TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

Construa um quadro comparativo dos três níveis hierárquicos das atividades do Planejamento e Controle da Produção, ou seja, níveis Estratégico, Tático e Operacional, em que constem: definição; atividade que desenvolve e participação no processo da Produção, conforme quadro a seguir:

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível Definição Atividade que exerce Participação no processo produtivo

Estratégico Refere-se à definição dos objetivos estratégicos em longo prazo do projeto. Tendo em vista a disponibilidade dos recursos: matéria prima, mão de obra, equipamentos, fornecedores, prazos e cliente. Avalia-se todo o contexto do mercado para estabelecer a demanda e de vendas, e assim constatar se há viabilidade e estrutura para que se dê continuidade ao projeto. Estabelece a estimativa de demanda e vendas, os recursos que necessita para um bom andamento no processo produtivo, para que durante a produção tudo ocorra de forma eficiente, minimizando as falhas, e evita que sejam produzidas quantidade de produtos diferente do que a demanda oferece.

Tático São definidos os planos em médio prazo no processo de produção. Desenvolve o Plano Mestre de Produção (PMP). Considera a cadeia de produtos. Relaciona a compras de recursos necessários para a produção e a partir do Plano Mestre passa a assumir compromissos de fabricação. Analisa o processo de produção, a fim de evitar processos que limitem a capacidade de produzir.

Operacional Planeja a produção em curto prazo. Acompanha os registros do PMP e controla o estoque e produção. Relaciona as atividades a serem realizadas, os recursos necessários e o momento em que devem ser executadas. Encarrega-se de controlar os processos de produção e aperfeiçoar a utilização dos recursos necessários para a elaboração do mesmo.

O que é gerado nos níveis Tático e Operacional, considerando que no nível Estratégico é formulado o planejamento da produção que origina o plano de produção?

Nos níveis Tático e Operacional, realiza-se o planejamento em médio e curto prazo da produção, onde são relacionados os recursos necessários para elaboração das atividades produtivas, o momento em que devem ser produzidas e a quantidade necessária para atender à demanda do mercado. É nesta etapa do planejamento que são estabelecidos os detalhes das atividades a serem realizadas para otimizar o processo, diminuir custos e minimizar os riscos.

Referências Bibliográficas

ENGENHARIA CIVIL PCP. Níveis Hierárquicos de PCP. Disponível em: http://engenhariacivilpcp.blogspot.com.br/2010/09/niveis-hierarquicos-de-pcp-e-lean.html. Acesso em 20 Set. 2015.

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO. Atividades do Planejamento e Controle da Produção (PCP). Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/TyyzX44jUxWOkcK_2013-4-29-10-37-13.pdf. Acesso em 20 Set. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com