TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Introdução à Ferramenta de Simulação JMT

Por:   •  1/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]

                                   

Henrique Godoy Silva

RA:110201811572

Atividade Prática 1 –

Introdução à ferramenta de simulação JMT

Santo André

2020

Experimento 1.1 - Introdução ao JMT

Modelo Simulação de Filas M/D/1

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Modelo Simulação de Filas D/D/1

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Modelo Simulação de Filas M/M/1

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Modelo Simulação de Filas D/M/1

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

Apesar de mantido o número de servidores (um) nas 4 filas, foram alterados os modelos de simulação para o fluxo de chegada e processo de atendimento, alternando entre o exponencial (Markoviano) e o determinístico. Essas alterações justificam as diferenças de desempenho evidenciadas nas fotos acima.

 A simulação não foi feita para λ / µ = 1 pois isso implicaria em λ = µ. Por conseguinte, ao igualarmos o fluxo de chegada e o processo de atendimento, o tamanho da fila será sempre o mesmo e o processo ocorreria infinitamente.

Experimento 1.2 – Supermercado

a-)

No caso de filas separadas, devemos considerar que a rapidez de cada um dos caixas varia conforme o cliente e as condições do equipamento, portanto a velocidade de cada um será diferente ao longo do dia e, consequentemente, a de cada respectiva fila também.

Entretanto, se a fila for única, a velocidade de todos os caixas será otimizada. Haja visto que se algum caixa parar ou ficar mais lento por qualquer motivo, não atrapalhará o funcionamento e a velocidade da fila como um todo, deixando todos os clientes com um tempo de espera médio mais homogêneo.

b-)

O tempo médio de serviço dos clientes seria a média ponderada entre os tempos médios de serviço dos caixas. Neste caso, temos (3 min + 1,5 min) / (1+1) = 2,25. Portanto, o tempo médio de serviço dos caixas seria de 2,25 minutos.

c-)

Primeiramente devemos calcular a probabilidade de um cliente ter mais de 20 compras (grande volume de compras) o que irá levá-lo para as filas individuais. O cálculo é feito através da fórmula:                                                               substituindo x por 20 e obtendo uma probabilidade de 39% (0.39347) para o cliente ter mais de 20 compras.[pic 18]

[pic 19]

                                               

[pic 20][pic 21]

Atividade 3 – WIFI

Sobre o artigo Mohammad Hossein Manshaei and Jean-Pierre Hubaux. “Performance Analysis of the IEEE 802.11 Distributed Coordination Function: Bianchi Model” (1), podemos identificar que foi utilizado o Modelo Analítico como fonte de análise e empregado o Modelo Probabilístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (2.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com