TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnicamente os Serviços de Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  26/8/2018  •  Resenha  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 8

TAREFA 2.2

ATRIBUIÇÃO 01 - Supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os serviços de Engenharia de Segurança do Trabalho.

A atividade de supervisionar é resumida em avaliar, acompanhar, analisar um processo operacional seja ele de qualquer ramo de atividade. Enquanto que coordenar define-se como estruturar, ordenar, interligar as atividades sejam elas individuais ou em equipe de forma metódica. Para o engenheiro de segurança do trabalho, não cabe apenas supervisionar e coordenar, existe uma atribuição muito importante que é a orientação, essa atribuição resume-se no feedback no âmbito de esclarecimento e conscientização dentro das interpretações normativas.

o.

ATRIBUIÇÃO 02 - Estudar as condições de segurança dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos, com vistas especialmente aos problemas de controle de risco, controle de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, proteção contra incêndio e saneamento.

Cabe ao engenheiro de segurança do trabalho o reconhecimento, avaliação, neutralização, e mitigação/controle dos riscos presentes no ambiente de trabalho, gerir os controles dos agentes poluentes, promover meios que conservem a higiene do trabalho, ergonomia, saneamento e proteção contra incêndio.

ATRIBUIÇÃO 03 - Planejar e desenvolver a implantação de técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos.

Para manter estes controles mencionados na atribuição anterior, há necessidade elaborar laudos e relatórios periódicos que possam identificar e mitigar quaisquer riscos e exposições do trabalhador, além de alertar o empregador para a realização de ações preventivas. Diversos são os padrões de gestão de riscos podem ser implantados na organização. Muito importante que se tenha planejamento e desenvolvimento das atividades dos programas de SST.

ATRIBUIÇÃO 04 - Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos, tais como poluentes atmosféricos, ruídos, calor, radiação em geral e pressões anormais, caracterizando as atividades, operações e locais insalubres e perigosos.

Vistoriar é examinar (algo) para verificar o estado de conservação e funcionamento, essa etapa é auxiliada por obtenções de dados de acontecimentos, através de exame detalhado e uma descrição precisa dos elementos que a compõem. A vistoria está dentro da etapa de inspeção, pois é um efeito de vistoria.

Após das coletas de dados, o Engenheiro de Segurança do Trabalho, realiza cálculos e laudos de medidas sobre riscos físicos, químicos e biológicos, identificando com precisão o grau de exposição de locais insalubres e perigosos ao qual o trabalhador poderá estar submetido.

ATRIBUIÇÃO 05 - Analisar riscos, acidentes e falhas, investigando causas, propondo medidas preventivas e corretivas e orientando trabalhos estatísticos, inclusive com respeito a custo.

Na verdade, este item é considerado obrigação do que atribuição, pois é neste ponto de vista que o EST identifica as fontes de riscos, avalia os danos à saúde longo prazo, consulta registros de acidentes e problemas anteriores para o tipo de setor da empresa e de outras fontes. Define métodos de medidas preventivas e corretivas que atenuem ou até extingam todos tipos de riscos com o intuito de evitar que os trabalhadores estejam expostos, reduzindo o impacto financeiros para a empresa.

ATRIBUIÇÃO 06 - Propor políticas, programas, normas e regulamentos de Segurança do Trabalho, zelando pela sua observância.

A postura do EST, precisa ser assertiva e objetiva dentro da observância da lei.

Só assim que não há penalidades para o trabalhador e nem para o empregador, ele precisa mostrar e compartilhar os benefícios que as ações propostas, são para benefícios de todos de forma clara e transparente, tanto na parte de acidentes e doenças do trabalho, quanto na parte financeira e social.

ATRIBUIÇÃO 07 - Elaborar projetos de sistemas de segurança e assessorar a elaboração de projetos de obras, instalação e equipamentos, opinando do ponto de vista da Engenharia de Segurança.

Nessa atribuição que o EST atua desenvolvendo e/ou auxiliando o desenvolvimento de projetos diversos no âmbito de sistemas de segurança. Nessa etapa, utiliza-se os indicadores como controle e auxilio para tomadas de decisões para qualificar os riscos e mitiga-los.

ATRIBUIÇÃO 08 - Estudar instalações, máquinas e equipamentos, identificando seus pontos de risco e projetando dispositivos de segurança.

Considero aqui o início do ciclo do PDCA no quesito saúde e segurança do trabalho, pois são no estudos que se inicia a fase do planejamento, este tem a finalidade de promover meios de proteções eficazes, a cautela desses dispositivos de segurança deve bastante minuciosa, pois podem ser utilizadas de maneira errada, ou seja, evitando riscos, visto que o risco é muito maior quando o trabalhador está utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteçāo Coletiva (EPCs) ineficientes, em vez de não estar os utilizando. Pois, o funcionário acaba por se expor ao risco presumindo que está seguro com os equipamentos a sua disposição.

ATRIBUIÇÃO 09 - Projetar sistemas de proteção contra incêndios, coordenar atividades de combate a incêndio e de salvamento e elaborar planos para emergência e catástrofes.

Existe um programa de segurança muito importante, se não for o mais importante que um EST elabora, PAE – Plano de Atendimento a Emergência, outros conhecem como plano de Contingencia à Emergência, este plano tem como finalidade salvar vidas na prática, pois seu objetivo é definir a sistemática que deve ser seguida nos escritórios e obras em situações de Incidentes, sinistro emergências médicas, roubos e assaltos, vandalismo e atos de pessoas desprovidas da razão; Antes desse plano o EST deve projetar sistemas de combate a incêndio, definir rotas de fugas que devem estar contidas no PAE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com