TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA CONTRUÇÃO CIVIL: ÁNALISE DOS IMPACTOS CAUSADOS NA INSTALAÇÃO DA PONTE DO CAJUEIRO (MA-201 à MA-202), LOCALIZADA EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA.

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA CONTRUÇÃO CIVIL: ÁNALISE DOS IMPACTOS CAUSADOS NA INSTALAÇÃO DA PONTE DO CAJUEIRO (MA-201 à MA-202), LOCALIZADA EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR-MA.

Orleans Junior

Thiago Silva

Willian Leno

Wenderson Silva

RESUMO

A construção civil apresenta-se como um segmento crítico no que se refere aos impactos ambientais, ela é responsável por vários reflexos que influenciam no local onde se instala a obra. Sabemos que toda nova edificação produz impactos, sejam ambientais ou sociais e que afeta o âmbito do local aonde é instalada. Sendo assim é necessário ter um bom planejamento e um projeto que atenda as normas vigentes para que as mudanças possam trazer benefícios durante a execução da obra. Por meio desse contexto o presente estudo tem o objetivo de analisar os impactos causados na instalação do corredor que liga a MA-201 à MA-202, localizada em São José de Ribamar no estado do Maranhão, analisando a sua implantação ao longo da execução de suas obras.

Palavras-chave: Impactos Ambientais, planejamento, Maranhão.

ABSTRACT

Civil construction is a critical segment with respect to environmental impacts, it is responsible for several reflexes that influence the place where the work is installed. We know that every new building produces impacts, whether environmental or social and that affects the scope of the place where it is installed. Therefore, it is necessary to have a good planning and a project that meets current standards so that the changes can bring benefits during the execution of the work. Through this context, the present study has the objective of analyzing the impacts caused by the installation of the corridor linking MA-201 to MA-202, located in São José de Ribamar in the state of Maranhão, analyzing its implementation throughout the execution of Your works.

Keywords: Environmental Impacts, planning, Maranhão.

INTRODUÇÃO

A construção de pontes assim como as demais atividades que estão relacionadas à construção civil, é normalmente ligada ao desenvolvimento socioeconômico das regiões, da mesma forma que a mesma influência direta ou indiretamente na geração de impactos ambientais de maior ou menor nível de acordo com a execução de suas obras. A ponte do Cajueiro localizada em São José de Ribamar, obra localizada já em um espaço urbano, de primeira vista não parece causar danos significativos, mas se atentarmos podemos perceber danos significativos de acordo com o avanço de suas obras. Tais mudanças podem trazer sim benefícios para as pessoas que residem ou transitam por aquele local, pois a estrutura irá influenciar no valor imobiliário da região, gerando um grande fluxo de veículos, consequentemente uma demanda de transporte público, mas em contrapartida a sua construção causa danos ao meio ambiente devido as suas atividades, como a geração de resíduos, o impactos visuais causados pela obra, poeira e barulho, alteração da qualidade so solo, desmatamento, entre outros que poderiam ser citados. Em recente estudo desenvolvido pela ONU, foi atestado que o segmento da construção civil e edificações precisará melhorar em 30% da sua eficiência para que nos próximos anos o planeta possa ainda manter suas fontes de energias sustentáveis. Diante disso, para se ter um bom reflexo no resultado do empreendimento, é necessário que o projeto siga corretamente com as suas normas e regras bem como a criação de programas ambientais que visem o controle dessas características ambientais, fiscalização por parte dos órgãos responsáveis, assim como fornecimento de licenças para execução das atividades, sendo necessário um monitoramento desde a fase inicial até a fase final de entrega da edificação. É importante também ressaltar o manuseio e manutenção dos equipamentos e veículos, tendo sempre uma manutenção periódica, bem como o estabelecimento de horários para a realização das atividades, verificando sempre as normas vigentes. Fazendo com que esses princípios sejam seguidos pelos construtores com procedimentos que visem a preservação ambiental, de forma que reduza a agressão ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com