED 6

3.3 LED bicolores 6

3.4 LED RGB ou tricolor 6

3.5 Matriz de LED 7

3.6 LED ou display de 7 segmentos alfanuméricos 7

3.7 LED ou display de 16 segmentos alfanuméricos 7

3.8 LED infravermelho 7

3.9 LED de alta potência ou HPLEDs 7

3.10 LED orgânico (OLED) 7

4 TIPOS E PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE GERADORES 8

4.1 Aerogeradores com Rotor de eixo vertical 8

4.2 Aerogeradores com Rotor de eixo horizontal 9

5 CONSTRUÇÃO DO PROTÓTIPO 10

6 PLANILHA DE CUSTO 13

8 REFERÊNCIAS 15

OBJETIVO

O objetivo deste projeto é construir um painel eólico utilizando LED’s.

TIPOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA E VIABILIDADDE NO BRASIL

Principais fontes de energia não renováveis:

2.1.1 Gás natural

O gás natural é o único combustível fóssil que se apresenta sob a forma gasosa na natureza. O gás natural é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos, sendo que o metano é o principal constituinte da mistura. Normalmente é encontrado preso no topo de reservatórios de petróleo, de modo que sua exploração é feita conjuntamente com a extração do petróleo. Nas primeiras explorações de petróleo o gás natural era simplesmente queimado no topo do poço. Posteriormente, verificou-se que esse gás possuía um elevado poder calorífico e que, portanto, sua exploração seria vantajosa.

Petróleo

Os principais derivados do petróleo são os seguintes: a gasolina automotiva, a gasolina de aviação, o querosene de iluminação, o óleo diesel, a nafta, os óleos combustíveis e o gás liquefeito de petróleo.

O método mais simples da refinação do petróleo consiste na destilação fracionada. O chamado craqueamento é empregado para se produzir hidrocarbonetos mais pesados e menos voláteis.

Carvão

O carvão é o combustível fóssil mais abundante na terra. Os carvões de melhor qualidade correspondem ás formações mais antigas. O antracito ou carvão duro normalmente se encontra em camadas profundas nas minas de carvão e por isso este tipo de carvão é mais caro do que os outros. O carvão betuminoso ou mole constitui cerca de 50% das reservas mundiais; ele é usado para a produção de aço e outros fins industriais. Os carvões apresentam também porcentagens variáveis de hidrocarbonetos, de hidrogênio, de enxofre e de compostos de nitrogênio. O uso do carvão apresenta enormes problemas de poluição. Em alguns países a lei não permite a queima do carvão quando este possui um elevado teor de enxofre. A queima do carvão produz óxidos de enxofre que são muito tóxicos e corrosivos.

Energia Nuclear

As usinas nucleares são instaladas ás margens dos rios e ao longo do litoral. Como muitos reatores são projetados, Mas só os grandes rios podem ser usados, certo número de reatores será construído ao longo de um mesmo rio. Os reatores instalados nos litorais, produtos químicos são usados para poluir a água quente ao redor do local da usina para prevenir a proliferação de algas e outras espécies que de outra maneira impediriam o fluxo da água de refrigeração.

Além da poluição térmica, os problemas associados à manipulação da matéria radioativa devem ser considerados. Nenhum dos sentidos humanos detecta a radioatividade. Então, a menos que as pessoas estejam munidas com detectores de radiação, estão indefesas frente a este perigo.

Principais fontes de energia renováveis

Energia hidráulica

A energia hidráulica é uma das fontes de energia renováveis mais promissoras, principalmente para os países que dispõem de grandes recursos hídricos, como o Brasil. Trata-se de um recurso energético simples de ser explorado e praticamente inesgotável, uma vez que o potencial hidráulico depende da energia solar e da energia potencial gravitacional da Terra (duas pontes praticamente inesgotáveis).

A geração da energia elétrica a partir de uma queda d’água é uma das principais técnicas para se obter energia elétrica em grande escala, por causa de sua capacidade única de armazenar energia com pequenas perdas e sob condições econômicas favoráveis.

Energia eólica

A energia eólica é um recurso energético que deriva principalmente da ação indireta da energia solar. Entretanto, a ação dos raios solares não é a única causa dos ventos. A rotação da Terra, as marés da atmosfera e outros fenômenos oriundos de efeitos geofísicos também influenciam na formação e distribuição dos ventos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com