TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestao De Pessoas

Trabalho Universitário: Atps Gestao De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Campus São Paulo – TP Unibero

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Gestão de Pessoas

Anderson, RA 5318971743

Lucia de Fátima Lemos Leite, RA 5305947455

Rosangela, RA 5316979488

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Prof

Etapa 1

Passo1

Gestão de pessoas significa gerenciamento e administração de uma empresa. É um processo continuo de requerer muito discernimento para desenvolver, gerir, acompanhar, monitorar as pessoas, conduzi-las e incentiva-las para o trabalho em equipe com qualidade e agilidade. O objetivo é de crescimento é uma organização para orientar o comportamento humano. A gestão de pessoas baseia-se em três aspectos fundamentais:

- as pessoas como seres humanos.

- as pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais.

- as pessoas como parceiros das organizações.

Processos de gestão de pessoas;

Moderna Gestão de pessoas tem a finalidade de:

- Agregar pessoas: Recrutamento e seleção de pessoas.

- Aplicando pessoas: Modelagem do avaliação do desempenho.

- Recompensando pessoas: Recompensas e remuneração; benefícios.

- Desenvolvimento de pessoas: Treinamento; Programas de mudanças; Programas de comunicação.

- Mantendo pessoas: Benefícios, Descrição e analise do cargo.

- Monitoramento de pessoas: Sistema de informação e Banco de dados.

As empresas procuram atingir objetivos, para que estes objetivos sejam alcançados com êxito eles precisam ser organizados. Definimos como “Objetivos Organizacionais”, este proporciona o foco no futuro e oferece as bases para definição dos objetivos organizacionais a serem alcançados

Passo 3 PARALELO FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

No filme dos tempos modernos o que podemos observar, é que o proletariado não tinha nenhum equipamento de proteção. Eles trabalhavam automaticamente como robôs afetando até o psicológico da pessoa. Enquanto o gerente nem chegava perto das maquinas e tão pouco dos funcionários. As ordens eram dadas, por aparelhos instalados nas empresas sem privacidade nenhuma vigiando constantemente os funcionários.

A produção não tinha organização nenhuma só visavam lucros, mas sem organização e sem nenhum tipo de reconhecimento pelo funcionário a empresa não consegue crescer.

Chaplin começou a liderar greves em busca de melhorias e valorização do trabalho e segurança, que foi se aprimorando ao passar dos anos.

Antigamente a área de recursos humanos não existia vários departamentos com atualmente tinha somente algumas funções básicas com recrutar os funcionários e fazer o único registro que se usava na década de 30, que se chamava Livro de escrita de Pessoal que não tinha segurança nenhuma, poderia ser alterado facilmente sem que ninguém percebesse ou até mesmo ser jogado fora.

Depois com o passar dos anos começaram a fazer a regulação de documentos legais da Administração pessoal, começando a existir uma verdadeira legislação trabalhista e um setor para cuidar dos direitos trabalhistas chamado Ministério do Trabalho, Industria e Comércio, hoje chamado Ministério do trabalho,

Antigamente o Recursos Humanos não eram constituídos por muitos funcionários a maioria das empresas eram os próprios donos que faziam este trabalho

Com o passar dos anos foram surgindo leis.tivemos assinado o decreto-lei nº 5.452 em 1º de maio de 1943, que resultou na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Os processos e recrutamentos de funcionários e demissão eram realizados pela própria chefia

O controle legal-trabalhista exigia da chefia um profundo conhecimento das leis trabalhistas, devido a este fato o que os recursos humanos eram constituídos por advogados ou bacharéis em direito e assim foi até o final da década de 70.

Os departamentos de pessoal funcionavam até muito bem, atendiam com competência as exigências para o funcionamento da organização e naturalmente das constantes demandas trabalhistas, mas não havia a preocupação com a implantação de condições de trabalho ideais no que diz respeito à saúde e segurança no trabalho bem como a implementação de benefícios e outras atividades de melhoria na qualidade de vida no trabalho, que nem mesmo receberam regulação por parte do governo O padrão de uso da mão-de-obra predominante no Brasil até final dos anos 60 baseava-se no forte autoritarismo, amplo emprego de pessoal não-qualificado, desempenhando tarefas altamente parcelizadas, alta taxa de rotatividade, bem como a adoção de complexas estruturas de cargos e salários, voltadas para estabelecer a divisão do coletivo operário e o controle sobre os trabalhadores.

A profunda transformação começou a ocorrer a partir dos anos 70, pois este padrão, baseado no modelo da organização taylorista de processo de trabalho, começou a entrar em crise antes mesmo do início do processo de reestruturação produtiva do final da década de 70, em função do contexto de recessão econômica, do ressurgimento do movimento operário, onde os sindicatos começaram a pressionar as empresas no sentido de assegurar maiores benefícios os trabalhadores, exigindo segurança e condições de trabalho especiais e a abertura política. A nova realidade política, econômica e social do início dos anos 80 colocaria em xeque este modelo, exigindo novas posturas por parte das empresas em relação às práticas de recursos humanos.

Atualmente em todas as empresas existe o setor de gestão de pessoas visa a valorização dos profissionais e do ser humano, não existe exploração, devido a termos várias pessoas que cobram isso da empresa, que são os sindicatos, que estão sempre do lado do funcionário, lutando pelos seus direitos.

SUGESTÕES

1- ESSE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com