TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Científica - Atividade 2

Dissertações: Metodologia Científica - Atividade 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  1.710 Visualizações

Página 1 de 9

Metodologia Atividade 2 - corretas

Pergunta 1 0,1 em 0,1 pontos

O Instituto Akatu e a Indicator Opinião Pública desenvolveu uma pesquisa sobre OS JOVENS E O CONSUMO SUSTENTÁVEL* que definiu da seguinte forma:

“A pesquisa visa traçar um primeiro esboço das percepções dos jovens sobre o consumo sustentável. Aspectos como as implicações e o impacto sócio-ambiental que suas ações provocam em sua vida e no mundo, e os grandes desafios para a humanidade nos próximos anos, são pontos da investigação inicial proposta nesse estudo. Critérios de escolha para a compra de produtos, fatores motivadores e decisórios, assim como a influência da propaganda, também são objeto desse primeiro levantamento.”

*INSTITUTO AKATU. Os jovens e o consumo sustentável. Disponível em: http://www.akatu.org.br/akatu_acao/publicacoes/perfil-do-consumidor Acesso em: 27/07/09.

Pode-se afirmar que o texto acima contém:

Resposta Selecionada: c. Os objetivos da pesquisa

Resposta Correta: c. Os objetivos da pesquisa

Comentários: Alternativa correta: Os objetivos da pesquisa

Observe que “A pesquisa visa traçar...” “Critérios de escolha para a compra de produtos, fatores motivadores e decisórios, assim como a influência da propaganda, também são objeto desse primeiro levantamento.” se referem aos objetivos da pesquisa.

Um objetivo indica o que se vai fazer na pesquisa para obter respostas para o problema.

Pergunta 2

0,1 em 0,1 pontos

Observe no diagrama abaixo que uma pesquisa inicia-se sempre a partir de uma dúvida, é ela que nos move na direção da busca de respostas. Tal dúvida caracteriza o problema de pesquisa.

Então, um problema de pesquisa significa a questão não resolvida, algo para o qual se vai buscar resposta. Um problema não é sempre um problema, é chamado problema porque para o pesquisador é o que ele quer destrinchar.

Assim, o problema de pesquisa:

Resposta Selecionada: e. Reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, deve ser formulado de maneira interrogativa.

Resposta Correta: e. Reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, deve ser formulado de maneira interrogativa.

Comentários: Alternativa correta: Reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, deve ser formulado de maneira interrogativa.

Veja as características de um problema de pesquisa:

O problema deve ser concreto e estar formulado de maneira clara, objetiva, compreensiva e operacional.

Como o problema reflete a dificuldade com a qual defrontamos e queremos resolvê-la, ele deve ser formulado de maneira interrogativa.

Um problema de pesquisa não pode estabelecer juízos de valor.

O problema deve referir-se a fenômenos observáveis, passíveis de verificação empírica.

O problema deve ser representativo e passível de ser generalizado; não deve referir-se a casos únicos ou isolados.

O problema deve apresentar certa originalidade.

Pergunta 3

0,1 em 0,1 pontos

O problema de uma pesquisa significa a questão, a dúvida para qual se busca respostas pela investigação. Assim, em uma investigação sobre a família brasileira foram propostos os problemas de pesquisa abaixo relacionados.

Dentre eles qual pode ser considerado adequado à pesquisa?

Resposta Selecionada: d. Como está organizada a família brasileira neste início de século, quais são seus hábitos e valores?

Resposta Correta: d. Como está organizada a família brasileira neste início de século, quais são seus hábitos e valores?

Comentários: Alternativa correta: Como está organizada a família brasileira neste início de século, quais são seus hábitos e valores?

Um problema de pesquisa deve ser concreto e estar formulado de maneira clara, objetiva, compreensiva e operacional, sem conter juízos de valor; deve estar na forma interrogativa, pois se refere à questão para qual se busca respostas pela pesquisa.

Pergunta 4

0,1 em 0,1 pontos

Todos nós temos elaborado um conceito sobre o que é pesquisa visto que ela faz parte de nosso dia-a-dia. Entretanto, existe uma diferença entre o conceito de pesquisa feita no cotidiano e a pesquisa científica.

Pode-se afirmar que:

I. Uma pesquisa científica se distingue daquela realizada no cotidiano pelos métodos e técnicas utilizadas.

II. Uma pesquisa científica é aquela realizada unicamente pelos cientistas.

III. Na pesquisa científica existe uma forma adequada de se comunicar os resultados obtidos.

IV. Uma pesquisa científica é aquela que sempre envolve uma experimentação, normalmente, realizada em laboratório.

São verdadeiras apenas as afirmações contidas em:

Resposta Selecionada: c. I e III

Resposta Correta: c. I e III

Comentários: Alternativa correta: I e III

O que caracteriza uma pesquisa científica, dentre outros elementos, são os métodos e técnicas utilizadas e a forma de se comunicar os resultados, que consiste no relatório de pesquisa que é elaborado segundo normas padronizadas.

Portanto são verdadeiras as afirmações contidas em I e III.

Qualquer indivíduo, evidentemente, poderá desenvolver uma pesquisa científica, bastando para tal, seguir as normas e técnicas adequadas.

Uma pesquisa científica não envolve, necessariamente, a experimentação.

Assim, são falsas as afirmações contidas em II e IV.

Pergunta 5

0,1 em 0,1 pontos

Um pesquisador preocupado com a evasão (alunos que abandonam a Universidade) decidiu então fazer uma investigação para verificar a ocorrência de evasão e as causas que levaram seus alunos a se evadirem dos cursos de graduação.

Assim, ao definir sua pesquisa escreveu:

Temos que considerar, para o trabalho na Universidade, que a evasão é um processo que frustra o seu objetivo maior, que traz como decorrência o acréscimo de custo, e que constitui em um dos indicadores sobre a qualidade do ensino ministrado.

É necessário que a Universidade, como sistema dinâmico que é, adote a prática de uma permanente reavaliação das razões que motivam a evasão, objetivando reduzir o número daqueles que abandonam o ensino universitário.

Assim, o presente trabalho apresenta uma pesquisa institucional no âmbito da Universidade que contribuirá para o processo de análise e reflexão sobre o funcionamento da Universidade proporcionando subsídios para planejamentos e para que decisões consistentes sejam tomadas na direção da melhoria da qualidade de seu ensino.

Pode-se afirmar que o texto destacado acima contém:

Resposta Selecionada: a. As justificativas da pesquisa

Resposta Correta: a. As justificativas da pesquisa

Comentários: Alternativa correta: As justificativas da pesquisa

As justificativas de uma pesquisa devem conter, entre outros elementos, a importância e contribuições da pesquisa o que pode ser verificado na parte do texto: ... o presente trabalho apresenta uma pesquisa institucional no âmbito da Universidade que contribuirá para o processo de análise e reflexão sobre o funcionamento da Universidade proporcionando subsídios para planejamentos e para que decisões consistentes sejam tomadas na direção da melhoria da qualidade de seu ensino.

Pergunta 6

0,1 em 0,1 pontos

Se em uma pesquisa, o problema indica uma questão a investigar, objetivo indica um resultado a alcançar. Assim, os objetivos, se alcançados, dão respostas ao problema.

Por esta razão, os objetivos de uma pesquisa.

Resposta Selecionada: c. Definem, de modo mais claro e direto, que aspecto da problemática constitui o interesse central da pesquisa.

Resposta Correta: c. Definem, de modo mais claro e direto, que aspecto da problemática constitui o interesse central da pesquisa.

Comentários: Alternativa correta: Definem, de modo mais claro e direto, que aspecto da problemática constitui o interesse central da pesquisa.

Veja as características de um objetivo de pesquisa:

Os objetivos de uma pesquisa refletem as intenções do pesquisador, definem, de modo mais claro e direto, que aspecto da problemática constitui o interesse central da pesquisa, o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa.

São determinados de maneira a trazer as informações que solucionam o problema; são amplos, quando gerais ou restritos, quando específicos.

A especificação dos objetivos de uma pesquisa responde às questões: para quê? e para quem?.

Os objetivos podem também abranger as questões do estudo, que correspondem à questões gerais os específicas relativas ao assunto investigado.

Pergunta 7

0,1 em 0,1 pontos

Podemos afirmar que uma pesquisa é um processo intencional, ou seja, é desenvolvida a partir de um conjunto de operações sucessivas e distintas, mas interdependentes, a fim de coletar sistematicamente informações válidas sobre um fenômeno observável para explicá-lo ou compreendê-lo. Assim, para se desenvolver uma pesquisa deve-se passar por pelo menos quatro momentos, que são eles:

Resposta Selecionada: e. Definição, organização, execução e elaboração do relatório de pesquisa.

Resposta Correta: e. Definição, organização, execução e elaboração do relatório de pesquisa.

Comentários: Alternativa correta: Definição, organização, execução e elaboração do relatório de pesquisa.

A pesquisa científica é um processo, isto é, constituída de fases e etapas. As fases da pesquisa são:

Definição da pesquisa

Organização da pesquisa

Execução da pesquisa

Elaboração do relatório de pesquisa

Pergunta 8

0,1 em 0,1 pontos

Um aluno buscando informações sobre o mercado de refrigerantes leu no artigo dos autores Santos e Azevedo* a seguinte informação:

O padrão de concorrência da indústria de refrigerantes, no entanto, é baseado em diferenciação, no qual os produtos apresentam algumas distinções entre si, acarretando diferentes graus de preferências quanto ao desejo de consumir os refrigerantes. Todavia, há uma alta elasticidade-cruzada entre refrigerantes, significando que, independentemente do sabor, são substitutos entre si. A existência de inúmeros bens substitutos e a não essencialidade do refrigerante à população explica a sua alta elasticidade-preço da demanda, ou seja, sua elevada sensibilidade em relação a alterações de preços.

*SANTOS, Selma Regina Simões e AZEVEDO, Paulo Furquim de. Concorrência no mercado de refrigerantes: impactos das novas embalagens. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2000_E0168.PDF . Acesso em: 26/07/2009.

A partir da leitura ele teve a idéia de desenvolver uma pesquisa junto aos universitários para investigar as restrições e resistências em relação às embalagens de vidro descartáveis (one-way).

Dentre os objetivos abaixo descritos pelo aluno qual deles pode ser considerado correto:

Resposta Selecionada: b. Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.

Resposta Correta: b. Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.

Comentários: Alternativa correta: Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.

Um objetivo de pesquisa deve ser formulado iniciando-se sempre com o verbo no infinitivo, pois indica o que se pretende na pesquisa para obter respostas ao problema formulado. Assim, poderá ser um objetivo para a pesquisa a alternativa: Averiguar os hábitos de consumo de refrigerantes dos universitários procurando avaliar sua aceitação em relação às embalagens de vidro descartáveis.

Pergunta 9

0,1 em 0,1 pontos

Um aluno decidiu fazer uma pesquisa para traçar o perfil do turista que visita São Tomé das Letras e suas motivações.

Abaixo você encontra trechos retirados da definição da pesquisa registrada pelo aluno:

I. Conhecer o perfil dos turistas que visitam São Tomé das Letras com vistas a elaborar estratégias de marketing direcionadas às suas necessidades.

II. Quem são os turistas que visitam São Tomé das Letras e quais os motivos da escolha deste destino turístico?

III. O conhecimento dos consumidores do produto turístico de São Tomé das Letras, uma instância ecológica situada no interior de Minas, é o primeiro passo para a implementação de ações de marketing mais eficazes. A partir disso poderá ofertar um produto turístico de maior qualidade e competitividade, bem como adequar a infra-estrutura existente às necessidades desse consumidor.

As afirmações acima podem ser consideradas, na ordem apresentada:

Resposta Selecionada: b. Objetivo, problema, justificativas da pesquisa.

Resposta Correta: b. Objetivo, problema, justificativas da pesquisa.

Comentários: Alternativa correta: Objetivo, problema, justificativas da pesquisa.

Conhecer o perfil dos turistas que visitam São Tomé das Letras com vistas a elaborar estratégias de marketing direcionadas às suas necessidades. Objetivo

Quem são os turistas que visitam São Tomé das Letras e quais os motivos da escolha deste destino turístico? Problema.

Os turistas que visitam São Tomé das Letras são, na sua maioria, jovens com menos de 30 anos. Hipótese.

O conhecimento dos consumidores do produto turístico de São Tomé das Letras, uma instância ecológica situada no interior de Minas, é o primeiro passo para a implementação de ações de marketing mais eficazes. A partir disso poderá ofertar um produto turístico de maior qualidade e competitividade, bem como adequar a infra-estrutura existente às necessidades desse consumidor. Justificativas da pesquisa.

Pergunta 10

0,1 em 0,1 pontos

O saber pressupõe uma intencionalidade, ou seja, não há busca de saber sem finalidade. Dessa forma, o método é, sempre, a ferramenta para a execução dessa intencionalidade; como ferramenta, o método é uma escolha e, como escolha, não é nunca neutro.

Portanto, o conhecimento nos mostra que, em nossa busca, chegamos a um enfoque, um ponto de vista, uma determinada interpretação da realidade.

Qual das alternativas abaixo não pode ser considerada verdadeira em relação ao conhecimento?

Resposta Selecionada: d. O conhecimento é algo acabado, pronto, encerrado em si mesmo, sem conexão com sua produção histórica.

Resposta Correta: d. O conhecimento é algo acabado, pronto, encerrado em si mesmo, sem conexão com sua produção histórica.

Comentários: Alternativa correta: O conhecimento é algo acabado, pronto, encerrado em si mesmo, sem conexão com sua produção histórica.

Observe que a afirmação contida na alternativa correta é falsa, uma vez que o conhecimento não é algo pronto, encerrado em si mesmo ele é histórico, ou seja, construído e modificado ao longo do tempo.

...

Baixar como  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »