TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Redes de Computador

Por:   •  2/6/2018  •  Seminário  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

De uma maneira simplificada a camada de transporte e responsável por fazer a conversação ( fluxo de dados) entre os aplicativos nos host destino e origem, assegurando , caso necessário, que todos os dados sejam recebidos confiavelmente e em ordem pelas aplicações corretas.

 Início
    Antes de dar início gostaria de falar sobre dois modelos de redes que utilizam a camada de transporte em sua estrutura esses modelos são OSI e TCP∕IP.
    OSI e um modelo de referência que especifica todos os processos necessários para que a comunicação de dados ocorra dividindo esses processos em 7 camadas (Aplicação, Apresentação, Sessão, Transporte, Rede, Enlace de dados e Física), entre elas a camada de transporte localizada na camada 4.
    Já o modelo de pilha TCP∕IP utiliza 4 camadas em sua estrutura, esse nome deriva de dois protocolos essenciais para a comunicação entre dispositivos, o protocolo IP presente na camada de internet responsável por fornece funções  necessárias para o envio de pacotes entre dispositivos e o protocolo  TCP responsável por transmitir de uma maneira confiável  e um dos protocolos da camada de transferência  que irei explicar mais à frente.

Primeiro Slide
       Pegando como base o modelo TCP∕IP, a camada de transporte e o link entre a camada de Aplicação e a camada inferior nesse caso a camada de Internet, que são responsáveis por  movimentar os dados entre aplicativos nos dispositivo de rede . A camada de transporte pode possibilitar a entrega garantida, reordenação dos dados e controle de fluxo e também  a verificação de eventuais erros que podem ter ocorrer durante a transmissão. Para que isso ocorra a ela utiliza três processos fundamentais:

-Segmentação dos dados;
-Identificação das Aplicações ;
-Reagrupamento desses  segmentos;


Terceiro Slide
Segmentação de dados
 
A camada de transporte divide os dados em segmentos tornando os mais fáceis de gerenciar e transportar, possibilitando a multiplexação (intercalando) no meio, ou seja, permite que diversas aplicações utilizem a rede ao mesmo tempo

Necessidade de dados  
Devido ao fato de diferentes aplicações terem diferentes prioridades, nem sempre  à necessidade dos segmentes (dados) chegarem em uma sequência especifica para serem processados com sucesso. A camada de transporte conta com dois protocolos mais comuns da pilha de protocolos TCP∕IP para atender a precisão -necessidade de cada aplicativo os protocolos TCP E UDP.
 

Primeiramente comparando suas afinidades  ambos os protocolos gerenciam a multiplexação  na rede. A diferença entre os dois são as funções especificas que cada protocolo implementa.

Protocolo UDP
O UDP é um protocolo simples e sem conexão(não estabelece uma comunicação entre o dispositivo origem e destino). Ele tem a vantagem de fornecer uma entrega de dados com baixo overhead (sobrecarga). As segmentos de comunicação em UDP tem uma nomeação diferente são chamados de datagramas. Estes datagramas são enviados como o "melhor esforço"(não são confiáveis) por este protocolo da camada de Transporte.
Alguns exemplos de aplicações VOIP abreviação de voz sobre o IP, Vídeo Streaming e DNS.

Protocolo TCP
O TCP é um protocolo orientado à conexão. O TCP causa sobrecarga adicional(maior overhead) para adicionar funções. Essas funções adicionais especificadas pelo TCP são a entrega ordenada e confiável dos dados e controle de fluxo. Em termos de rede confiabilidade significa garantir que cada segmento que a origem envie chegue ao destino, para isso ela faz o rastreamento de dados transmitidos, confirmação dos dados recebidos e retransmissão dos dados corrompidos ou perdidos. Retransmissão dos dados  quando o destino não envia confirmação de recebimento de um dado, a origem o retransmite automaticamente, a  retransmissão parte do último número contido na confirmação de recebimento. Algumas aplicações que utilizam esse protocolo Navegadores de internet, serviço de E-mail, FTP(protocolo de transferência de arquivos).

Estabelecendo conexão TCP

Quando dois hosts se comunicam usando o TCP, uma conexão é estabelecida antes que os dados possam ser trocados. Depois da comunicação ter sido completada, as sessões são fechadas e a conexão é encerrada. Para estabelecer essa conexão o host realizam um handshake triplo, o handshake triplo;
- Estabelece que o dispositivo de destino está presente na rede.

-Verifica se o dispositivo de destino tem um serviço ativo e está aceitando solicitações no número de porta de destino que o cliente pretende usar para a sessão.

- Informa o dispositivo de destino que o cliente de origem pretende estabelecer uma sessão de comunicação nessa número de porta.


O TCP e o UDP Lidam com a Segmentação de Maneira Diferente.

No TCP, cada cabeçalho de segmento contém um número sequencial, esse número tem a função de reagrupar os segmentos na ordem em que eles foram transmitidos. Isso assegura que as aplicações de destino tenham os dados iguais aos que foram transmitidos pela aplicação de origem.

já o UDP não estão preocupado com a ordem que a informação foi transmitida, ou na manutenção de uma conexão. Não existe esse número sequencial no cabeçalho UDP, a informação pode chegar em ordem diferente da qual ela foi transmitida porque diferentes pacotes podem tomar diferentes caminhos através da rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com