TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)                        

Nível

Definição

Atividade que exerce

Participação no processo produtivo

Estratégico

Define as estratégias da empresa a longo prazo . é o processo que que estabelece o rumo que a empresa deseja seguir , contribuindo de forma siginifcatia para a missão , visão e valores da empresa , buscando sempre otimização dos recursos. Esse processo sempre é continuo

Busca maximizar os resultados  referente as operações e minimizar os riscos possíveis no processo de tomada de decisão

Fornece apoio através do desenvolvimento e políticas apropriadas ao processo de produção e aos recursos da empresa.

Tático

O nível tático  é projetado a médio prazo . nesse processo as ideias geradas no nível estratégico são transformadas em planos reais  dentro da organização. Tem alcance mais limitado que o planejamento estratégico.

O plano tático ajuda os setores a especificar a melhor forma de fazer com que o processo e os projetos possam ajudar e influenciar no alcance dos objetivos gerais da empresa.

Busca aperfeiçoar determinada área  e não a organização como um todo . no processo produtivo detalha as etapas , equipamentos necessários , designa funções e tarefas , determina os métodos e , processos e sistemas.

Operacional

O nível operacional possui um curto alcance  e está diretamente ligado com  os departamentos técnicos /área técnica  dos planos de ação adotados pela empresa

É o planejamento que se refere a cada tipo de tarefa ou atividade particular de cada processo. Cria condições para a realização mais adequada dos trabalhos diários a serem realizados dentro da empresa.

No processo produtivo detalha as funções como equipamentos necessários , atendimento de prazos e cronogramas , responsabilidade das pessoas, etc.  Está diretamente ligado á execução das funções , como transformação da matéria prima em produto acabado, controle de máquinas, etc.

O que é gerado nos níveis Tático e Operacional, considerando que o nível Estratégico é formulado o planejamento da produção que origina o plano de  produção?

R: O nível Tático é aonde se aplica o que foi formulado no nível Estratégico, ou seja, o nível Tático é responsável por transmitir as informações obtidas no nível Estratégico para o Operacional que ao captar as informações, executa tudo o que foi planejado no nível Estratégico com orientações supervisionadas no Tático criando assim cronogramas que permitem visualizar e analisar cada etapa concreta no processo de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com