TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Práticas Empreendedoras

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Práticas empreendedoras
AVA 2
O empreendedor e a gestão

Nome: Pedro de Castilho Susana Granado
Matricula: 20171100200

O cenário de isolamento social está acelerando uma mudança no comportamento das empresas e dos consumidores, principalmente no que diz respeito à transformação digital. Oportunidades estão surgindo, as pessoas estão mais dispostas a testar novas soluções e os modelos de negócio, durante essa crise, não serão os mesmos do ano passado.

No empreendedorismo social também existem muitas oportunidades. A pandemia tem deixado em evidência a desigualdade social que sempre existiu. As pessoas mais vulneráveis, que habitam boa parte das periferias, Brasil afora, não têm as mesmas condições de enfrentar a pandemia do que as pessoas com maior poder aquisitivo. Necessidades básicas, como falta de água, moradias precárias, falta de acesso aos serviços de saúde e falta de acesso à internet causam ainda mais sofrimento do que antes.

Para quem enxergou uma oportunidade e deseja iniciar um projeto neste momento, o importante é ser bem crítico se, realmente, identificou um problema relevante, e não algo que seja apenas “nice to have”. Prototipar e testar rapidamente se sua solução atende as necessidades dos consumidores, continua sendo a melhor forma de descobrir isso. Produtos digitais, com baixo custo de aquisição de clientes, terão mais chance de dar certo. Mais do que nunca, prefira modelos de negócio com capacidade de “bootstrap”, que permitam geração de receita no dia zero. No mais, os principais desafios seguem os mesmos: encontrar um produto para um problema real de mercado, formar uma boa equipe, e controlar bem o fluxo de caixa.

​        Compartilhar os desafios e as ações adotadas com outros empreendedores tem ajudado muito a lidar com a insegurança nesse ambiente de muita incerteza. Grupos de Whatsapp e fóruns de empreendedores locais são ótimas formas de trocar experiências e minimizar a solidão dos empreendedores nos momentos de tomada de decisão. Além disso, pode ser uma excelente forma de unir forças para renegociar contratos com instituições locais. A fim de promover um espaço adequado para essas trocas de experiência, o CEMP, em conjunto com o Comitê Alumni de Empreendedorismo, migrou os eventos de Mentoria Coletiva para o ambiente online.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com