TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento - Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Trabalho Universitário: Atividade De Autodesenvolvimento - Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.853 Palavras (12 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

A degradação ambiental traz prejuízos, na maioria das vezes irreparáveis ao ecossistema e consequentemente a toda sociedade e, atualmente todos os focos estão voltados aos resíduos sólidos urbanos. No cenário paraense 39% dos municípios possuem aterro sanitário (isolados ou em consocio), porém, a grande maioria não apresenta o manejo adequado (que consiste em gerenciar, tratar e a disposição final do mesmo). Como consequência 114 municípios apresentam lixões ao invés de aterros sanitários. É sabido que a partir da composição dos resíduos sólidos domiciliares gerados em uma cidade, mais de 50% destes não precisariam ser destinados em aterro sanitários e sim reciclados ou reutilizados. Há diversas técnicas e alternativas ambientalmente corretas e sustentáveis para os diferentes tipos de resíduos e matérias que podem ser reutilizados e/ ou reciclados minimizando assim o volume a ser destinado ao aterro sanitário. Considerando quantidade e qualidade dos municípios, assim como a população atual e sua projeção,apresenta a caracterização da situação atual do sistema de limpeza desde a sua geração até o seu destino final.

Este produto permite o planejamento do gerenciamento dos resíduos de forma integrada, e de modo a abranger um sistema adequado de coleta, segregação, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos municipais, algumas medidas tende a minimizar os impactos negativos decorrentes da imprestabilidade natural de produtos colocados no mercado consumidor foram implementadas. A exemplo dessa preocupação foi a edição do decreto n/ 5.940,de 26 de outubro de 2006, que instituiu, nos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, a coleta seletiva solidaria, com interação social de cooperativas e associações dos catadores de matérias recicláveis.Essa.305, de 2 de agosto de 2010, diante da atribuição de responsabilidade pela reciclagem aos fabricantes dos concorrentes produtos lançados no mercado, instituído,legalmente, a inclusão dos trabalhadores catadores de matérias recicláveis situação será certamente minimizada com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a promulgação da Lei n 12.

A seguir vamos ver alguns aspectos de como podemos ajudar a nossa cidade bem como o planeta em que vivemos a melhora a nossa qualidade de vida.

Sustentabilidade no Ecossistema

O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na conferência das nações unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estolcomo em 5 a 16 de Junho de 1972,a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente. A Conferência de Estocolmo lançou as bases das nações ambientais em nivél internacional chamando a atenção especialmente para as questões relacionadas com degradação ambiental e a poluição que não se limita as fronteiras políticas, mais afetas países, regiões e povos localizados muito além do seu ponto de origem.

A Declaração de Estocolmo que se traduziu um plano de ação define princípios de preservação e melhoria no ambiente natural destacando a necessidade de um apoio financeiro e assistência técnica a comunidades e países mais pobres. Embora a expressão desenvolvimento sustentável ainda não fosse usado abordava a necessidade de defender e melhorar o ambiente humano para as atuais gerações futuras.

O conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com o da responsabilidade social das organizações. Isto permitiu a expansão de alguns mercados, nomeadamente o da energia com o surgimento das energias renováveis. Para tratar das questões relacionadas a sustentabilidade, assim como foi definido em 2002 é necessária maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável:econômica,social e ambiental.A imagem do tripé é perfeita para entender a sustentabilidade, no tripé estão contidos os aspectos econômicos, social e ambiental que por sua vez interagem entre si de forma holística satisfazendo assim seu conceito.Sem este três pilares a sustentabilidade não se sustenta. É importante verificar que esses conceitos podem ser aplicados tanto de maneira macro, para um país ou planeta, ou micro sua casa ou uma pequena vila agrária.

Social- trata- se do capital humano de um empreendimento, comunidade sociedade como um todo. Além de salários justos e estar adequado à legislação trabalhista, é preciso pensar em outros aspectos como o bem estar dos funcionários, propiciando por exemplo um ambiente de trabalho agradável, pensando na saúde do trabalhador e sua Família.

Ambiental-referece ao capital natural de um empreendimento ou sociedade, é a perna ambiental do tripé.Aqui assim como nos outros itens, é importante pensar no pequeno, médio, e longo prazo. A principio praticamente toda a atividade econômica tem um impacto ambiental negativo. Nesse aspecto, a empresa ou sociedade deve pensar nas formas de amenizar esses impactos e compensar o que não é possível amenizar. Assim uma empresa que usa uma determinada matéria prima deve planejar uma maneira de repor os recursos, ou se possível diminuir o máximo possível o uso desse material assim como saber pegar a medida exata de carbono do seu processo produtivo, que em outras palavras, quer dizer a quantidade de CO2 emitido pelas suas ações. Além disso, obviamente deve ser levado em conta á adequação a legislação ambiental e vários princípios discutidos atualmente como o protocolo de Kioto.Para uma determinada região geográfica o conceito é o mesmo e pode ser adequado, por exemplo,com um sério zoneamento econômico da região.

Econômica- a palavra econômica é definida como Organização de uma casa financeira e materialmente.Com o passar dos anos, séculos,a palavra economia foi direcionada apenas à vertente ds negócios ou no sentido da poupança economizar.Este pilar traz o retorno do significado. de cuidar da casa, afincado pelos gregos na antiguidade .São analisados aos temas ligados a produção, distribuição e consumo de bens e serviços e deve se levar em conta os outros dois aspectos citados acima.

O planejamento ambiental tem a função de nortear estrategicamente, com segurança e responsabilidade,no cumprimento de seus objetivos. Em seu corpo fornece diretrizes ações e ação especifica para abordagens das oportunidades de negócios, incluindo seu desenvolvimento e gestão obedecendo a um espaço geográfico. O planejamento ambiental também visa compatibilizar a necessidade operacional e estratégica das empresas com interesses sociais e a conservação ambiental subsidiando um processo efetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com