TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Ordenadas e Racionais que Buscam Alcançar uma Meta de Forma Segura e Econômica

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – Campus Grande Florianópolis

Curso: Engenharia de Produção

Disciplina: Projeto Integrado II

Professor Valnei Carlos Denardin

Acadêmica Raísa Lana Andretta Boff

Palhoça, 01 de Abril de 2016

Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica 1 Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.

Método é definido pelas autoras como o conjunto de atividades ordenadas e racionais que buscam alcançar uma meta de forma segura e econômica. O método traça o caminho a ser seguido, investigando os erros cometidos para um melhor aproveitamento do cientista em determinada pesquisa.

Diante da definição, subentende-se que o método científico é amplamente utilizado em pesquisas e que o mesmo representa a teoria da investigação, a qual deve seguir nove etapas, partindo do descobrimento e colocação precisa do problema passa-se a procurar conhecimentos e instrumentos que o solucionem. Após o surgimento de novas ideias e dados e a obtenção de uma solução e suas respectivas consequências comprova-se uma solução exata que pode ou não ser corrigida em alguns aspectos de acordo com as análises feitas.

A base dos métodos citados é a indução e a dedução, as quais possuem teorias opostas. O Método Indutivo é determinado por argumentos que partem do mais especial e chegam a generalização, ou seja, levam a conclusões mais amplas do que o exposto nas premissas, totalizando assim, uma verdade geral (lei). Contrapondo isso, o Método Dedutivo parte de teorias e leis, ou seja, a conclusão apenas explica o conteúdo das premissas obtendo uma certeza, ao contrário do Método Indutivo que admite diferentes graus de força.

Fundamentando-se nesses métodos, Boas promove o Método Histórico cuja definição consiste em investigar acontecimentos passados para certificar as influências futuras de tal processo, para que se torne produtivo, considerando os aspectos culturais de cada época.

No que diz respeito ao recuso Comparativo, Tylor tinha por objetivo realizar comparações para validar ou invalidar semelhanças e explicar as divergências das pesquisas realizadas. Por outro lado, Le Play, com o Método Monográfico tinha o intuito de estudar e pesquisar indivíduos, profissões, instituições e outros quesitos para obter generalizações.

Karl Popper, por sua vez, idealizou o Método Hipotético-Dedutivo, o qual procura criar hipóteses para solução de um problema, posteriormente, testar e falsear as mesmas para ter certeza de que não há evidências para derrubá-las. Em vista das hipóteses, o Método Estatístico surge com o propósito de calcular e constatar as amostras e análises realizadas em determinada pesquisa, para então verificar se há relação entre elas. Esse Método é utilizado como ferramenta para testar as hipóteses e ter uma estimativa e/ou probabilidade da maneira correta de se realizar o estudo.

O Método Tipológico, comumente empregado por Max Weber, se assemelha ao Método Comparativo, pois compara os fenômenos sociais complexos e com base nos resultados cria modelos ideais. O tipo real não é uma hipótese, pois refere-se a uma verdade concreta, portanto não expressa uma generalização, e sim, alguns aspectos significativos.

Os Métodos Funcionalista e Estruturalista se opõe pela interpretação e investigação de fenômenos concretos, porém um complementa o outro no quesito pesquisa, pois através das investigações e estudos realizados, se faz necessária uma boa interpretação dos fatos para que o resultado seja coerente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com