TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Planejamento e Controle da Produção

Por:   •  4/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Visão Geral dos Sistemas de Produção[pic 1][pic 2]

Funções dos Sistemas de Produção

Classificação dos Sistemas de Produção

QUESTÃO 01: Explique, mostrando semelhanças e diferenças, cada uma das classificações de sistemas de produção mostrados no Capítulo 1.

O sistema de produção por projeto tem como resultado um projeto único, que já tinha especificações predefinidas desde o início, ou seja, não há um fluxo de produto e não existem dois produtos iguais, o que gera um alto custo, um certo grau de complexidade e dificuldade no planejamento e controle, diferente do sistema de produção contínua, que apresenta uma sequência linear de operações de produção e alto nível de padronização, o tornando mais produtivo, porém, menos flexível, então nós teremos: poucos produtos, com uma pequena diferenciação entre si e grandes volumes de produção. Temos também o sistema de produção intermitente, onde a fabricação é feita em lotes, em pequenas quantidades ou dezenas de milhares, nesse sistema, monta-se um parque de máquinas que suportam uma produção com grande variedade e com especificações diferentes.

QUESTÃO 02: Mostre os diferentes conceitos de Leadtime de Produção (LP), segundo as diferentes definições de Produção apresentadas no Capítulo 1.

Se considerarmos a produção como apenas o processo de transformação podemos entender o Leadtime como tempo de fabricação, que seria o tempo de fabricação dos componentes + o tempo de montagem. Agora, se considerarmos a produção como o processo que envolve todo o fluxo de materiais o Leadtime seria entendido como o tempo de suprimento + o tempo de fabricação dos componentes + o tempo de montagem + o tempo de distribuição. E ainda, se considerarmos a produção como todo o processo até o produto ser finalizado, o Leadtime seria: O tempo de suprimento + o tempo de fabricação dos componentes + o tempo de montagem.

QUESTÃO 03: Com base no artigo de MacCarthy e Fernandes (2000), em anexo, descreva cada uma das 12 variáveis que compõe o sistema de classificação proposto por esses autores.

- Tamanho da organização: Basicamente considera o número de funcionários. - Tempo de resposta: Considera para o que o sistema produz (ex: para ordem, para estoque, etc.) - Nível de repetitividade: Considera se são produzidos produtos iguais ou com uma certa variedade. - Nível de automação: Considera o nível de automação nas operações realizadas. - Tipos de layout: Considera o tipo de layout utilizado (ex: layout por produto, layout por grupo, etc.) - Tipos de estoques de segurança: Considera se os estoques vêm antes, depois ou entre os estágios de produção. - Tipos de fluxo: Considera como se dá o fluxo do processo (como se dá a posição das máquinas, os estágios que o produto tem que passa, etc.) - Estrutura do produto: Considera se são do nível simples de produtos (que não requerem montagem), ou do nível de multi-produtos (que requerem montagem). - Nível de customização: Considera se os produtos podem ser customizados, de acordo com os parâmetros que o cliente escolhe, ou não. - Número de produtos: Considera se são para um simples produto ou para múltiplos produtos. - Tipos de montagem: Considera a forma como o produto é montado (ex: Montagem de um grande projeto, montagem mista, etc.) -Tipos de organização de trabalho: Considera se a organização de trabalho se dá por trabalhadores individuais, times de trabalho ou grupos de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com