TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 01 - Metodologia

Monografias: Atividade 01 - Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  7.734 Palavras (31 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 31

Atividade 1

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O método científico implica a forma adequada de proceder quanto à reflexão, à indagação, à interpretação e à explicação, portanto, serve de guia para o desenvolvimento do procedimento com a finalidade de obter novas descobertas.

Pode-se afirmar que:

I. Método, entre outras coisas, significa caminho para chegar a um fim ou pelo qual se atinge um objetivo.

II. Metodologia são os procedimentos e regras utilizadas por determinado método.

III. Técnica diz respeito ao modo de realizar a atividade de forma mais hábil, mais perfeita.

IV. Método indutivo é um processo mental pelo qual parte-se de uma proposição geral para verificar seu valor por meio de dados particulares.

São verdadeiras as afirmações contidas em:

Resposta Selecionada: a.

I, II e III, apenas

Resposta Correta: a.

I, II e III, apenas

Feedback da resposta: Alternativa correta: I, II e III, apenas.

O método científico é tratado na unidade 1, que define:

Método, entre outras coisas, significa caminho para chegar a um fim ou pelo qual se atinge um objetivo.

Metodologia são os procedimentos e regras utilizadas por determinado método.

Técnica diz respeito ao modo de realizar a atividade de forma mais hábil, mais perfeita.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Leia a afirmação abaixo e assinale a alternativa correta:

“A ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível. O conhecimento científico é objetivo porque descreve a realidade independentemente dos caprichos do pesquisador. E racional porque se vale, sobretudo, da razão, e não de sensação ou impressões, para chegar a seus resultados. É sistemático porque se preocupa em construir sistemas de ideias organizadas racionalmente e em incluir os conhecimentos parciais em totalidades cada vez mais amplas. E geral porque seu interesse se dirige fundamentalmente à elaboração de leis ou normas gerais, que explicam todos os fenômenos de certo tipo. E verificável porque sempre possibilita demonstrar a veracidade das informações. Finalmente, é falível porque, ao contrário de outros sistemas de conhecimento elaborados pelo homem, reconhece sua própria capacidade de errar”.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas em pesquisa social. 6.ed. São Paulo, Atlas, 2011, p. 2.

Resposta Selecionada: a.

De acordo com esse autor o conhecimento científico formula leis ou normas gerais para explicar os fenômenos.

Resposta Correta: a.

De acordo com esse autor o conhecimento científico formula leis ou normas gerais para explicar os fenômenos.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A ciência caracteriza-se como a explicação racional de fenômenos, com o objetivo de apresentar soluções e ou respostas para os problemas que nos afligem. No entanto, o seu papel, e a sua tomada de posição perante os diversos assuntos que estão presentes na sociedade, têm variado de época para época. Atualmente, estes parâmetros da ciência ainda não estão completamente definidos e isto se deve à crise que abalou a comunidade científica há cerca de meio século, criando a difícil transição daquela que era a Ciência Moderna para a atual Ciência Contemporânea.

Acerca do conhecimento na Ciência Moderna, é correto afirmar que:

Resposta Selecionada: d.

O saber não repousa mais somente na especulação, ou seja, no simples exercício do pensamento, baseia-se igualmente na observação, experimentação e mensuração, fundamentos do método científico em sua forma experimental.

Resposta Correta: d.

O saber não repousa mais somente na especulação, ou seja, no simples exercício do pensamento, baseia-se igualmente na observação, experimentação e mensuração, fundamentos do método científico em sua forma experimental.

Feedback da resposta: A alternativa correta: O saber não repousa mais somente na especulação, ou seja, no simples exercício do pensamento, baseia-se igualmente na observação, experimentação e mensuração, fundamentos do método científico em sua forma experimental.

No período da Ciência Grega ou Ciência Antiga, o conhecimento científico era desenvolvido pela filosofia e demonstrado como certo e necessário através dos argumentos lógicos. Na Ciência Contemporânea, o conhecimento se configurava como temporário.

A alternativa correta, se refere ao conhecimento no período da Ciência Moderna que elimina a especulação como forma de produção do conhecimento científico substituindo-a pelo procedimento científico.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Um agricultor leigo, sem conhecimentos técnicos, utiliza o sistema de poda, enxerto, adubação, e relação do plantio com as fases da lua de plantas frutíferas para melhorar a produção. Pode-se afirmar que ele utiliza-se de um conhecimento do senso comum, que na situação descrita, se fundamenta:

Resposta Selecionada: c.

Pelo desconhecimento dos limites de validade.

Resposta Correta: c.

Pelo desconhecimento dos limites de validade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com