TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Fenômenos de Transporte – Termodinâmica

Por:   •  6/1/2024  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] FACULDADE DE CIÊNCIAS
EMPRESARIAIS – FACE

ENTREGA DE ATIVIDADE

Aluno(a): João Gabriel de Oliveira Brito.

Professor(a): Leila Maria Beloni Corrêa Protti

Tutor(a):

Disciplina: Fenômenos de transporte – Termodinâmica.

Atividade: Atividade Avaliativa 02 – Discursiva.

Questão (A):

A condição de transferência de calor em região transiente, ocorre quando o calor (temperatura) é conduzido em um meio, onde as condições variam com o tempo, e não somente com a posição interna do corpo. Podemos dizer que nestes casos, o perfil de temperatura não será uma função apenas do espaço, mas também do tempo. A taxa de transferência e a energia interna de um corpo irá variar com o tempo, podendo ocorrer concentração de energia interna, ou desconcentração desta. Podemos citar por exemplo, que quando uma estufa é desligada, a temperatura da superfície interna irá diminuir gradualmente, de modo que a temperatura variará com o tempo, a quantidade de calor transferida para fora desta, será cada vez menor, consequentemente a temperatura em cada ponto da parede varia, sendo esse o regime transiente.

Questão (B):

Conceituando o método da capacitância global, podemos verificar que este possui como hipótese, de que a temperatura de um sólido é uniforme no espaço, e em qualquer momento durante o processo transiente. Podemos utilizar este método, quando a resistência térmica do corpo (em razão a condução) é consideravelmente menor que a resistência térmica externa, provocada pela convecção, da forma que o maior gradiente de temperatura ocorra na superfície do corpo.

Questão (C):

Podemos definir o número de Biot, como um número utilizado para definir qual método deverá utilizado, referente a resolução de problemas de transferência de calor transiente. A condução transiente está atrelada a relação entre a resistência térmica de condução interna de um sólido e a resistência térmica de convecção em sua superfície. Sendo assim, podemos escrevê-la assim:

  Este número é usado para definir qual o método a ser utilizado na solução de problemas de transferência de calor transiente. A condução transiente está ligada à relação entre a resistência térmica de condução do interior do sólido e a resistência térmica de convecção na superfície. Dessa forma, pode ser escrito assim:

Bi = Resistência para a condução no interior de um corpo                                .....    ....... Resistência para a convecção na superfície de um corpo                                                

Podemos considerar a seguinte a seguinte fórmula:

[pic 2]

As variáveis da equação são:

h: coeficiente de transferência de calor por convecção;

LC: comprimento característico (relação volume/área de superfície);

k: condutividade térmica do corpo.

Concluímos que quanto menor for o número de Biot, maior será a velocidade de dispersão de energia na parte interior do sólido. Considera-se que Bi < 0,1, é aceitável a hipótese de temperatura uniforme no interior do sólido, pois o gradiente de temperatura é pequeno.        Quando os valores para este número são inferiores a 0,1, significa que a condução de calor dentro do corpo é consideravelmente mais rápida que a convecção de calor a partir da superfície, podendo desconsiderar gradientes de temperaturas que acorrem internamente. Isso significa, que poderá indicar a aplicabilidade ou não de métodos, para resolução de problemas de transferência de calor transiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com