TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais Fontes De Limitação Na Tomada De Decisão

Por:   •  31/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Veiga de Almeida

AS PRINCIPAIS FONTES DE

LIMITAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO

Vitória, Espírito Santo

2023

AS PRINCIPAIS FONTES DE LIMITAÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO

A tomada de decisão dentro de uma empresa é crucial, seja em processos internos ou externos, pois é a partir dela que surge a sua orientação de negócios. Os processos decisórios nas organizações, e as ações tomadas com base neles, têm impacto a longo prazo e devem ser desenvolvidos com cautela.

Uma empresa que não busca entender suas limitações, corre o risco de perder seu direcionamento comercial. Por este motivo, é necessário que sua gestão se atente a possíveis impedimentos futuros, como a percepção limitada. Esse obstáculo existe na etapa de deliberação quando não são consideradas todas as possibilidades e alternativas e, consequentemente, as decisões tomadas não refletem a realidade.

A informação parcial é outra fonte comum de limitação na tomada de decisão. Em muitos casos, as informações disponíveis são limitadas, incompletas ou distorcidas, o que pode prejudicar a eficiência do processo. Quando fundamentada em informações parciais, a solução apresentada pode ser ineficaz ao problema.

A lógica da satisfação é um viés cognitivo que pode levar a decisões inadequadas. Esse viés se refere à tendência dos decisores de se satisfazerem com a primeira solução que encontram, já que tendem a buscar a solução mais fácil ou rápida, em vez de analisar todas as alternativas disponíveis.

Quando os interesses políticos interferem na tomada de decisão, os decisores podem ser obrigados a escolher uma opção que não é a melhor para a organização, mas sim para atender a interesses particulares. Por este motivo, outro dos vários obstáculos citados, é a interferência política.

Diante dessas fontes de limitação, é fundamental que as organizações adotem medidas para minimizá-las. Isso pode ser feito por meio da ampliação da percepção, com a análise de diferentes perspectivas e a busca de novas informações, bem como pela utilização de técnicas para a coleta e análise de dados mais precisos. Além disso, as organizações devem buscar mecanismos para reduzir a interferência política na tomada de decisão, como o recrutamento de pessoas cujos interesses são comuns aos da organização como um todo.

REFERÊNCIAS

CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1996.

GOMES, Romeu. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A. Comportamento organizacional. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

TVERSKY, Amos; KAHNEMAN, Daniel. Judgment under uncertainty: heuristics and biases. Science, v. 185, n. 4157, p. 1124-1131, 1974.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com