TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades multi abordagem para ensino de magnetismo

Por:   •  30/10/2015  •  Resenha  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ATIVIDADES CURTAS MULTI ABORDAGEM NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO: EMISSÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS.[pic 2]

RAFAEL ENGELS

Produção Textual Acadêmica, Universidade Federal de Santa Catarina.

SANTOS, R. V. S., FERRARA JUNIOR, N. F. Atividades curtas multi abordagem no ensino de eletromagnetismo: emissão, propagação e recepção de ondas eletromagnéticas. Disponível em: Acesso em 29 de setembro de 2015.

Trata-se de um artigo escrito por Rogério Vogt Cardoso dos Santos junto de Nelson Fiedler Ferrara Junior, ambos formados pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Rogério possui mestrado em Ensino de Física e graduação em Licenciatura em Física (1997). Também trabalha com materiais didáticos, revisões de livros e produção de artigos para revistas de ensino. Nelson possui graduação em Física e Letras Modernas bem como Mestrado, Doutorado e livre-docência em Física. Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. Nos últimos anos seus interesses de pesquisa tem se concentrado no ensino de física, particularmente no ensino da física contemporânea e em abordagens complexistas em educação. Em 1995 foi agraciado com o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.

O artigo de Rogério dos Santos e Nelson Junior trata, tal como objetivamente o seu título sugere, das atividades curtas de multi abordagem no ensino de eletromagnetismo. Os seus leitores potenciais são professores da graduação e professores de ensino de nível médio dos cursos de física, engenharia elétrica e filosofia da ciência. Além do amplo espaço para potenciais leitores, o artigo é muito bem dosado e atende muito bem à pesquisadores e professores que se interessam em melhorar a qualidade do ensino ou conhecer novos métodos.

O artigo é fundamentalmente dividido em três partes; a primeira é uma introdução ao conteúdo didático e a necessidade de um conteúdo programado no ensino da física, na segunda parte os autores sugerem uma nova proposta de ensino com a programação dos conteúdos a serem ensinados e, por último, tomam a conclusão sobre os resultados que podem ser obtidos com o uso dessas propostas indicadas.

Rogério dos Santos e Nelson Junior apresentam a construção de metodologias de ensino de eletromagnetismo com base nas aplicações da física no nosso cotidiano. Nesse método de ensino-aprendizagem, são definidos ciclos com três fases distintas. Durante essas três fases, o aluno passa pela fase da exploração, que é onde ele aprende com suas próprias ações materiais e conceitos novos. Na segunda fase é inserido novas informações e novos conceitos como livros, vídeos ou pelo próprio professor. Dessa forma já está sendo compreendido as aplicações para determinado assunto. Para fechar o ciclo os estudantes aplicam os novos padrões de raciocínio aos contextos adicionais.

No desenvolvimento do artigo os autores propõem em ajudar os estudantes a eliminar conceitos científicos errôneos com um método de ensino estruturado. O trabalho original correspondente de Rogério e Nelson Junior foi publicado em anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (2005), na cidade de Bauru.

Na segunda parte do artigo os autores apresentam a proposta de ensino criado, que visa dividir os assuntos em três unidades: ondas, circuitos oscilantes e ressonância, e antenas, respectivamente. Os autores tomam muito cuidado para dividir o conteúdo das unidades em várias fases para que não se estendam muito. Na compreensão de Rogério dos Santos e Nelson Junior é muito importante na fase da exploração discutir a importância, no cotidiano, das diversas aplicações para o conteúdo estudado de modo que o aluno interaja com a matéria e se interesse pela aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com