TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As vantagens e desvantagens da implantação do ERP em uma empresa

Seminário: As vantagens e desvantagens da implantação do ERP em uma empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 1

1) Identifique, no artigo lido, 5 vantagens da utilização de ERPs na empresa citada.

Maior velocidade de informações, padronização das atividades, controle dos custos de toda a cadeia produtiva, viabilização de compras compartilhadas, melhoria nos investimentos em tecnologia.

2) Identifique, também, 5 desvantagens citadas da implantação do ERPs na empresa.

Custos adicionais em relação ao planejado, atraso de seis meses em relação ao período programado, na primeira semana pós go-live houveram falhas em alguns processos, as áreas mais críticas em todo o processo de desenvolvimento foram finanças e controladoria, pois o sistema standart não oferecia os relatórios que atendessem a necessidade da empresa, as dificuldades durante as fases de desenho e desenvolvimento do sistema foram muitas.

ATIVIDADE 2

1) Descreva a evolução que os sistemas de MRPII sofreram até chegarem aos ERPs de hoje. Faça um paralelo desta evolução com a evolução da tecnologia de informática.

O MRP era responsável pelo cálculo da necessidade de materiais,

foram sendo agregados novos módulos e o sistema passou a atender às

necessidades de informação para a tomada de decisão gerencial sobre outros recursos de manufatura, então este passou a se chamar de MRP

II, passando a significar sistema de planejamento de recursos de manufatura. Porém, outros módulos continuaram a ser agregados pelos fornecedores de sistemas, de forma a integrar as soluções e ter capacidade de suportar as necessidades de informação para toda a empresa, passando a ser denominados sistemas ERP.

O cenário mundial e as organizações começaram a sofrer mudanças cada vez mais drásticas e rápidas, o volume de informações aumentou abruptamente, tanto do ambiente interno, quanto do externo, outros motivos como o acirramento da concorrência e à globalização, trouxeram a necessidade de ferramentas mais aprimoradas para a gestão das empresas.

Além disto, o bug do milênio fez com que muitas empresas, ao invés de fazer a manutenção em seus antigos sistemas e continuar a desenvolvê-los internamente, optassem pela adoção de um sistema ERP.

2) Se um alto executivo perguntasse a você: “ Vale a pena investir pesado num ERP e sua implantação e correr o risco de um futuro próximo ser lançada uma outra solução que obsoleça o ERP comprado?”, o que você responderia?

Muitas vezes vale mais implantações rápidas ou mais graduais que permitem uma flexibilização e substituição de sistemas atuais por sistemas novos.

3) As empresas antigamente implantavam MRP II principalmente pelas suas características como um planejador de produção. Hoje, talvez o maior motivo para empresas quererem impantar os ERPs é a integração. Explique e discuta.

Integrar várias áreas e setores funcionais da organização, compartilhando uma mesma base de dados não redundante supera a abrangência do MRP II, o que traz vantagens adicionais, já que permite integrar as soluções e ter capacidade de suportar as necessidades de informação para toda a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com