TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As ponts na construção civil

Por:   •  10/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

As maiores pontes do mundo e seus aspectos na construção civil

Salvador – BA

18 de abril de 2013

Universidade Salvador

Curso: Engenharia Civil

Alunos: Marcus Vinicius e William Valverde

Turma: EC-NR05

Professor: Olívio

[pic 2]

Salvador – BA

11 de abril de 2013

Sumário

Introdução............................................................................................................1

As dez maiores pontes do mundo.......................................................................2

Aspectos de construção de pontes.....................................................................4

Tecnologias na construção de ponte...................................................................6

Conclusão............................................................................................................7

Referências..........................................................................................................8

Introdução

Uma ponte é uma construção que permite a ligação de dois pontos que não podem ser acessíveis por motivos de serem separados por riosvales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.

Na antiguidade, o homem sempre necessitou vencer seus obstáculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes terão surgido de fenômenos naturais com a queda de troncos sobre os rios e processo posteriormente seria imitado pelo Homem, surgindo então pontes feitas de troncos e logo depois de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras.

As pontes são construções que tem como o objetivo a praticidade e a perca de tempo transportando pessoas e automóveis. Porem a construção de uma ponte leva uma engenharia que analisa a sua sustentação, matérias e outros recursos com quando é construída sobre um curso de água, é necessário analisar a passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura ou se construída sobre um meio seco (chamado de viadutos) é necessário analisar a passagem de veículos e pessoas nos meios urbanos.

1

As dez maiores pontes do mudo

1° - Ponte Qingdao

É a maior  ponte sobre a água na Terra. Localizada na cidade de Qingdao, na República Popular da China, foi construída em apenas quatro anos, com a construção iniciada em  2007 e a inauguração ocorrendo em  30 de junho de 2011. A ponte tem 42 500 metros de extensão, custando 10 bilhões de yuans (Moeda local). A ponte aguenta até grandes terremotos e até uma colisão com de navio de até 300 000 (trezentos mil) toneladas.

2° - Ponte do Lago Pontchartrain 

A Ponte do Lago Pontchartrain é uma ponte constituída por duas vias paralelas que atravessam o lago Pontchartrain numa extensão de 38.422 metros.  Ela fica na cidade de Mandeville nos Estados Unidos. Para suportá-las, há mais de 6000 pilares de concreto assentados no fundo do lago, que tem uma profundidade média de apenas 4 metros, exceto no canal de navegação onde atinge 45 metros.

3° - Ponte do Pântano Manchac

        É uma ponte localizada no estado de Louisiana nos Estados Unidos. Com um total de 36.710 metros de extensão. Aberta em 1979, suas pilhas foram expulsos 250 pés (76 m) abaixo do pântano e com o custo da extensão sendo US $ 7 milhões por milhas para completar.

4° - Ponte da Baía de Hangzhou

        A ponte rodoviária com uma porção de ponte estaiada localizada na costa leste da China com 36.000 metros de comprimento. A ponte liga dois importantes centros econômicos Xangai e Ningbo.O custo total do investimento foi de 11.800 milhões de yuans (U$$ 2.800 milhões, ou 1090 milhões de euros).

5° - A Ponte de Runyang

Localizada em Nanjing, na China e cruza o rio Yangtzé. Essa ponte tem 35.660 metros de extensão. A construção da ponte começou em outubro de 2000 e terminou no dia 30 de abril de 2005, quando foi inaugurada. Teve um custo de 5,8 bilhões de Yuan (aproximadamente US$ 700.000.000).

2

6° - A Ponte de Donghai,

Traduzindo para o português a ponte do Mar Oriental, situa-se na China e liga o novo porto da cidade de Xangai, Luchaogang, às ilhas Yangshan, onde está em construção um gigantesco porto de águas profundas. Ela mede 31,5 kms no total, dos quais 24,6 quilómetros sobre as águas e teve um custo final de 1,100 milhões de euros.

7° - Ponte Atchafalaya Basin

É uma ponte que apresenta dois vãos paralelos localizada no estado de Louisiana, Estados Unidos entre Baton Rouge e Lafayette. Ela apresenta 29.290 m ( 29,29 km) e funciona desde 1973.

8° - Ponte do Rei Fahd

Constituída por um conjunto de pontes e viadutos sobre o golfo Pérsico, com um comprimento de cerca de 25 quilômetros, ligando Khobar, na Arábia Saudita, ao arquipélago do Bahrain. Os trabalhos iniciaram-se a 11 de Novembro de 1982 durando quatro anos. A estrada, com uma largura de 25 metros e com quatro vias foi inaugurada a 25 de Novembro de 1986.

9° - Ponte Vasco da Gama

 Sobre o rio Tejo, na área da Grande Lisboa em Portugal, ela foi Inaugurada no dia 29 de março de 1998. Com os seus 17,3 km de comprimento foi necessário tomar especiais cuidados com o impacto ambiental, visto que atravessa o Parque Natural do Estuário do Tejo, uma importante área à escala europeia de alimentação e nidificação de aves aquáticas. Foi também necessário proceder-se ao realojamento de 300 famílias. A ponte custou um total de 897 milhões de euros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com