TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da atividade fisica no ensino médio

Por:   •  1/9/2015  •  Seminário  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Educação Física no Ensino Médio

Introdução

inclusão de atividades físicas regulares ajuda os alunos a manterem a forma, desenvolver a força muscular e melhorar a saúde cardiovascular. A atividade física regular melhora a absorção de nutrientes pelo organismo, melhora os processos digestivos e aumenta o metabolismo.

A Educação A aptidão física é um componente importante para levar uma vida saudável. A Física, enquanto componente curricular da Educação Básica assume a tarefa de introduzir e integrar o aluno na cultura corporal do movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade de vida.

[pic 1]

Desenvolvimento

O Ensino Médio no Brasil esta vivendo uma explosão de crescimento. De acordo com alguns segmentos este crescimento é devido a exigência para o mercado de trabalho, pois sem o Ensino Médio torna-se mais difícil a entrada dos jovens no mesmo. A reforma de sessenta preocupava-se com a formação em cursos técnicos e preparatórios para as Universidades. Com a aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) desenvolve-se no Ensino Médio o caráter de formação geral exigindo mais conhecimentos interdisciplinares.

O que se espera da escola em relação às aulas de Educação Física é que oportunize uma atividade pessoal, em contrapartida ao trabalho com relaxamento, fazendo com que conheça seu próprio corpo e desenvolva a capacidade de controlar o mesmo e que permitam aos alunos convivência, relacionamento em grupo e aprendizagem globalizada. A participação na educação física na escola proporciona uma influência positiva sobre a personalidade, caráter e auto-estima do estudante. Além disso, o processo de construção de equipe aumenta a capacidade de comunicação, melhorando as habilidades necessárias para se dar bem e cooperar com estudantes de diferentes etnias e personalidades.

Desenvolve a coordenação motora

A educação física na escola é essencial para o desenvolvimento de habilidades motoras e o reforço de reflexos. A coordenação olho-mão é aprimorada, bem como bons movimentos corporais, o que ajuda no desenvolvimento de uma postura corporal saudável.

Saúde e nutrição

A educação física ensina os alunos a importância da saúde física. O Ensino Médio engloba uma faixa etária na qual os alunos interpretam mal o significado de "acima do peso", onde transtornos alimentares prevalecem. Saúde física e educação orientam alunos sobre boas práticas alimentares e as diretrizes essenciais para a nutrição.

Alivia o estresse

Estudantes do Ensino Médio têm quantidades substanciais de estresse devido aos estudos, lições de casa, empregos de meio-período, suas famílias e as pressões de colegas. O envolvimento em atividades esportivas, recreativas ou outras formas de aptidão física oferecem um método de alívio ao estresse.

Nos últimos anos, a pesquisa tem demonstrado que uma boa parte da falta de saúde é causada diretamente pela falta de atividade física. A tomada de consciência desse fato, acompanhada de um conhecimento mais completo a respeito de cuidados para com a saúde, está modificando os estilos de vida. O entusiasmo atual pelo movimento não é modismo. Sabemos agora que o único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo – não durante um mês, nem um ano, mas a vida toda. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com