TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud- principais fontes do sofrimento humano

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  1.903 Visualizações

Página 1 de 2

Quais são as principais fontes do sofrimento humano? Que métodos o homem utiliza para evitá-lo?

Em sua obra, Freud levanta a questão do propósito da vida humana, admitindo que não haja resposta satisfatória para tal questão. Ao analisar a inquietação proposta, o autor reflete que o próprio homem revelaria o proposito de sua vida através de seu comportamento. O esforço para obter felicidade e com ela permanecer seria a reposta para a inquietação, o aspecto positivo da resposta seria que os seres humanos visam à ausência de sofrimento e desprazer, enquanto o lado negativo se relacionaria com a experiência de intensos sentimentos de prazer. Assim, o propósito da vida humana é o programa do principio de prazer, uma vez que a atividade do homem busque realizar um desses objetivos.

Para Freud a felicidade seria restringida por nossa própria constituição, pois a situação desejada pelo principio de prazer se prolonga, ela produz um sentimento de contentamento muito tênue, ou seja, sútil, difícil de perceber. No entanto, a infelicidade tornar-se-ia difícil de experimentar, o sofrimento viria de três direções: do nosso corpo, frágil e incapaz de sentir o sofrimento e a ansiedade como sinais de advertência; do mundo externo e de nossos relacionamentos com a nossa própria espécie, sendo essa, o estudo da inadequação das regras que procuram ajustar os relacionamentos mútuos dos seres humanos na família, Estado e na sociedade. O principio de prazer do homem com relação ao mundo externo é, saber que é feliz, simplesmente porque sobreviveu ou escapou da infelicidade. Contra o sofrimento que pode vir de relacionamentos humanos, o mais provável que, a defesa imediata, seja o isolamento voluntário, mantendo-se a distância dos outros homens, considerando que a realidade seja sua única inimiga e a fonte de todo sofrimento, com a qual é impossível viver, se quisermos ser de algum modo felizes, temos que romper as relações com a realidade.

Os métodos mais interessantes para evitar o sofrimento são os que procuram influenciar o nosso próprio organismo, pois todo sofrimento nada mais é do que a sensação, só existe na medida em que o sofremos. O método mais comum e eficaz é o método químico: a intoxicação, podendo ser drogas manipuladas ou a química de nosso próprio corpo.

O deslocamento da libido (busca instintiva pelo prazer sexual), também é uma maneira de afastar a dor e o sofrimento: se o homem busca suas satisfações internamente, ele se torna independente do mundo exterior.

Seria outro modo substitutivo de fugir do sofrimento, a arte (que ofusca a realidade) e também colocar o amor no centro de sua vida, esperando assim toda satisfação dele.

Freud não tem a intenção de acabar com o sofrimento, mas sim, afastar um pouco ele, apontando para a direção de nossa atividade, ou seja, a felicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com