TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Redes de Computadores

Por:   •  20/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 4

2ª Lista de exercícios – Redes de Computadores

  1.  Qual a finalidade do campo TTL em um datagrama IP?

TTL (time to live, ou seja, tempo para viver) ajuda a prevenir que os datagramas persistam (ex. andando aos círculos) numa rede. Historicamente, o campo TTL limita a vida de um datagrama em segundos, mas tornou-se num campo de contagem de nós caminhados

  1.  Suponha que sua empresa receba uma faixa de endereços IP representada por 193.150.40.0/24. Como você faria para dividir esses endereços de modo que cada um dos departamentos da empresa (exemplo, comercial, projetos, construção e recursos humanos) tenha sua própria (sub) rede?

Detalhe ao máximo seu projeto, exibindo:

. O endereço de cada sub-rede;

. O endereço de broadcast de cada sub-rede;

. O endereço a qual o roteador se conecta a cada sub-rede;

. A quantidade de máquinas que, na prática, cada sub-rede poderá conter.

  1.  Explique como funciona a estratégia de tunelamento, no tocante à transição para o IPv6.

O protocolo de tunelamento é aquele que inclui em seu datagrama outro pacote de dados completo, que usa um protocolo de comunicação diferente. Ele essencialmente cria um túnel entre dois pontos em uma rede que pode transmitir com segurança qualquer tipo de dado entre eles. Existem 5 métodos do tráfego do IPv6, e eles são: Túneis de IPv6 manual, túneis compatíveis com IPv4 automáticos, GRE, ISATAP (Protocolo de endereçamento do túnel automático do Intra-Local)

  1.  Os protocolos RARP e DHCP realizam fundamentalmente a mesma função. Qual é essa função? Cite pelo menos três motivos pelos quais o RARP foi preterido em favor do DHCP.

Basicamente, ambos permitem que uma máquina se obtenha endereço de IP automaticamente.

RARP tornou-se ineficiente com o aumento da quantidade de computadores; Não atende computação móvel; RARP opera em nível baixo (acesso direto ao hardware da rede); RARP carrega menos dados no pacote do que poderia; DHCP utiliza o datagrama de forma mais eficiente e completa.

  1.  Explique como funcionam os aplicativos traceroute (Unix/Linux e tracert (Windows) no contexto do ICMP.

É uma ferramenta de diagnóstico que rastreia a rota de um pacote através de uma rede de computadores que utiliza os protocolos IP e o ICMP.

Seu funcionamento está baseado no uso do campo Time to Live (TTL) do pacote IPv4 destinado a limitar o tempo de vida dele. Para o caso do IPv6 é utilizado o campo hop limit, o limite de saltos dos datagramas desta versão do protocolo.

  1.  Explique o processo segundo o qual um endereço IP é atribuído a uma máquina usando o DHCP, esboçando uma máquina de estados finitos que retrate o comportamento de um cliente DHCP.

O endereço IP pode ser atribuído a uma máquina de 3 maneiras distintas, e elas são:

 Atribuição manual - Onde existe uma tabela de associação entre o endereço MAC do cliente (que será comparado através do pacote broadcast recebido) e o endereço IP (e dados restantes) a fornecer. Esta associação é feita manualmente pelo administrador de rede; por conseguinte, apenas os clientes cujo MAC consta nesta lista poderão receber configurações desse servidor;

Atribuição automática - Onde o cliente obtém um endereço de um espaço de endereços possíveis, especificado pelo administrador. Geralmente não existe vínculo entre os vários MAC habilitados a esse espaço de endereços;

Atribuição dinâmica - O único método que dispõe a reutilização dinâmica dos endereços. O administrador disponibiliza um espaço de endereços possíveis, e cada cliente terá o software TCP/IP da sua interface de rede configurados para requisitar um endereço por DHCP assim que a máquina for ligada na rede. A alocação utiliza um mecanismo de aluguel do endereço, caracterizado por um tempo de vida. Zerado/expirado esse tempo de vida naturalmente, da próxima vez que o cliente se conectar, o endereço provavelmente será outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com