TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assédio Moral no Ambiente de Trabalho

Por:   •  29/10/2018  •  Monografia  •  4.169 Palavras (17 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 17

 

Assédio Moral no Ambiente de Trabalho



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

1.1 Objetivo        3

1.2 Justificativa        4

1.3 Proposta        4

2. ASSÉDIO MORAL        5

2.1 O que é Assédio Moral        6

2.2 O que Não é Visto Como Assédio Moral        7

2.3 O Assédio Moral no Trabalho        8

2.3.1 Tipos de Assédio        9

2.4 Situações de Assédio no Ambiente de Trabalho        9

2.5 O Agressor        10

2.5.1 Características do Agressor        11

2.6 A Vítima        12

2.6.1 Vítimas Femininas        13

2.5.1 Vítimas Masculinas        14

2.7 Superior e Subordinado        15

3. RESPONSABILIDADE DE EMPRESA        16

3.1 Direitos do Trabalhador        16

3.2 Legislação        16

4. CONDUTAS E A POSTURA ANTI-ASSÉDIO        18

4.1 Políticas Preventivas na Empresa        18

REFERÊNCIAS        19


1. INTRODUÇÃO

Caracterizado por uma série de atitudes onorosas, que geralmente envolvem constrangimento social, esse tipo de violência pode tomar forma de muitas maneiras diferentes. O Resultado do assédio moral pode por muitas vezes ter problemas devastadores na vida e no psicológico das vítimas. Angustiante e devastador esse ataque pode influenciar de forma negativa a saúde da pessoa a ponto de que a vítima desenvolva algum tipo de transtorno ou em casos mais extremos problemas físicos, que interferem até mesmo no seu relacionamento familiar; o somatório disto consequentemente interfere no desempenho do seu trabalho.

Por muitas vezes a vítima se sente tão ansiosa e abatida que o momento de ir ao trabalho e enfrentar seu agressor pode sofrer uma série de crises que geram grandes problemas no futuro. Com isso pretende-se explorar de forma bastante ampla, todas as características desse ato de violência e os procedimentos que as empresas podem tomar para mitigar ou extinguir esses abusos nas empresas, processos de treinamento e treinamentos que estimulem os bons hábitos e a prática do respeito no ambiente de trabalho para que essas ações sejam refletidas na sociedade. Pretende-se com isso apresentar um modelo de postura que as empresas devem tomar diante deste comportamento a fim de coibir a ação dos agressores e estabelecer políticas com a pretensão de garantir que a vítima tenha acesso a informações e procedimentos que a permitam ter uma melhor qualidade de vida.

1.1 Objetivo

Este é um tema de atualidade dramática, que começa a ser estudado por psicólogos e também considerado pelas organizações de trabalho, por esse motivo o objetivo é expor da maneira mais compreensível possível ações que podem ser caracterizadas como atos de violência moral. Apresentar os diferentes tipos de assédio moral e os atos que podem ser caracterizados como desse tipo de violência, demonstrar ações onde as empresas entendem o risco do assédio moral a trabalham com iniciativas que acabam com essa violência no ambiente de trabalho e que permitem ao funcionário propagar essas ações pela sociedade.

1.2 Justificativa

        Visto que cada vez mais as empresas vêm lidando com processos de assédio moral, tornou-se necessário estudar de forma pormenorizada o que pode ser entendido como assédio moral, o que acontece com as vítimas e com o agressor, além disso discutir o papel da empresa frente a esse ato de violência cada vez mais comum na atualidade.

1.3 Proposta

Propõe se um estudo que apresente as várias formas do assédio moral, como são tratados, a relação das vítimas com o agressor, a legislação que respalda e assegura a vítima, garantindo sua integridade física e psicológica. Por fim, enfatizar a importância de se estabelecer políticas de educação e respeito no ambiente de trabalho, processos e procedimentos de reciclagem que viabilizem a manutenção das políticas e asseguram um bom relacionamento no ambiente de trabalho.


2. ASSÉDIO MORAL

Os primeiros estudos sobre o assédio foram realizados apenas a partir da segunda metade do século XX e ocorreram nos países escandinavos, a partir dos anos setenta e, pouco depois, também nos países anglo-saxões, particularmente na Grã-Bretanha e na Austrália. Um dos estudos pioneiros é devido às investigações de Dan Olweus, após uma forte reação da opinião pública norueguesa, após o suicídio de dois estudantes, incapazes de tolerar as repetidas ofensas infligidas por alguns de seus companheiros. A partir de então, o fenômeno tem sido objeto de crescente atenção, sobretudo a partir do relato jornalístico.

Diferente do que se vê e o que se ouve, o assédio moral é muito mais que apenas xingamentos direcionados a uma determinada pessoa ou a um grupo de pessoas. Podendo assumir a forma de intimidação social, agressão cibernética ou até mesmo física, o assédio moral é um ato de agressão desrespeitoso e imaturo, que deve ser constantemente aperfeiçoado e ensinado, como medida preventiva. Este capítulo pretende apresentar o que é o assédio moral, o que não é assédio moral, os aspectos psicológicos das vítimas, do agressor, o que pode ser discernido como assédio moral e como identificá-lo no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com