TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão De Pessoas

Artigos Científicos: ATPS Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 3

Definição de Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas é um processo complexo da área de Recursos Humanos, pois dependem de diversos aspectos da estrutura organizacional, tais como o tipo de negocio, as tecnologias aplicadas, suas características, etc.

Tem a função de administrar as relações da empresa com seus colaboradores, como por exemplo, na área de recrutamento e seleção, treinamento, recompensas, avaliação de desempenho, entre outros. São políticas e praticas importantes que todo administrador deve ter para gerir pessoas.

Existem seis processos de Gestão de Pessoas:

• Agregar pessoas: consiste em incluir novas pessoas na organização.

• Aplicar pessoas: é os que os funcionários irão fazer, é o desenho do cargo, e a orientação e acompanhamento do desempenho.

• Recompensar pessoas: é um processo de icentivo, podem vir atraves de benefícios, recompensas, remuneração eserviços.

• Desenvolver pessoas: é o processo que deve capacitar o desenvolvimento do profissional e pessoal do colaborador, através de treinamentos, programas de desenvolvimento de carreiras, de mudanças e de comunicação.

• Manter pessoas: é o processo o qual a empresa deve manter as pessoas no trabalho, investindo em condições ambientais e psicológicas satisfatórias para o dia a dia das pessoas, como por exemplo, investir na qualidade de vida das pessoas e higiene e segurança no trabalho.

• Monitorar pessoas: é o processo que por meio de banco de dados, e sistemas de informações gerenciais, acompanham e controlam as atividades dos funcionários e seus resultados.

Definição das mudanças Organizacionais

Atualmente as empresas buscam cada vez mais se adequar ao mercado, que cada dia está mais competitivo, podemos definir que mudanças organizacionais são imprescindíveis, pois causam uma reorganização funfamental para as empresas que buscam um diferencial no mercado. São processos de reinvenção ou reestruturação da cultura, estratégia e estrutura organizacional e causam impacto direto nos colaboradores e também nos resultados financeiros da empresa, pois, essas organizações investem em recursos para desenvolvê-los e abrem espaço para seus talentos.

Com a implantação dessas mudanças, cada colaborador tende a reagir de uma forma, com isso a organização deve administrar essas reações para que não ocorra queda da produtividade que geralmente acompanha as mudanças.

Paralelo Entre o Filme “Tempos Modernos” e A Moderna Gestão de Pessoas

No contexto atual as organizações valorizam cada vez mais o capital intelectual de seus funcionários, antigamente era valorizado apenas o capital financeiro, o quanhto as empresas poderiam lucrar sem pensar nas condições laborais de seus funcionários.

Analisando o filme, vemos que em uma das cenas o personagem principal Carlitos cai dentro da máquina, entendemos que ele acaba se tornando parte dela, ou seja, como se fosse mais uma peça no maquinario e não como uma pessoa, era assim que os funcionários eram tratados na época da Revolução Industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com