TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Eventuais Impactos Ambientais Decorrentes Das Atividades Agropecuárias E Suas Formas De Avaliação

Casos: Os Eventuais Impactos Ambientais Decorrentes Das Atividades Agropecuárias E Suas Formas De Avaliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 6

1 Os eventuais impactos ambientais decorrentes das atividades agropecuárias e suas formas de avaliação.

O tema ganha importância visto que a capacidade regenerativa da natureza está sendo afetada pelo uso humano desregrado dos recursos naturais, e o estudo destes impactos se faz indispensável para o bem-estar futuro da sociedade.

1.1 Conceito de Impacto Ambiental

Conforme resolução do CONAMA:

Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causadas por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente, afetam: I – a saúde, a segurança e o bem-estar da população; II – as atividades sociais e econômicas; III – a biota; IV – as condições estéticas e sanitátias do meio ambiente; V – a qualidade dos recursos ambientais.

No Brasil o instrumento utilizado para prevenir o dano ambiental é a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) que estuda os impactos ambientais durante o licenciamento para fazer valer um preceito constitucional.

No âmbito rural, a erosão é um impacto ambiental conhecido é causada, principalmente, pelo inadequado manejo agrícola. Técnicas arcaicas usuais, como as queimadas da agricultura itinerante, empobrecem o solo com a carbonização excessiva. O uso amplo de adubos químicos; que causam a expansão celular (as membranas ficam mais finas) dos vegetais cultivados e com isso aumentam muito o seu teor de água, deixando o ambiente suscetível a pragas. Inclusive, com componentes do adubo químico lixiviador para lagos, rios e lençóis freáticos, poluindo-os, resistente, reagindo em meio aquoso, interferindo na salinidade e modificando a estrutura físico-química, o que facilita o transporte das partículas ao solo. Além disso, cultivos feitos em formas lineares que seguem o sentido da encosta ou declive, aliado ao arejamento, proporciona condições desfavoráveis à fixação do solo entre as “linhas de cultivo”, principalmente mediante as chuvas.

A pecuária, tem degradação acelerada do solo pelo pisotear do gado nas encostas de morros, exerce pressão suficiente para acelerar o movimento do solo e, assim, intensificar a dinâmica do relevo em áreas por onde as águas não é absorvida e escorre pelos terrenos.

2 O sitema Ambitec como metodologia de mensurar impactos ambientais

É impossível atualmente dizer que uma atividade de agricultura ou pecuária não se utilize de alguma forma de tecnologia, nem que seja o simples “pesticida”, que já é uma tecnologia, nociva ao meio ambiente. O Sistema Ambitec consiste em propostas que permitem a avaliação dos impactos da inovação tecnológica no agronegócio na dimensão ecológica para os segmentos agropecuária (Ambitec Agro), produção animal (Ambitec Produção Animal) e agroindústria (Ambitec Agroindústria).

Na agropecuária a expressão de impactos das tecnologias inovadoras se verifica pela unidade de área (nova cultivar ou melhoramento em pastagens); no segmento produção animal por unidade animal (desenvolvimento de uma vacina, por exemplo).

Há três etapas que envolvem o Sistema, quais são: levantamento e coleta de dados; questionários individuais com planilhas; e por fim, a análise e interpretação dos índices a fim de reduzir os impactos ambientais.

Melhor apontando, a primeira refere-se ao processo de levantamento e coleta de dados gerais sobre a tecnologia e o segmento do agronegócio ao qual ela se aplica, incluindo a obtenção de dados sobre o alcance da tecnologia (abrangência e influência), a delimitação da área geográfica e universo de adotantes da tecnologia.

A segunda etapa trata da aplicação dos questionários em entrevistas individuais com os adotantes selecionados e inserção dos dados sobre os indicadores de impacto nas planilhas eletrônicas desenvolvidas em plataforma MS-Excel, obtendo-se os resultados quantitativos dos impactos, os coeficientes de impactos e o índice agregado de impacto ambiental da tecnologia selecionada.

E por fim, a terceira etapa consiste na análise e interpretação desses índices e indicação de alternativas de manejo da tecnologia de forma a minimizar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos, contribuindo assim para o desenvolvimento local sustentável.

2.1 Avaliação potencial do impacto nas substâncias da Agricultura

O setor agrícola destaca-se os possíveis impactos ambientais, veja-se:

O setor agrícola brasileiro tem recebido atenção especial com respeito aos impactos ambientais, ou seja, aos danos resultantes das atividades agrícolas pelo uso inadequado de insumos e formas de manejo, às conseqüências de políticas públicas e de influências do mercado internacional de “commodities” sobre a agricultura nacional, e aos desenvolvimentos promovidos pela pesquisa e requisitos para o desenvolvimento rural sustentável [...] (EMPRAPA, online)

Os principais agressores do meio ambiente na esfera agrícola são os agroquímicos, conhecidos como “pesticidas”. Os agrotóxicos “são avaliados em termos de alterações dos componentes quanto à freqüência das aplicações, à variedade de seus ingredientes ativos (diferentes produtos) e da toxidade (danos ambientais inclusive à saúde das pessoas)” . A toxidade do produto vem expressa na embalagem da seguinte forma:

Vermelho – Classe I – extremamente tóxico

Amarelo – Classe II – altamente tóxico

Azul – Classe III –medianamente tóxico

Verde – Classe IV – pouco tóxico

Já o uso de fertilizantes possui uma forma específica de avaliação dos impactos ambientais:

O uso de fertilizantes é avaliado em relação às alterações nas quantidades de NPK hidrossolúvel (lixiviação), na aplicação de calcário ou de calagem (melhoria das características físico-químicas do solo) e na reposição de micronutrientes do solo. (EMPRAPA, online) Iden. Ref. 2

O uso dos recursos naturais também é avaliado pelas formas de depauperação da atmosfera, estão na produção de gases que contribuem para o efeito estufa (principalmente dióxido de carbono e metano) fumaça, odores e ruídos. Caso não se pense na sustentabilidade dos solos, sua produtividade poderá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com