TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestao

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

O filme aborda o impacto que as inovações tecnológicas e as mudanças organizacionais trazem à vida das pessoas dentro de uma empresa. Fica claro que até mesmo os profissionais mais competentes e atuantes se sentem ameaçados por elas e não as aceitam com facilidade. Muitas vezes levando as pessoas a atitudes extremadas e antiéticas como aconteceu com Ryan, que era considerado o melhor profissional da empresa. Além disto, o filme aborda a necessidade de um planejamento bem elaborado antes de se implantar quaisquer mudanças ou de se aderir às inovações tecnológicas para evitar fracassos, como aconteceu neste caso. Elas não podem visar apenas lucros, é preciso que gerem melhorias para a organização e seus colaboradores que deverão estar preparados, treinados para recebê-las.

Neste filme, encontramos e discutimos cinco questões que tratam da ética dentro das organizações e forma como elas afetam as mesmas, positiva ou negativamente.

Iniciaremos esta abordagem apresentando uma sinopse do filme (item 2.1), seguida pelas análises e discussões acerca das cinco situações que tratam da ética (item 2.2). Vale ressaltar que a discussão das questões apresentadas no filme nos levou a confirmar que ética realmente está relacionada à educação, à cultura e à vivência das pessoas, pois em algumas cenas parte da equipe via claramente a presença de atitudes éticas ou anti éticas e outros não tinham a mesma visão.

2.1 – SINOPSE

O filme “Amor sem escalas”, de Jason Reitman retrata a vida de um executivo cuja profissão consiste em demitir pessoas prestando serviço a varias empresas pelo país. Seu trabalho se intensifica, quando as empresas, afetadas por uma grave crise econômica que assola os EUA, iniciam um processo de demissão em massa. Ryan, interpretado por George Clooney, exerce sua função com muita habilidade, sendo considerado um dos melhores funcionários da empresa, pois ele consegue manter-se alheio à realidade das pessoas que são afetadas por suas ações, não se deixando levar pelas emoções. Ele representa o papel de uma pessoa fria, no entanto, ele desempenha suas funções na area profissional com brilhantismo. Possuidor de raciocínio rápido, de capacidade de reconhecer o perfil das pessoas, ele consegue encontrar a forma correta de se posicionar diante de situações de desespero, encontra as palavras adequadas e, com isto, além de amenizar conflitos, ele consegue, muitas vezes, abrir novas perspectivas para as pessoas demitidas. Em uma de suas viagens ele conhece Alex com quem tem muitas afinidades e iniciam um romance nas horas livres, nas escalas de suas viagens.

Ao retornar de uma viagem, Ryan é surpreendido com a informação de que a empresa passará por reformulações objetivando redução de custos com passagens e hospedagens. Para isto, a empresa contratou Natalie que propõe que as demissões sejam feitas através de videoconferências, ameaçando o estilo de vida de Ryan, cujo objetivo secreto é acumular 10 milhões de milhas, façanha alcançada por apenas 6 pessoas até o momento. Alcançar as milhagens o levaria a ter seu nome gravado na lateral do avião, a ter uma conversa com o comandante e a ter vantagens ofertadas aos clientes Vips.

Ryan se posiciona contrário à idéia e seu superior determina que ele e Natalie façam algumas viagens juntos para que ela conheça a realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com