TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aterro Sanitario

Ensaios: Aterro Sanitario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 2

Os aterros tem como princípio impedir o contato direto dos resíduos com o terreno natural principalmente para que não ocorra a contaminação do lençol freático,das águas superficiais, mas também visa evitar sua exposição prolongada à atmosfera o que ocntribui para evitar a proliferação de vetores de doenças.

O aterro é constituído por partes (células ou trincheiras): uma parte do terreno é preparada e recebe os resíduos até uma cota determinada quando é encerrada esta célula ou trincheira ela recebe uma camada intermediária de cobertura e inicia-se uma nova célula, prosseguindo assim até que todas sejam encerradas e inicia-se uma nova etapa do aterro até que seja atingido o limite do projeto previamente licenciado junto aos órgãos competentes.

Devido aos impactos ambientais do aterro deve-se cumprir etapas rigorasas para o seu licenciamento ambiental que geralmente consiste em três fases: licença prévia (LI), licença de instalação (LI) e por ultimo licença de operação (LO) eventualmente estas fases ter outras etapas intermediárias como audiências públicas, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, etc.

Antes e se iniciar o projeto do aterro é necessário efetuar estudos preliminares onde deverão ser abordadas diversas características como localização, relevo, clima, hidrografia, zoneamento ambiental e urbano, viabilidade econômica, etc.

Realizado os estudos preliminares, é possível, de posse dos dados anteriormente relacionados, escolher o tipo de sistema que será adotado. Neste momento inicia-se a etapa de “projeto” propriamente dita do aterro. A escolha da área adequada, considerada a partir dos critérios ambientais e operacionais levam a um projeto seguro do ponto de vista ambiental e permite que simplificações sejam consideradas no projeto, viabilizando também a questão financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com