TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 4 - Meio ambiente

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 4

Fontes poluidoras

Impactos Negativos

Medidas mitigatórias/soluções

Esgoto

O transbordamento do esgoto causa mal cheiro; poluição do solo; da água; doenças devido a proliferação de bactérias, vírus e microrganismos nocivos que fazem com que a população seja duramente afetada, sobretudo crianças, que são particularmente vulneráveis a desinteria, hepatite, cólera etc...

Limpar o esgoto regularmente; projetar um sistema de tratamento de esgoto que suporte a nova demanda de esgoto.

Óleo combustível BPF (emissão de fuligem)

A queima de óleo BPF no aquecimento de caldeiras, pode acometer o sistema respiratório dos pacientes e trabalhadores do hospital, além de contribuir para o aumento do efeito estufa, pois esse combustível polui bastante o ar.

Utilizar um combustível mais limpo, com baixo teor de enxofre e cinzas, como o gás natural; Protocolo de kyoto; utilização de filtros.

Descarte inadequado de resíduos hospitalar perigosos como solventes, quimioterápicos, produtos químicos fotográficos, formaldeído, radionuclídeos, mercúrio etc.

Descartando esses resíduos em um terreno baldio próximo a uma nascente a empresa está contribuindo com a poluição biológica, física e química do solo, da água e do ar, ou seja, isso representa fontes potenciais de impacto negativo no ambiente e de disseminação de doenças, podendo oferecer perigo para os trabalhadores, pacientes e comunidade em geral. Além disso a empresa corre risco de responder por um processo de crime ambiental

Realizar uma análise dos critérios para a seleção do tipo de tratamento para os resíduos sólidos, levando em consideração o impacto ambiental, custos de instalação e manutenção, número de horas diárias de utilização do sistema em função da quantidade de resíduos sólidos que serão tratados, fatores de segurança; realizar o confinamento dos resíduos já desinfetado em locais apropriados como aterro sanitário ou vala séptica.

            Chorume

Os problemas de saúde que podem ser ocasionados nas pessoas por causa do chorume são diarreia, tumores no fígado e tireoide, dermatoses, problemas pulmonares, rinite alérgica, alterações gastrointestinais e neurológicas. O chorume também é responsável por atrair insetos como baratas e moscas, além de roedores. Esses podem ser responsáveis pela transmissão de doenças para as pessoas. O chorume também pode contaminar a agua e o solo.

Utilizar um veículo coletor adequado a natureza e quantidade de resíduoS. Como por exemplo: caminhão com carroceria compactadora ou caminhão com carroceria basculante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com